Início » Wilson de Oliveira » Governo Dilma quer combater vazamento de informações!

Governo Dilma quer combater vazamento de informações!

Governo Dilma quer combater vazamento de informações!De acordo com o noticiado hoje por Mônica Bergamo em sua coluna no jornal Folha de São Paulo (Veja aqui), o governo federal pretende endurecer no combate ao “vazamento seletivo” de informações contra a presidente e seus ministros, e para isto algumas medidas já estão sendo discutidas, prevendo até pedir investigações e processos aos responsáveis pelo armazenamento desses documentos considerados sigilosos, que não deveriam chegar ao conhecimento da imprensa.

Com isto o governo pretende frear daqueles que divulgam informações desagradáveis aos “interesses governamentais”. Por enquanto, o governo apenas solicitou à Polícia Federal que investigue tais vazamentos.

O fato é que tal filosofia está dividindo ainda mais a equipe da presidente, já que alguns integrantes do governo entendem que o governo deva processar tais responsáveis e os jornalistas que divulgam estas informações. Outros entendem que se o governo fizer isto apenas irá piorar as coisas e promover uma onda de investigações jornalísticas e que isto gerará um ainda maior desgaste político para Dilma Rousseff.

É de praxe que os presidentes, no exercício de seu mandato, não processem jornalista, nem veículos de comunicação que ajam dessa forma, já que o direito à informação é garantido pela Constituição e uma atitude de censura e até de vingança pode soar como autoritária e até anti-democrática.

É bom lembrarmos que até em outros países a investigação jornalística é de fundamental importância para o exercício da democracia. Basta lembrarmos de casos onde a imprensa trouxe à tona informações que estarreceram a opinião pública, como o acontecido com Richard Nixon nos Estados Unidos na década de setenta do século passado (Watergate), e até com Fernando Collor de Mello, em seus mandatos presidenciais. Vale até lembrarmos a máxima que “quem não deve, não teme”.

*Wilson de Oliveira é mineiro de Cataguases e divide sua vida entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Mas a imprensa em geral está agindo com a intenção de denegrir a Presidente e o PT. A função dela é informar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*