Tag Archive

Só oscilações à vista

Por Silvio Persivo

O governo comemora o fato de que a economia cresceu 1,5% no 2º semestre. Não há como não concordar que o comportamento da economia foi melhor que o esperado e melhor que o anterior, mas, é preciso lembrar que isto já aconteceu inúmeras vezes na história recente e não assegura nada a respeito do... »

O Iraque agora é moderno

Por Wladmir Coelho

Na economia do petróleo, os EUA adotaram no Iraque a seguinte fórmula: desapropriar contratos antigos, indenizando as empresas. Imagine o ilustre leitor esta solução aplicada na América Latina. Naturalmente seria considerada obra de um ditador louco. O governo iraquiano comemorou a produção de 2,6 milhões de barris de petróleo ao dia superando vinte anos... »

Petróleo das Malvinas: conhecido e ocultado desde 1975

Por Wladmir Coelho

Em 1975 uma comissão parlamentar britânica visitava as ilhas Malvinas para levantar os meios necessários para retirar o arquipélago da estagnação econômica. O deputado e geólogo Colin Phipps fazia parte deste grupo levando em sua bagagem os estudos da Universidade de Birminghan a respeito do potencial petrolífero da área. Phipps retornou a Londres convencido... »

E por detrás do “milagre” do resgate…

Por Ricardo Cabral

Na última quarta-feira o mundo inteiro acompanhou comovido o resgate dos 33 mineiros que estiveram enclausurados a 622 metros abaixo do chão por mais de dois meses. A mídia internacional, entretanto, que reproduziu o discurso oficialista de animosidade de que a salvação dos mineiros era um “milagre”, deixou em segundo plano a problematização das... »

Olhai a crise do mundo!!!

Por Aristóteles Drummond

É preciso humildade e ação nesse momento. Os próprios candidatos devem mostrar projetos de recuperação sustentada da economia e responsabilidade nos gastos públicos e, especialmente, na eficiência no trato da legislação – seja ela fiscal, trabalhista ou portuária – para que possamos atrair investimentos de fora e estimularmos os nossos próprios investidores. Apelações como... »

Crescer e crescer

Por Aristóteles Drummond

Há muita onda em relação a números positivos da nossa economia nos primeiros quatro meses do ano. Mas quase nenhuma referência à capacidade ociosa de nossa indústria. São poucos os novos empreendimentos fora dos setores ligados a petróleo e mineração. Já não se fala em biocombustível e nada foi feito para que nossa produção... »

Busca

Colunistas