Principal » Livros: Infanto-juvenis

Livros: Infanto-juvenis

ENIGMA EM BARCELONA
Rosana Rios – Editora Callis

ENIGMA EM BARCELONA

Ângela ganhou uma bolsa de estudos para entudar em Barcelona. Justo agora que começava a sair com Bruno! Ao descobrir a Espanha, a garota descobre a si mesma, e descobre-se atraída por Augusto – mas ainda tem Bruno e tudo se complica. E a trama fervilha ao surgir um mistério!

O ARTISTA QUE PINTOU UM CAVALO AZUL
Eric Carle – Editora Callis

O artista que pintou o cavalo azul

O renomado autor e ilustrador Eric Carle dedica este livro ao pintor expressionista Franz Marc que, segundo ele, foi uma referência muito importante em seu trabalho. Aqui, ele estimula as crianças a pintarem e descobrirem a força das cores.

O TRISTE FIM DO PEQUENO MENINO OSTRA E OUTRAS HISTÓRIAS
Tim Burton – Editora Girafinha

O TRISTE FIM DO PEQUENO MENINO OSTRA E OUTRAS HISTÓRIAS

Das incríveis animações em stop motion – como O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver – aos modernos e excêntricos contos de fada Edward Mãos de Tesoura e Peixe grande, o cineasta Tim Burton tornou-se conhecido por sua linguagem visual única, que equilibra perspicácia e humor ácido.

O livro O triste fim do pequeno Menino Ostra, publicado pelo selo Girafinha, com poemas do autor e ilustrações de próprio punho, mostra de forma livre e intensa seu imaginário. É como se ele condensasse a essência de Tim Burton que, na complexidade de um filme de grande orçamento hollywoodiano, se revela de forma mais escamoteada. Nessa obra, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançosos e infelizes heróis que nos lembram o lado negro que há em todos nós.

Tim Burton é diretor dos filmes Batman – o retorno, a nova versão de A fantástica fábrica de chocolate e Alice no País das Maravilhas, entre outros. É um dos maiores autores do cinema americano contemporâneo. Seus filmes, embora distintos, trazem sua marca indelével, tanto temática como estética. O texto das orelhas do livro são de Philippe Barcinski, cineasta, roteirista e autor do livro infantil O rapto do professor de matemática, publicado pela Girafinha em 2007.

O MISTERIO DO HOTEL
Martin Widmark – Editora Callis

O MISTERIO DO HOTEL

Marco e Maia são jovens e trabalham desvendando casos misteriosos da pequena cidade de Valleby. Desta vez eles precisam descobrir porque Ribston, o cachorro sensível e caríssimo da importante família Akero, desapareceu durante a ceia de Natal no hotel. Marco e Maia percebem que todos os funcionários estavam fazendo algo estranho naquela noite. Afinal, por que alguém desapareceria com um cachorro? Essa intrigante história de mistério apresenta pistas e deduções lógicas que ajudam o leitor a solucionar o crime junto com os personagens.

O MISTERIO DA ESCOLA
Martin Widmark – Editora Callis

O MISTERIO DA ESCOLA

Marco e Maia são jovens e trabalham desvendando casos misteriosos da pequena cidade de Valleby. Desta vez eles precisam descobrir quem falsificou muitas notas de cem coroas que andam circulandopelos estabelecimentos da cidade.

COMO APAVORAR OS VAMPIROS?
Catherine Leblanc e Roland Garriche – Editora V&R

Como apavorar os vampiros

Bruxas, vampiros e monstros… Agora o leitor vai aprender como se defender de todos eles. Bruxas são observadoras poderosas e estão sempre à espreita para pegar crianças desprevenidas. Já os vampiros são seres da noite que vagam pelos céus escolhendo suas vítimas! Quem nunca teve medo de histórias assim? A coleção “Como apavorar” é praticamente um manual de sobrevivência contra tudo o que nos assusta. Estes livros ajudarão os pequenos leitores encarar e superar seus medos de uma forma criativa e bem-humorada!

COMO APAVORAR OS PIRATAS?
Catherine Leblanc e Roland Garriche – Editora V&R

Como Apavorar Os Piratas

Como apavorar os piratas? traz uma lista com os mais diversos tipos de piratas que uma criança pode temer, mas também ensina como se livrar deles. De uma forma lúdica, a obra mostra que os piratas não são tão assustadores, e com alguns truques – como enviar um mapa falso em uma garrafa e deixá-los perdidos em uma ilha deserta, as crianças podem colocá-los para correr.

SOYAS DE SUN TATALUGA
Rogério Andrade Barbosa – Editora FTD

Soyas de Sun Tataluga

Ao longo das narrativas, conhecemos um pouco da fauna e dos costumes de São Tomé e Príncipe. Quem não tem pena fica no chão traz uma versão local da história Festa no céu, que explica por que as tartarugas têm o casco rachado. Em Quem tudo quer tudo perde, Sun Tataluga chegava em casa sempre carregado de peixes para a refeição e só deixava a esposa comer os peixes que ela conhecia pelo nome. Até que a senhora Tartaruga teve uma ideia para reverter essa situação. E em O adivinhador de sonhos, Sun Tataluga, que se gabava de adivinhar todo tipo de sonho, um dia é desafiado por um homem que lhe oferece uma grande recompensa se acertar o que ele sonhou.

PEDZERÉ
Naná Martins – Editora FTD

Pedzeré

A bela indígena Pedzeré gostava de colher folhas frescas todas as manhãs, próximo a sua aldeia. Nesses momentos, uma jiboia-arco-íris sempre a observava. O animal apaixonou-se pelo encanto da jovem e pediu aos céus que o transformassem em um homem para se declarar a Pedzeré.

A VACA NA 4ª DIMENSÃO
Edy Lima – Editora Global

A vaca 4dimensao_capa_emendas.indd

Em 1973, Luís Carlos Lisboa, jornalista e escritor, definiu Edy Lima, em um texto publicado na revista Veja, como uma daquelas autoras irresistíveis e raras na vocação de falar às crianças. Ainda que seus livros, no entanto, não fossem muito fáceis de ser explicados à primeira vista. Afinal, qual a novidade de uma vaca voar no mundo mágico das histórias infantis, onde basta querer para ser possível? A vaca voadora, primeiro livro da coleção, ganhou leitores cúmplices no prazer de ler e já vendeu mais de dois milhões de exemplares. Em A vaca na 4ª dimensão, os voos não são apenas dos personagens, mas especialmente do leitor, que exercita a imaginação e o raciocínio com situações e diálogos que discutem o sentido de tempo e espaço, e até se a realidade é tão “real” como supomos.

– Seja como for, se estamos fora do nosso tempo nada pode nos acontecer, já expliquei que o futuro não pode ser aniquilado no passado.

Desta vez, tia Quiquinha está entusiasmada com seu novo laboratório, onde pretende descobrir os mistérios dos “objetos desconhecidos”, que trouxe do fundo mar. Lá está toda a família, inclusive a vaca, mas em vez do que esperam acontece o inesperado. São projetados num mundo fora do tempo e espaço, onde se deslocam ficando parados, gente surge e se desfaz no ar e outras estranhezas. As situações se sucedem entremeadas de diálogos onde o absurdo cria o humor com desenvoltura e espontaneidade.

A fórmula secreta e a capacidade de arrebatar da autora resultam da familiaridade com que ela trata o absurdo, da sabedoria simples que emana de suas criaturas e da variedade das situações montadas com destreza de malabarista.

OSVIAJANTES E O SONHADOR
Lenice Gomes – Editora Paulus

Os Viajantes e o Sonhador

Mafu é um jovem guerreiro que deseja viver suas próprias histórias. Destemido, ele encontra em seu caminho o Sonhador e outros companheiros igualmente destemidos e habilidosos. Juntos eles vivem muitas aventuras e descobrem a força que têm a amizade e o amor.

UBALDO VI
Alexandre Azevedo – Editora Paulus

Ubaldo VI

Com belíssimas ilustrações, a obra escrita em versos narra a história de Ubaldo, urubu descendente de uma família real. Muito sábio, Ubaldo busca em seus ancestrais os verdadeiros valores para governar com sabedoria e fica maravilhado ao encontrar histórias de glórias, honestidade e justiça.

MARAVILHOSAS FÉRIAS NA FAZENDA
Zezé Barcellos – Editora Litteris

Maravilhosas férias na fazenda

Aos meus pequeninos leitores e seus responsáveis venho narrar mais uma história que espero encantá-los. Alguns de vocês já devem ter passeado em alguma fazenda, mas sei que outros nunca viram uma fruta no pé, nem os pintinhos saindo de ovos. Como nasce a uva? E a melancia, será que nasce em árvore? E foi pensando assim que surgiu a ideia da professora Mariana de convidar seus alunos a curtirem as férias e dar algumas informações a respeito do que acontece numa fazenda do interior, onde ela mora. é lindo ouvir o galo cantar bem cedinho, tirar leite das vacas, andar de charrete, entre outras coisas, e o contato com a natureza fará muito bem a garotada. Espero que viajem na imaginação e gostem dos prazeres desta fazenda visitando o pomar, a horta, tomem banho de rio, enfim aproveitem bem as maravilhosas férias junto com os personagens. Não é legal? Desejo a todos vocês boa viagem!

MEU AVÔ GREGO
Alexandre Kostolias – Editora Panda Books

Meu Avô Grego

Apolo e seus irmãos sempre passam as tardes de domingo ao lado do avô, Petros, que adora contar histórias da mitologia grega e de seu país natal. Nesses vários encontros, Apolo aprende sobre suas origens, a importância da Grécia na história da civilização e, principalmente, o valor da família. O livro de Alexandre Kostolias, e ilustrado por Lélis, faz parte da coleção Imigrantes do Brasil.

UM SOL EM MEU NOME
Glória Kirinus – Editora Paulus

Um sol em meu nome

Com belíssimas ilustrações o livro conta a história do menino Carlos, refletindo em torno de seu próprio nome e de sua história. Afinal, o garoto sabia que seu nome era o mesmo do seu pai e que era também igual ao nome do avô. Carlinhos, Carlos ou Carlão… um nome para cada um em cada idade e em cada tempo ou lugar.

QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?
Adalberto Cornavaca – EditorA Paulus

Quem mexeu na minha floresta

As lindas imagens do título representam um convite para que cada criança participe da história, exercite a sua criatividade e encontre o seu próprio caminho. Além disso, o autor dedica a obra a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente

A CASA DA JOANINHA
Norma Freire – Berlendis & Vertecchia Editores

A casa da joaninha

Embaixo, em cima, entre. No começo, no meio, no fim. À direita, à esquerda, atrás, à frente. É nesse jogo rítmico, em que figuram referências espaciais e de direção, que acontece o encontro de um menino com uma joaninha. Ele quer conhecer a casa dela. E o texto é todo cheio de elementos da poesia. Pela rima, pelas inversões, pelas repetições de consoantes, pela composição das palavras, formando um belíssimo livro. As páginas são todas ilustradas em quatro cores e plastificadas.

O GUARDIÃO DA FOLIA
Rogério Andrade Barbosa – Editora FTD

O guardão da folia

Seu Libério, um negro forte, de ar altivo, nem parecia ter passados dos 80 anos. Tinha vindo, ainda jovem, do interior de Minas para o Rio de Janeiro. Ele participava de um grupo de Folia de Reis da Mangueira. Ajudara a fundar a Folia mirim, de que participavam seus netos. Quando completou 80 anos, os filhos lhe deram de presente uma viagem para rever Itapecerica, sua cidade natal. Acompanhado de uma neta, revê manifestações populares e recorda seu tempo de menino. Por meio dessa ficção, aprendemos um pouco sobre a Folia de Reis e outras manifestações culturais afro-brasileiras.

O ELEFANTE XADREZ
Álvaro Cardoso Gomes – Editora FTD

O elefante xadrez

Alguma vez na vida você viu ou ouviu falar de um elefante xadrez? Pois se não viu nem ouviu falar, vai ter oportunidade de conhecer esse bicho tão estranho.

A ZEBRINHA PREOCUPADA
Lúcia Reis – Editora FTD

A zebrinha preocupada

Uma zebra de listras deitadas e uma girafa de pintas quadradas podem ser alvo de gozação. Mas para estas duas amigas tudo não passa de uma grande bobagem, afinal de contas, mesmo aqueles que por alguma razão “diferem” do grupo em que convivem merecem todo o respeito.

A PEDRA ENCANTADA
Gil Veloso – Editora Dedo de Prosa

A pedra encantada

A menina desta história coleciona pedras, por isso ganhou o apelido Pedrita. Neste livro, além de conhecer seus amigos – humanos, animais e sobrenaturais, você vai saber outras de suas manias e descobrir seu verdadeiro nome.

Novamente, ao disfarce de singela história uma profusão de humor, ritmo e domínio da palavra revela explicitamente que Gil Veloso gosta mesmo é de brincar com as palavras. E, convenhamos, brincadeira é coisa séria!

De acordo com o autor, o objetivo principal é fazer rir: “Depois disso, se sobrar alguma reflexão sobre o riso derramado, terá sido um deleite…”

TONINHO, UM PROBLEMA RESOLVIDO
Zilda Pires – Editora Kelps

Toninho

É uma obra que tem por objetivo incentivar as crianças a serem bons alunos, dedicados a todas as disciplinas, companheiros, solidários e a colaborar em sanar os problemas do dia-a-dia.

Conscientizar que existe solução para cada caso, depende do empenho, coragem e persistência de quem se propõe a resolvê-lo.

CHAPEUZINHO VERMELHO
Christian Guibbaud – Editora Cia das Letrinhas

Junte uma Chapeuzinho Vermelho, uma vovó e um lobo faminto. O que temos? A história mais famosa de todos os tempos, em que uma garotinha, no caminho rumo a casa de sua avó, encontra um lobo esfomeado que resolve papá-la de almoço. Para isso, ele vai até a casa da avó da menina, tranca a senhora no armário e se disfarça de velhinha. Quando a Chapeuzinho chega, depois do famoso diálogo entre o lobo e a Chapeuzinho, ele tenta comê-la, mas ela é salva por um corajoso caçador. Ufa!

O mais legal desta versão é que as crianças podem sentir o pelo do lobo, abrir a porta da casa da vovó e ver o bocão dos bocões (com os dentões dos dentões), em páginas cheias de surpresas.

OS MISERÁVEIS
Victor Hugo – Editora L&PM

Um marco do romance francês do século XIX, Os miseráveis é um livro grandioso. Narrando fatos que se estendem da derrota francesa na Batalha de Waterloo, em 1815, aos levantes antimonarquistas de junho de 1832 em Paris, Victor Hugo transcendeu as barreiras da ficção para criar uma obra que é ao mesmo tempo um drama romântico, uma epopeia, um documento histórico, um ensaio filosófico, um tratado sobre ética e um estudo sobre literatura e linguagem.

Nada disso seria possível sem o fascínio exercido pelas reviravoltas de seu enredo e pelo carisma de seus personagens. Como o criminoso Jean Valjean e sua jornada desesperada em busca de redenção. Ou a explorada e prostituída Fantine e sua filha Cosette. Ou ainda o pequeno Gavroche, filho de um lar desajustado que foge de casa para viver nas ruas. Unidos pelo idealismo e pelo gênio narrativo de Victor Hugo, esses excluídos e heróis improváveis fazem de Os miseráveis um grito de liberdade que continua a ecoar até os dias de hoje.

O PEQUENO PRÍNCIPE: o grande livro de jogos
Vários autores – Editora Leya

Quebra-cabeças, enigma, código secreto e labirinto… são inúmeras as armadilhas que a Serpente espalhou em cada planeta! Com seu lápis e adesivos autocolantes, ajude o Pequeno Príncipe e a Raposa a desfazê-las para vencer as Ideias Negras e salvar seus novos amigos. Graças aos poderes mágicos do Pequeno Príncipe, mergulhe também em jogos repletos de poesia e de imaginação! Acompanha tabuleiro de jogo e adesivos autocolantes.

O PEQUENO PRÍNCIPE E EUFONIA
Katherine Quenot (adaptação) – Editora Leya

Era uma vez um planeta onde viviam dois povos inimigos… Quando Eufonia, cantora de ópera e diva do povo da música, apaixona-se por Ivory, o príncipe das flores, ela sabe que o amor deles é impossível e se fecha em sua tristeza… Mas graças ao Pequeno Príncipe e à Raposa, ela volta a ter esperança: poderá o amor vencer o ódio?

O PEQUENO PRÍNCIPE: o planeta da música
Fabrice Colin (adaptação) – Editora Leya

Nada mais está indo bem para os utianos, o povo da música, desde que Eufonia? cantora de ópera e sua diva? mergulhou em misteriosa tristeza. Para o Pequeno Príncipe e a Raposa, a missão mostra-se delicada: devolver a alegria de viver à Eufonia, evitando que os utianos não entrem em guerra contra seus rivais, os pistilares!

O PEQUENO PRÍNCIPE: o segredo de Eufonia
Katherine Quenor (adaptação) – Editora Leya

Desde que Eufonia, cantora de ópera e diva do povo da música, parou de cantar, eles não conseguem mais fabricar instrumentos. O Pequeno Príncipe e a Raposa adivinham que, por trás desse silêncio, esconde-se um coração partido!

A DEUSA, O HERÓI, O CENTAURO E A JUSTA MEDIDA
Fabio Tubenchlak (Favish) – Editora Livre Galeria

O livro é produto final de projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010. O texto conta histórias da mitologia grega, em versão especialmente criada para crianças e jovens, nas quais transmite ideias de ecologia, e respeito ao outro.

CUIDA DE MIM
Thiago Kunitz Daniel – Design Editora

O livro “Cuida de Mim”, de Thiago Kunitz Daniel, lançado em dezembro de 2011, com ilustrações de Danielli Prazeres e editado pela Design Editora, foi selecionada no Concurso Internacional de Literatura como o melhor livro de língua portuguesa de 2011 na categoria infantil e juvenil. O Prêmio Ganymedes José é uma promoção da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ). Todos os anos, a UBE seleciona os melhores contos, crônicas, livros infantis, ensaios, poesias, romances e peças de teatro. O livro recebeu recursos do Fundo Municipal de Cultura.

O COELHO SEM CARTOLA
Ana Cristina Silva Abreu – Editora Cepe

Segundo colocado da categoria Infantil no I Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil. Narra a saga do coelho Rodolfo e sua amiga, Lígia, em busca de um mágico na cidade de São Paulo. Ilustrações de Rivaldo Barboza.

O MILAGRE DO ANJO AZUL
Zezé Barcelos – Editora Litteris

O milagre do Anjo Azul revela a mensagem do sonho de um menino pobre, apaixonado pela sua cidade. O sonho quer se transformar em realidade, pois este é o desejo de toda uma população. é o amor pelo Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, que tem suas praias poluídas, vivendo verdadeiros horrores por uma violência que não escolhe a vítima, pode ser adulto, pode ser criança. E…

De repente… O sonho vira realidade com sua escolha para as Olimpíadas e a Copa do Mundo, trazendo esperanças de melhorias reais para a cidade. O Anjo Azul já está atuando em sua missão, dando seu jeitinho para acabar com a violência, despoluir as praias e algumas outras coisinhas. Graças a um milagre, o nosso Rio de Janeiro está cada dia mais melhorando seu visual, e sua população carente está mais feliz e aliviada.

Vamos torcer para que “as forças divinas” continuem iluminando esta cidade e aqueles que têm responsabilidades junto a ela. Que haja PAZ em nosso Rio de Janeiro, para a felicidade de Tiãozinho e de todas as crianças! Que a missão do Anjo Azul também proteja os inocentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *