Dicas de Livros: Infantil


A CASA DA JOANINHA
Norma Freire – Berlendis & Vertecchia Editores

A casa da joaninha

Embaixo, em cima, entre. No começo, no meio, no fim. À direita, à esquerda, atrás, à frente. É nesse jogo rítmico, em que figuram referências espaciais e de direção, que acontece o encontro de um menino com uma joaninha. Ele quer conhecer a casa dela. E o texto é todo cheio de elementos da poesia. Pela rima, pelas inversões, pelas repetições de consoantes, pela composição das palavras, formando um belíssimo livro. As páginas são todas ilustradas em quatro cores e plastificadas.

O GUARDIÃO DA FOLIA
Rogério Andrade Barbosa – Editora FTD

O guardão da folia

Seu Libério, um negro forte, de ar altivo, nem parecia ter passados dos 80 anos. Tinha vindo, ainda jovem, do interior de Minas para o Rio de Janeiro. Ele participava de um grupo de Folia de Reis da Mangueira. Ajudara a fundar a Folia mirim, de que participavam seus netos.

Quando completou 80 anos, os filhos lhe deram de presente uma viagem para rever Itapecerica, sua cidade natal. Acompanhado de uma neta, revê manifestações populares e recorda seu tempo de menino.

Por meio dessa ficção, aprendemos um pouco sobre a Folia de Reis e outras manifestações culturais afro-brasileiras.

O ELEFANTE XADREZ
Álvaro Cardoso Gomes – Editora FTD

O elefante xadrez

Alguma vez na vida você viu ou ouviu falar de um elefante xadrez? Pois se não viu nem ouviu falar, vai ter oportunidade de conhecer esse bicho tão estranho.

A ZEBRINHA PREOCUPADA
Lúcia Reis – Editora FTD

A zebrinha preocupada

Uma zebra de listras deitadas e uma girafa de pintas quadradas podem ser alvo de gozação. Mas para estas duas amigas tudo não passa de uma grande bobagem, afinal de contas, mesmo aqueles que por alguma razão “diferem” do grupo em que convivem merecem todo o respeito.

A ESTREBARIA DE BELÉM
vários – Editora Sociedade Bíblica Brasileira

A estrebaria de Belém

Construir a história do nascimento de Jesus, sem cola ou tesoura. Esta é a proposta do livro A estrebaria de Belém. Além de uma leitura atrativa e empolgante, as peças formam uma estrebaria em miniatura.

Uma apresentação moderna, interativa da mais significativa das histórias bíblicas apresentada de forma lúdica e divertida.

A PEDRA ENCANTADA
Gil Veloso – Editora Dedo de Prosa

A pedra encantada

A menina desta história coleciona pedras, por isso ganhou o apelido Pedrita. Neste livro, além de conhecer seus amigos – humanos, animais e sobrenaturais, você vai saber outras de suas manias e descobrir seu verdadeiro nome.

Novamente, ao disfarce de singela história uma profusão de humor, ritmo e domínio da palavra revela explicitamente que Gil Veloso gosta mesmo é de brincar com as palavras. E, convenhamos, brincadeira é coisa séria!

De acordo com o autor, o objetivo principal é fazer rir: “Depois disso, se sobrar alguma reflexão sobre o riso derramado, terá sido um deleite…”

TONINHO, UM PROBLEMA RESOLVIDO
Zilda Pires – Editora Kelps

Toninho

É uma obra que tem por objetivo incentivar as crianças a serem bons alunos, dedicados a todas as disciplinas, companheiros, solidários e a colaborar em sanar os problemas do dia-a-dia.

Conscientizar que existe solução para cada caso, depende do empenho, coragem e persistência de quem se propõe a resolvê-lo.

CHAPEUZINHO VERMELHO
Christian Guibbaud – Editora Cia das Letrinhas

Junte uma Chapeuzinho Vermelho, uma vovó e um lobo faminto. O que temos? A história mais famosa de todos os tempos, em que uma garotinha, no caminho rumo a casa de sua avó, encontra um lobo esfomeado que resolve papá-la de almoço. Para isso, ele vai até a casa da avó da menina, tranca a senhora no armário e se disfarça de velhinha. Quando a Chapeuzinho chega, depois do famoso diálogo entre o lobo e a Chapeuzinho, ele tenta comê-la, mas ela é salva por um corajoso caçador. Ufa!

O mais legal desta versão é que as crianças podem sentir o pelo do lobo, abrir a porta da casa da vovó e ver o bocão dos bocões (com os dentões dos dentões), em páginas cheias de surpresas.

OS MISERÁVEIS
Victor Hugo – Editora L&PM

Um marco do romance francês do século XIX, Os miseráveis é um livro grandioso. Narrando fatos que se estendem da derrota francesa na Batalha de Waterloo, em 1815, aos levantes antimonarquistas de junho de 1832 em Paris, Victor Hugo transcendeu as barreiras da ficção para criar uma obra que é ao mesmo tempo um drama romântico, uma epopeia, um documento histórico, um ensaio filosófico, um tratado sobre ética e um estudo sobre literatura e linguagem.

Nada disso seria possível sem o fascínio exercido pelas reviravoltas de seu enredo e pelo carisma de seus personagens. Como o criminoso Jean Valjean e sua jornada desesperada em busca de redenção. Ou a explorada e prostituída Fantine e sua filha Cosette. Ou ainda o pequeno Gavroche, filho de um lar desajustado que foge de casa para viver nas ruas. Unidos pelo idealismo e pelo gênio narrativo de Victor Hugo, esses excluídos e heróis improváveis fazem de Os miseráveis um grito de liberdade que continua a ecoar até os dias de hoje.

O PEQUENO PRÍNCIPE: o grande livro de jogos
Vários autores – Editora Leya

Quebra-cabeças, enigma, código secreto e labirinto… são inúmeras as armadilhas que a Serpente espalhou em cada planeta! Com seu lápis e adesivos autocolantes, ajude o Pequeno Príncipe e a Raposa a desfazê-las para vencer as Ideias Negras e salvar seus novos amigos. Graças aos poderes mágicos do Pequeno Príncipe, mergulhe também em jogos repletos de poesia e de imaginação! Acompanha tabuleiro de jogo e adesivos autocolantes.

O PEQUENO PRÍNCIPE E EUFONIA
Katherine Quenot (adaptação) – Editora Leya

Era uma vez um planeta onde viviam dois povos inimigos… Quando Eufonia, cantora de ópera e diva do povo da música, apaixona-se por Ivory, o príncipe das flores, ela sabe que o amor deles é impossível e se fecha em sua tristeza… Mas graças ao Pequeno Príncipe e à Raposa, ela volta a ter esperança: poderá o amor vencer o ódio?

O PEQUENO PRÍNCIPE: o planeta da música
Fabrice Colin (adaptação) – Editora Leya

Nada mais está indo bem para os utianos, o povo da música, desde que Eufonia? cantora de ópera e sua diva? mergulhou em misteriosa tristeza. Para o Pequeno Príncipe e a Raposa, a missão mostra-se delicada: devolver a alegria de viver à Eufonia, evitando que os utianos não entrem em guerra contra seus rivais, os pistilares!

O PEQUENO PRÍNCIPE: o segredo de Eufonia
Katherine Quenor (adaptação) – Editora Leya

Desde que Eufonia, cantora de ópera e diva do povo da música, parou de cantar, eles não conseguem mais fabricar instrumentos. O Pequeno Príncipe e a Raposa adivinham que, por trás desse silêncio, esconde-se um coração partido!

A DEUSA, O HERÓI, O CENTAURO E A JUSTA MEDIDA
Fabio Tubenchlak (Favish) – Editora Livre Galeria

O livro é produto final de projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010. O texto conta histórias da mitologia grega, em versão especialmente criada para crianças e jovens, nas quais transmite ideias de ecologia, e respeito ao outro.

O AZUL DA POESIA
Luiz Lopez – Editora Sermograf

O livro infanto-juvenil, O AZUL DA POESIA, do escritor, poeta e artista plástico Luiz Lopez reúne 34 poemas e aborda vários temas (amor, infância, crítica social, meio ambiente, humor, sonho, fantasia, etc.) escritos em diversas formas: dos poemas-comprimido aos haicais; da prosa poética aos acrósticos; de quadras populares a poemas visuais.

O objetivo da diversidade de conteúdo e forma é atender a um público escolar heterogêneo de neoleitores, tentando conquistá-los por meio da leitura de um paradidático atraente e múltiplo.

Dialogando com os poemas, as ilustrações coloridas do autor e as páginas também em cores (criadas pelo designer gráfico, Marco Aurélio Mázzalla) estão a serviço do prazer da leitura por meio da estética do “belo”, unindo as artes visuais ao texto. Com isso, espera-se que os alunos possam viajar n’O AZUL DA POESIA, despertando o gosto pela leitura.

Para o escritor, poeta e professor e Doutor em Literatura Comparada, Joaquim Branco, “este é um livro do poeta-escritor para o poeta-leitor. A criança vai perceber aqui o que ela já tem de sobra: o sensível preparado para receber a palavra com o véu da poesia. E saberá tudo”.

“O adolescente, no intermezzo entre o lúdico e o sério, receberá de volta o primarismo da infância nas armadilhas dos versos”.

“E o adulto pode abandonar sua pretensa sabedoria para viajar nos poemas em busca da infância perdida, e levar o poético à dureza do seu cotidiano”, definiu.

O livro tem 56 páginas e uma ficha de leitura com 30 questões que auxiliam o professor a avaliar o desempenho dos educandos. A obra é patrocinada pela Lei Ascânio Lopes de Cultura e tem o apoio da “VT Transportes”.

CUIDA DE MIM
Thiago Kunitz Daniel – Design Editora

O livro “Cuida de Mim”, de Thiago Kunitz Daniel, lançado em dezembro de 2011, com ilustrações de Danielli Prazeres e editado pela Design Editora, foi selecionada no Concurso Internacional de Literatura como o melhor livro de língua portuguesa de 2011 na categoria infantil e juvenil. O Prêmio Ganymedes José é uma promoção da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ). Todos os anos, a UBE seleciona os melhores contos, crônicas, livros infantis, ensaios, poesias, romances e peças de teatro. O livro recebeu recursos do Fundo Municipal de Cultura.

O COELHO SEM CARTOLA
Ana Cristina Silva Abreu – Editora Cepe

Segundo colocado da categoria Infantil no I Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil. Narra a saga do coelho Rodolfo e sua amiga, Lígia, em busca de um mágico na cidade de São Paulo. Ilustrações de Rivaldo Barboza.

A GALINHA QUE BOTAVA BATATAS
Simone Pedersen – Editora Fundação Dorina Nowill para Cegos

Miranda é chamada no galinheiro para desvendar um mistério: a galinha Josefina não botou um ovo e sim uma batata. Com sua mala de detetive, a menina começa a investigação, faz anotações, segue pistas até chegar à solução do enigma.

O MILAGRE DO ANJO AZUL
Zezé Barcelos – Editora Litteris

O milagre do Anjo Azul revela a mensagem do sonho de um menino pobre, apaixonado pela sua cidade. O sonho quer se transformar em realidade, pois este é o desejo de toda uma população. é o amor pelo Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, que tem suas praias poluídas, vivendo verdadeiros horrores por uma violência que não escolhe a vítima, pode ser adulto, pode ser criança. E…

De repente… O sonho vira realidade com sua escolha para as Olimpíadas e a Copa do Mundo, trazendo esperanças de melhorias reais para a cidade. O Anjo Azul já está atuando em sua missão, dando seu jeitinho para acabar com a violência, despoluir as praias e algumas outras coisinhas. Graças a um milagre, o nosso Rio de Janeiro está cada dia mais melhorando seu visual, e sua população carente está mais feliz e aliviada.

Vamos torcer para que “as forças divinas” continuem iluminando esta cidade e aqueles que têm responsabilidades junto a ela. Que haja PAZ em nosso Rio de Janeiro, para a felicidade de Tiãozinho e de todas as crianças! Que a missão do Anjo Azul também proteja os inocentes!

AS AVENTURAS DA GATINHA MIMI
Zezé Barcelos – Editora Litteris

As aventuras da gatinha Mimi conta a historinha de um bichinho abandonado no meio do mato. Ela foi encontrada por um vigilante florestal que, com pena dela, levou-a para sua casa. Foi uma grande alegria para sua filha Aninha ganhar aquele presente inesperado, pois ela sempre pediu aos pais um bichinho. Mimi cresceu cercada de mimos e carinhos por toda a família. Porém, depois que cresceu, aprontou várias situações complicadas que acabaram com o sossego da casa, aborrecendo profundamente a mãe de Aninha, com vários gatos em casa, provocando muita bagunça. A convivência com Mimi torna-se difícil e os pais da menina acabam tomando uma atitude radical. No final desta história, Mimi prova que ama aquela casa e toda a família, e todos ficam felizes.

O MENINO MALTRAPILHO E SEU CÃOZINHO DE LUXO
Zezé Barcelos – Editora Litteris

Aos meus pequeninos leitores e seus responsáveis: é especialmente a vocês que me dirijo para narrar a aventura de um belo cãozinho ao encontrar um amiguinho que o salvou dos perigos da cidade. Uma historinha que mostra a força da solidariedade e a amizade que pode existir entre seres humanos e animais.

Além disso, a narrativa enfatiza mundos diferentes entre homem e animal com a aproximação dessa diferença, gerando transformação. Em outras palavras, o universo do cachorrinho, tratado de forma exageradamente luxuosa por sua dona, e o do menino, abandonado pela família à sua própria sorte.

Pela aproximação e pela força do amor que os envolveu – menino, cachorrinho e sua dona –, houve uma transformação na vida do menino, que foi adotado no final feliz desta história.

Deixo aqui um recado e uma reflexão para os adultos: se você tem cachorrinho de luxo que come muito bem e dorme em confortável cama, pense um pouco mais nos meninos que passam fome e pernoitam nas calçadas das ruas das cidades grandes.

GUERRA E PAZ
Leon Tolstói – Editora L&PM

Segundo Leon Tolstói, Guerra e paz “não é um romance, muito menos um poema, e menos ainda uma crônica histórica”, talvez justamente por ser um pouco de tudo isso. Guerra e paz é um romance monumental ao narrar a trajetória de uma ampla gama de personagens fictícios durante um período conturbado da História, um poema de caráter épico ao exaltar o espírito de luta do povo russo, e uma crônica histórica de proporções colossais ao reconstituir minuciosamente as campanhas militares napoleônicas do início do século XIX.

Ora descrevendo os horrores do campo de batalha, ora relatando como a aristocracia russa era atingida pela destruição da guerra, ora mergulhando fundo na alma de seu povo para tentar descobrir o que o define, Tolstói imprimiu em Guerra e paz a marca de que só os grandes escritores são capazes: transformou seu texto em um manifesto antibélico e produziu uma das mais pujantes histórias de amor da literatura.

AS MIL E UMA NOITES
Daniel Bardet – Editora L&PM

Mais um grande livro na Coleção Clássicos da Literatura em Quadrinhos, As mil e uma noites chega em álbum com capa dura, ilustrações coloridas e um completo dossiê sobre o autor, sua época e sua obra. Adaptada para o universo dos quadrinhos por Daniel Bardet, essa história mágica ganha vida nos desenhos de Rachid Nawa, coloridos por Julien Ducasse.

Tudo começou com um homem traído. Um homem poderoso. Um sultão. Para nunca mais sentir a dor da traição, ele tomou uma resolução drástica: casar-se com uma mulher diferente a cada noite e matá-la na manhã seguinte. E assim é feito. Mas eis que um dia sua noiva é Sherazade. Ela não é uma mulher qualquer. É a maior contadora de histórias de todo o reino. Para continuar a ouvir seus relatos maravilhosos, o sultão é obrigado a adiar sua execução por uma noite. E depois outra. E depois outra…

As origens de As mil e uma noites remontam ao final do século IX, na cidade de Bagdá. Desde então, muitas histórias foram acrescentadas à saga narrativa de Sherazade, tornando o livro um dos mais abrangentes registros disponíveis do folclore em língua árabe. Nesta adaptação para os quadrinhos, estão presentes alguns dos mais célebres contos do grande clássico da literatura popular do Oriente Médio.

UM CONTO DE NATAL
Charles Dickens – Editora L&PM

Incluindo estudo sobre o autor, sua época e sua obra

Ebenezer Scrooge é um homem avarento e solitário. Odeia o Natal e tudo o que ele representa. Ignora familiares, empregadose não sabe o que é compaixão. Mas a aparição de um visitante-fantasma o fará repensar seu comportamento e despertará sentimentos aparentemente adormecidos.

Ambientada numa Londres gelada, às vésperas do esperado 25 de dezembro, Um conto de Natal é uma das mais belas e conhecidas histórias do gênero. Escrita às pressas em 1843 para pagar as dívidas de seu autor, Charles Dickens (1812-1870), foi um sucesso imediato de público e crítica. Por meio dessa sátira social – adaptada diversas vezes ao cinema –, Dickens teve um papel fundamental no resgate do espírito de bondade e solidariedadedas tradições natalinas.

ODISSEIA
Homero – Editora L&PM

A Odisseia é a famosa história do herói Ulisses e das desventuras por que passou no difícil caminho de retorno ao lar, em Ítaca, onde sua mulher, Penélope, e seu filho, Telêmaco, o esperam. Depois de vencer a guerra contra os troianos graças ao ardil do Cavalo de Troia, Ulisses não imagina os perigos terríveis que terá de enfrentar: a dura batalha contra o Cilope, o sedutor e temerário cantos das sereias e em especial a fúria de Poséidon, deus dos mares, são alguns dos episódios fabulosos da Odisseia, retratados em desenhos a um só tempo líricos e dramáticos.

DOM QUIXOTE
Miguel de Cervantes – Editora L&PM

De tanto ler antigos livros de cavalaria, o pacato Alonso Quijano perde o juízo e resolve levar a vida de um cavaleiro andante. Depois de equipar-se com a velha armadura herdada dos bisavós e de fazer-se ordenar por um estalajadeiro, transforma-se no mui afamado Dom Quixote de La Mancha. Na companhia do cavalo Rocinante e do fiel escudeiro Sancho Pança, sai mundo afora em busca de aventuras. Pelo caminho, o engenhoso fidalgo encontra uma caravana de beneditinos, uma procissão de penitentes e os famosos moinhos de vento – porém a sede de aventuras, agravada pela sandice, leva-o a ver bruxos, fantasmas e hordas de gigantes.

A BRUXINHA E O DRAGÃO
Jean-Claude R. Alphen – Editora Cia das Letras

Vários contos de fadas têm dragões entre os personagens, você já deve ter reparado. Em muitas das histórias, eles guardam princesas que estão presas em torres altíssimas e enfrentam príncipes corajosos que pretendem salvar as suas damas e mostrar o tamanho do seu amor. Esses dragões agem como verdadeiros pais, defendendo as mocinhas e testando seus pretendentes.

Na história deste livro, um pai protetor tenta a todo custo atender às vontades da filha, que é muito caprichosa e não arreda o pé enquanto não encontrar um dragão de estimação perfeito. Mas, como além de pai ele também é bruxo, a única solução que encontra para tamanho desafio é se transformar, ele próprio, em um dragão! E não é que dá certo? A menina, sem saber que aquele ali à sua frente é o pai, logo simpatiza com o dragãozinho…

E assim o tempo passa, os dois crescem – sempre juntos e em meio a muita confusão -, até que chega o tão temido dia: aquele em que o dragão-mago precisa deixar a sua bruxinha abrir as próprias asas e seguir o seu caminho sozinha.

A ILHA DO TESOURO
Robert Louis Stevenson – Editora L&PM

A ilha do tesouro faz parte da série Clássicos da literatura em quadrinhos. Com adaptação e roteiro de Christophe Lemoine, desenhos de Jean-Marie Woehrel e cores de Patrice Duplain, o clássico de Robert Louis Stevenson ganha uma versão em HQ. O lindo livro em capa dura oferece 60 páginas, todas coloridas, e que traz ainda, no final, um completo dossiê, contextualizando o clássico com informações detalhadas sobre o autor, sua época e sua obra.

A coleção é um grande sucesso na França e na Bélgica, formada por adaptações de alguns dos principais clássicos da literatura mundial. O objetivo é oferecer um livro que encante todos os leitores e que seja direcionado também para estudantes. Aliás, este caráter pedagógico fez com que a coleção ganhasse total apoio da UNESCO.

A ilha do tesouro conta a história de quando um misterioso marinheiro morre em circunstâncias estranhas numa pousada e o jovem Jim Hawkins acaba se deparando com um baú que pertence ao homem. Dentro dele há um mapa indicando o caminho de um valioso tesouro. Mas Jim logo percebe que não é o único a saber da existência do mapa, e sua bravura e astúcia são postas à prova.

Na companhia de Squire Trelawney e do doutor Livesey, Jim embarca no navio Hispaniola e parte para uma perigosa aventura em meio a ardilosos piratas. Esta história de traição e heroísmo é também uma alusão à passagem da infância para a idade adulta, à perda da inocência. Diante de situações assustadoras, Jim passa a conhecer seus defeitos e seus limites, mas também sua coragem. A ilha do tesouro foi um sucesso imediato quando da sua publicação, em 1883, e continua sendo uma das maiores histórias de aventura da literatura.

ROBINSON CRUSOÉ
Daniel Defoe – Editora L&PM

Este é o primeiro volume da coleção “Clássicos da Literatura em Quadrinhos”. A adaptação de Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, foi realizada pela dupla francesa Christophe Lemoine (que fez a adaptação e o roteiro) e Jean-Cristophe Vergne (responsável pelos desenhos e cores).

O lindo livro em capa dura oferece 60 páginas, todas coloridas, e que traz ainda, no final, um completo dossiê, contextualizando o clássico com informações detalhadas sobre o autor, sua época e sua obra. No caso de Robinson Crusoé, há dez páginas que contam, por exemplo, como Daniel Defoe começou sua carreira de romancista aos 59 anos em 1719. Há também um ótimo texto que complementa a história e faz com que o leitor entenda ainda mais a respeito do herói que fica 25 anos sozinho em uma ilha deserta: “O náufrago é uma espécie de novo Adão, que precisa aprender a dominar o ambiente na mais completa solidão. Ele se torna marceneiro, construtor, caçador, agricultor, ceramista, costureiro, cesteiro. (…) Através de Robinson, o arquétipo do intrépido marinheiro inglês, Defoe celebra a capacidade do homem branco de se impor, a coragem daquele que se aventura em uma terra desconhecida e o triunfo do individualismo motivado pelo lucro mas também interessado em apresentar os benefícios da civilização aos selvagens…”

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
Júlio Verne – Editora L&PM

Quando o professor Lidenbrock encontrou um velho manuscrito islandês perdido em uma loja de livros usados em Hamburgo, imaginou que faria um mergulho profundo na crônica dos príncipes nórdicos da Idade Média. Perdido dentro do livro, porém, havia um bilhete de um cientista do século XVI que prometia a possibilidade de uma exploração a profundidades inimagináveis: em uma breve mensagem criptografada, Arne Saknussemm afirmava ter descoberto uma rota para o centro da Terra.

Junto com seu sobrinho Axel e seu guia islandês Hans, o professor embarca em uma expedição secreta na qual, camada por camada, os primórdios da vida no planeta são revelados com a maestria e riqueza de detalhes características de Júlio Verne. Publicado em 1864, quando a geologia dava os primeiros passos como ciência reconhecida e respeitada, Viagem ao centro da Terra ensinou a toda uma geração que a grande aventura da vida está escrita bem debaixo de nossos pés, e até hoje continua exercendo fascínio sobre leitores e espectadores de todas as idades.

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
Júlio Verne – Editora L&PM

“Aposto vinte mil libras com quem quiser que posso dar a volta ao mundo em oitenta dias.” Após ter sua aposta aceita, o inglês Phileas Fogg, juntamente com o leal Jean Passepartout, embarcam numa das maiores aventuras da literatura, na qualcada hora é crucial para vencer os desafios que vão aparecendo. A empreitada seria inimaginável sem os progressos tecnológicos da revolução industrial. A cada página, a dupla utiliza um novo meio de transporte, seja uma travessia de barco a vapor, uma viagem de trem, um trecho de bote, outro de trenó, enquanto passam por lugares exóticos e muitas vezes inexplorados. A modernização dos transportes e das comunicações e as inovações científicas sempre fascinaram Júlio Verne, que soube como ninguém unir a efervescência das histórias de aventura a personagens cativantes e emblemáticos.

A HISTÓRIA DO NATAL EM QUADROS
vários – Editora Sociedade Bíblica Brasileira

Neste livro, cenários interativos transformam a leitura da história de Natal em uma experiência inesquecível. Ao puxar no local indicado, a criança é surpreendida com uma nova ilustração, que revela mais detalhes sobre o nascimento de Jesus.

Busca

Colunistas


stivali ugg outlet italia online canada goose jacka dam billigt ralph lauren pas cher ugg pas cher bottes uggs pas cher hollister online shop Hollister Outlet Online Shop Deutschland Hollister Outlet Online Shop Deutschland Hollister Online Shop Deutschland Sale Hollister Sale Online Shopping Canada Goose Schweiz doudoune parajumpers pas cher Ropa Hollister Espa?a Online hogan 2014 hollister france moncler outlet hollister outlet piumini moncler parajumpers italia woolrich france moncler danmark moncler jakker moncler outlet hollister outlet deutschland moncler jacke detuschland ugg deutschland canada goose deutschland woolrich nederland moncler jassen moncler jacken moncler deutschland ugg outlet ugg deutschland the north face jacken the north face outlet the north face deutschland hollister deutschland hollister outlet abercrombie
 Reitsport . best baby hazel games