Início » Cid Zauli » Sexo oral e câncer

Sexo oral e câncer

Nem todo câncer na região oral é causado pelo sexo oral, mas quando existe essa relação, foi causada por uma Doença Sexualmente Transmissível (DST): o papiloma vírus (HPV= human papilloma virus).

O câncer da região oral pode aparecer na garganta, no palato, na faringe, nas amígdalas e na língua. Fazer sexo oral em regiões acometidas por verrugas causadas pelo HPV é a forma de contaminação. O pênis e o ânus são regiões onde as verrugas causadas pelo HPV podem ocorrer, embora o meio mais propício para o crescimento desse vírus seja a vagina. Se não há cura da doença localmente, a região pode passar por alterações celulares e nesse caso surge um câncer. O vírus tende a se instalar por onde ele entra, ou seja, se a contaminação da região oral pelo vírus foi pelo sexo oral, as manifestações da doença tendem a ser aí.

A forma de prevenção é evitar o contato com as verrugas na prática do sexo oral. Cobrir uma região possivelmente contaminada com um preservativo ou filme de PVC á a solução. Diminuir os parceiros sexuais e conversar com eles sobre sua saúde sexual também é um fator que minimiza a transmissão. Como sabemos que essa conversa nem sempre é possível ou muitas vezes é constrangedora, casais podem se beneficiar com avaliações médicas anuais, quando DSTs, como HPV, serão descartadas.

*Cid Zauli nasceu em Niterói/RJ e é formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em Dezembro/ 1983. Fez sua residência médica na especialidade de Urologia na cidade de São Paulo e ao final dela fez uma especialização no Centro Médico Porte de Choisy, Paris- França. É especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, faz parte das sociedades Americana e Européia de Urologia. Hoje mora em São Paulo/SP e é diretor da Cid Zauli Clínica Urológica Ltda (www.clinicacz.com). Atua nos hospitais Nove de Julho, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e São Luiz.

Comentários

comentários

Por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*