Tag Archive

Escrever

Por Rolando Lazarte

Quando começo a juntar os textos em direção a um novo livro, vou experimentando muitas sensações, que gosto de partilhar com quem possa estar lendo isto. Uma delas, muito forte, é difícil de expressar, mas tem a ver com reunião, com recuperação de identidade, unidade. São pedaços de mim que foram sendo escritos em... »

Trabalho escravo e religiosidade

Por Bruno Peron Loureiro

A América Latina coleciona casos de precarização, exploração e escravização do trabalho. Números vultosos de pessoas, outrossim, não se importam de laborar em condições degradantes em troca de um salário que lhes permita pagar o mínimo de contas porque é a única opção que resta ou porque têm que sustentar uma família. Mal passa... »

Muros da paz aparente

Por Bruno Peron Loureiro

A situação conflitante entre Israel e Palestina não tem trégua. O que se esperava resolver pela negociação bilateral cede às tentações unilaterais de Israel, que continua construindo lares judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. O pulverizado povo palestino acompanha os movimentos de seu líder Mahmoud Abbas, que negocia a formação de um Estado... »

Gastos militares na América do Sul

Por Bruno Peron Loureiro

É a paz um projeto utópico? Tema recorrente de uma filosofia imprescindível. O Instituto Internacional de Pesquisa sobre a Paz de Estocolmo alerta sobre o aumento de fluxo de armamentos ao redor do mundo. Corrida armamentista é um tema que se tinha por soterrado até pouco tempo atrás, quando os números escancararam o aumento... »

O rugido da Quarta Frota

Por Bruno Peron Loureiro

Nenhum país, por mais fechado que seja, é capaz dentro da sensatez de ignorar a inserção internacional e os processos globais de articulação dos povos e das economias. A China e o Japão, respeitando os matizes, exemplificam sistemas que se abriram ao mundo e tornaram-se países poderosos. Os excessos de inspiração telúrica, porém, induzem... »

Busca

Colunistas