Descoberta recente poderá mudar todos os livros de História!

Descoberta recente poderá mudar todos os livros de História!Recentemente uma equipe de vinte e dois arqueólogos descobriu vários artefatos de pedra no Quênia (África) que foram confeccionados e usados há, pelo menos, 3,3 milhões de anos! Assim, toda a história da evolução humana terá que ser revista. As ferramentas em questão precedem, em muito, o momento em que a espécie humana teria começado a evoluir para Homo sapiens, que terá surgido há cerca de 200 mil anos. Os artefatos mais antigos até então encontrados e identificados são 700 mil anos mais novas e foram descobertas na Etiópia. A divulgação dessa descoberta foi feita num artigo publicado na mundialmente conceituada revista científica “Nature”.

Como parece ser de praxe, o achado aconteceu quase que por acidente no campo arqueológico de Lomekwi, no Quênia, quando os arqueólogos liderados por dois membros da Stony Brook University se perderam do caminho que os levaria a outra escavação. Ao todo, foram descobertos 150 artefatos num local sem a presença de quaisquer fósseis. Por este motivo ainda não se sabe qual a espécie humana responsável por esta criação, até porque o antepassado comum mais próximo do Homem como o conhecemos hoje, teria surgido há 2,5 milhões de anos na costa oriental de África.

Os investigadores acreditam que os artefatos foram fabricados por uma espécie de hominídeo que ainda não foi catalogado, mas que possuía um bom controle motor, que lhe dava condições de manipular e fabricar estas rudimentares ferramentas. O que é mais interessante é que os achados fazem crescer a percepção de que formas pré-humanas já possuíam comportamento “humano”, além de desconstruírem a idéia de que os nossos antepassados mais diretos foram os primeiros a fazerem de duas pedras um utensílio.

Se esta descoberta confirmar que o homem é afinal quase 700 mil anos mais antigo do que o que se pensava, isso obrigará a mudar todos os livros que tratam da pré-história. Talvez até os livros de ciência tenham que mudar, porque pode também pôr em cheque o último elo da teoria da evolução das espécies e mostrar que os pré-hominídeos já usavam ferramentas.

De qualquer maneira agora os historiadores terão que estender novas datas à era da pedra lascada a tempos ainda mais remotos.

*Wilson de Oliveira é mineiro de Cataguases e divide sua vida entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

6 thoughts on “Descoberta recente poderá mudar todos os livros de História!

  1. Kátia Rodrigues disse:

    Gostaria de saber mais a respeito

  2. Manoel José da Silva disse:

    Como obter mais informações?

  3. dedé disse:

    pq nao divulgou as fotos desses achados ?

  4. marcelo disse:

    Qual numero ou data da Nature, que não estou achando a matéria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *