Início » Wilson de Oliveira » Financial Times afirma que o Brasil é um doente em estado terminal

Financial Times afirma que o Brasil é um doente em estado terminal

Financial Times afirma que o Brasil é um doente em estado terminalO PROBLEMA, DE ACORDO COM O JORNAL BRITÂNICO, É A DESORDEM SEM FIM NOS CONTAS PÚBLICAS!

Interessante a avaliação do jornal britânico “Financial Times”, veículo sério, há muito tempo especializado na cobertura de temas econômicos. Está no jornal que “se o Brasil fosse um paciente internado, os médicos da UTI já o teriam diagnosticado como doente terminal”.

O jornal ainda avalia que devido ao ambiente externo desfavorável, com a economia da China desacelerando, o colapso nos preços das commodities e altas taxas de juros nos Estados Unidos, a crise econômica brasileira, e suas consequências, está apenas no começo.

Na análise profunda que o jornal faz de nossa economia está a comparação com um doente moribundo, sem salvação. O jornal ainda afirma que “os rins têm falhado; o coração vai parar em breve. A economia está uma bagunça”. O afirma que a desordem nas contas públicas, com gastos governamentais absurdamente elevados são a principal razão por trás da decisão da agência de risco Standard & Poor’s, que semana passada rebaixou a nota de investimento do país.

Com este rebaixamento, onde a nota do país caiu de BBB- para BB+, o Brasil perdeu o selo de bom pagador. Para quem não sabe, este ranking é uma chancela de reconhecimento de que o país é um lugar seguro para os investidores e costuma ser exigido por fundos de investimento e de pensão bilionários para aplicar em títulos de dívida, pois muitos desses fundos de investimento e de pensão não podem, por motivos estatutários, investir em países onde a classificação seja de país especulativo. Eles querem segurança na hora de investir. É que estes fundos agem com responsabilidade diante de seus investidores e em seus países de origem, sérios e com justiça rápida e implacável, investir com a poupança de uma vida inteira de seus investidores é algo que merece cuidados e respeito. Aqui é que tudo vira bagunça…

*Wilson de Oliveira é mineiro de Cataguases e divide sua vida entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Teresinha Winter disse:

    Pois é. Na contramão do resto do mundo, que mostra estar se recuperando da crise, sob novo patamar, o Brasil recém está mergulhando nela, eis que o atraso se deve a paliativos enjambrados pela presidência da república, que, cedo ou tarde, cairiam. Caíram. Os BILHÕES e quem sabe TRILHÕES ROUBADOS pelas quadrilhas articuladas do país logicamente um dia fariam falta. Não se pode roubar tanto e ficar impune, ou melhor, as pessoas vão ficar impunes, mas o país, não. Essa grana toda deveria ser buscada e talvez pudessem salvar o país da crise, ou amenizá-la, pelo menos. Mas não. Nunca vão recuperar tudo. Essa grana toda está espalhada pelo mundo. “Irrastreável.” Mas dizer o quê de um país com um Judiciário, um Legislativo e um Executivo como os nossos? Incomparáveis. Locupletaram-se todos, deixando de fora o povo. Agora, o povo vai ser chamado, é claro, pra pagar a conta, que essa eles não vão pagar, DE NOVO. Na próxima encarnação, por favor, meu Deus, me faça nascer em um país de primeiro mundo. Ditadura de direita, de esquerda e “democrática” já estou farta.

  2. QUALQUER FIRMA QUE GASTA MAIS DO QUE ARRECADA, ESTÁ PERDIDA . Porque os políticos Brasileiros NÃO QUEREM enxergar isto ? Se fossem sérios e Patriotas , CORTARIAM TODAS AS MORDOMIAS com que eles próprios ” recrutaram ” e “compraram ” seus eleitores. EU DISSE TODAS AS MORDOMIAS, inclusive as próprias ! A GANÂNCIA deles é INSACIÁVEL ! Pobres diabos !

  3. Enquanto os brasileiros ficarem prestando atenção nesses jornais estrangeiros que publicam tudo que há de ruim sobre o Brasil, tentando desvalorizar o que possuímos para facilitar os negócios de quem lhes paga, continuaremos neste ambiente de incertezas que só enchem as cabeças de mentes fracas. O Brasil é um grande País com um potencial que resiste há séculos à ganância dos grandes ladrões do planeta. A grande intromissão dos EUA nossos assuntos internos dá nisso que nós vemos hoje por aí.
    O Brasil está ruim? Sem Dilma e PT no poder vai ficar bem pior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*