Tag Archive

O strip-tease moral de José Maria Marin

Por Celso Lungaretti

A Folha de S. Paulo publicou no dia 10/04 o debate entre Ivo Herzog, filho do saudoso Vlado, e José Maria Marin, o mau-caráter que secundou um ataque feito na Assembléia Legislativa contra a “infiltração comunista” na TV Cultura. Marin está certo ao dizer que a repressão ditatorial não precisava de tais estímulos para... »

Exército faz a Comissão da Verdade de gato e sapato

Por Celso Lungaretti

Empossada há nove meses, o que essa domesticada comissão da verdade realmente produziu, afora a correção de um atestado de óbito famoso, retumbantes divulgações acerca do que todos estávamos carecas de saber e miudezas em geral? Valeu a pena a esquerda ter trocado a exigência de cumprimento da decisão da Corte Interamericana de Direitos... »

Como era esperado

Por Celso Lungaretti

Como era esperado, a presidente Dilma Rousseff constituiu a Comissão da Verdade com os notáveis de sempre, aqueles que o sistema aceita como tais. Como era esperado, vergou-se à pressão dos congressistas reacionários, que impuseram a condição de que nenhum antigo resistente integrasse o colegiado. Como era esperado, os compromissos da governabilidade pesaram mais... »

Jobim: sua remoção demorou uma eternidade

Por Celso Lungaretti

A situação por ele criada, com suas seguidas, inconsequentes e inaceitáveis incontinências verbais, teve o único desfecho possível: a demissão. Mas, o pior malefício que ele cometeu dificilmente será desfeito. Foi Jobim quem, numa reunião ministerial decisiva, confrontou Tarso Genro e Paulo Vannuchi, encabeçando a corrente contrária à revisão da Lei de Anistia. Para... »

Punição dos torturadores: União levanta a bandeira branca

Por Celso Lungaretti

O Supremo Tribunal Federal decidiu em abril de 2010 que uma tirania pode anistiar a si própria. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, no final do ano, reafirmou o entendimento civilizado da questão: não pode, caso contrário os déspotas e seus esbirros nunca mais serão punidos em lugar nenhum. Só os governos democráticos subsequentes... »

Atrocidades da ditadura: depois da impunidade, o esquecimento!

Por Celso Lungaretti

É compreensível que partam do Exército as iniciativas para enquadrar a Comissão Nacional da Verdade: parafraseando a frase imortal de um ex-ministro da Justiça sobre um ex-torturador, foi a Arma que, durante os anos de chumbo, mais emporcalhou com o sangue de suas vítimas as fardas que deveria honrar. Assim é que, conforme... »

Sentença histórica pulveriza falácias das viúvas da ditadura

Por Celso Lungaretti

Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal, desconversou que a condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos “não revoga, não anula e não cassa” a decisão grotesca e aberrante do STF — a que outorgou aos carrascos de ditaduras o direito de anistiarem previamente a si próprios. Ora, aquilo nada mais foi... »

Busca

Colunistas