Início » Políbio Braga » Caças da Venezuela provocam o Brasil

Caças da Venezuela provocam o Brasil

Nos últimos dias a Força Aérea da Venezuela tem feito sobrevoos com seus potentes caças na região amazônica na fronteira com o Brasil. Pode ser só um exercício aéreo, raro para aquela região, ou pode ser outro devaneio do presidente aloprado Nicolás Maduro.

A Força Aérea Brasileira tem apenas dois caças F-5, com alcance menor que os aposentados Mirage, na base de Anápolis (GO), distante a aproximadamente cem quilômetros da capital Brasília.

Maduro, que afundou a Venezuela e se colocou à disposição de Dilma contra ‘o golpe’, possui vinte e três aviões de caça russos Sukhoi SU-30, os mais potentes do mundo, rivais dos americanos. Outros doze aviões de caça foram encomendados ano passado.

É apenas uma comparação de poder aéreo. Os caças bolivarianos alcançariam Brasília em apenas três horas.

*Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em Santa Catarina, foi para o Rio Grande do Sul aos vinte anos. Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas entre 1962 e 1963. Foi secretário da Indústria e Comércio e da Fazenda de Porto Alegre, além de secretário de Relações Internacionais e chefe da Casa Civil do governo do estado do Rio Grande do Sul. Foi preso duas vezes durante o regime militar brasileiro, em 1962 e 1972. Publicou um livro sobre esta experiência, chamado Ahú, diário de uma prisão política. Trabalhou nos jornais Diário Catarinense, Correio da Manhã, Última Hora, Gazeta Mercantil, Zero Hora, Correio do Povo e Jornal do Comércio, e nas revistas nas Veja e Exame. Também apresentou e participou de programas de televisão na RBS, Band, TV Pampa e TV Guaíba além de programas de rádio. Blog do Políbio Braga

Comentários

comentários

Comentários

  1. Nildemar Pelegrini de Assis disse:

    Uma guerra não se faz só com caças. Facilmente o Brasil arruma emprestado ou doado alguns caças. Deixa a Venezuela no papel do louco maduro , ficar blefando. Nossas FFAA , não são de ficar falando o que tem ou deixa de ter. Queria ver se esse imbecil é louco , realmente tem culhões para invadir o Brasil.

  2. Agermiro Gusmão disse:

    Se tudo fosse armas,desde que saiamos das mãos desses lesa patria, a USA vai nos dar poder de fogo, assim como a Russia deu a Venezuela, homens temos bastante e de carácter, de coragem desde que tenhamos armas.

  3. Samuca disse:

    É um favor que faz. Mete bomba onde fica os marginais, é um favor para a Nação vizinha.

  4. Sidney disse:

    Se maduro acha que nos intimida com seus caças ele que experimente dar o primeiro tiro pra ver o que acontece cachorro que.muito late não morde, mas estou torcendo pra ver se tem corragem esse cara e grande fdp como seus aliados como lula e sua corja quero ver se tem a audacia de dar o primeiro tiro de preferência com o alvo em Brasília vamos ver seus frouxos

  5. Tyr Modi disse:

    Gostei desse trecho da matéria:

    “É apenas uma comparação de poder aéreo. Os caças bolivarianos alcançariam Brasília em apenas três horas.”

    Quem escreveu isso não tem a mínima ideia do alcance de um SU30 que é em torno de 3.000 km, sendo que a distância entre Caracas e Brasília em linha reta é de 3.560.

    Na melhor das hipóteses, com tanques auxiliares, chegam, mas não voltam.

  6. Carlos Alberto Magalhães de Araujo disse:

    O Brasil é hoje um país fagilizado moral e internacionalmente por um governo golpista e comprovadamente corrupto, portanto temos que ter cuidado com este tipo de notícias, pois que o contexto atual de governo faz do Brasil uma presa fácil para os interesses das grandes potencias internacionais de conflitos na região amazonica.

  7. Apolo disse:

    A Venezuela e um país muito pequeno um terço da nossa tropa em atividade destruiria este projeto de país.
    Tenho do povo que e igual agente depente de um governo corrupto e corruptor a diferença do tamanho do país e as riquezas.
    Na época da guerra do Paraguai foi do mesmo jeito do Brasil destruiu as tropas paraguais imagina com um país menor e fraco .

  8. CEZAR disse:

    TUDO ISTO POR CULPA DESTE ESQUERDOPATAS PSICOPATAS LULISTAS E DILMISTAS SOCIALISTAS ;;;E ESTE BORRA BOSTA DO TEMER E ESTE GENERALECO ;QUE APOIAS ESTES GOVERNOS ;

  9. José Eduardo Fagundes Dorneles disse:

    Invadir não acredito, mas provocar ou algumas escaramuças na fronteira pra gargantear e inflar o que sobra de patriotismo do povo enganado, isso sim. Mas precisaria de uma chapoletada de início pra colocat-se no devido lugar. Covarde e falatrão!!!

  10. benedito paiva campos disse:

    AVANTE POVO PATRIOTA DO BRASIL!! INFELIZMENTE NOSSAS FFAA, ESTÃO SUCATEADAS, PORQUE TEMOS DE DEPENDER DE OUTRAS NAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO CONTRA NOSSA SOBERANIA, O BRASIL TEM CAPACIDADE TECNICA DE CONSTRUÇÃO BÉLICA DE ULTIMA GERAÇÃO, NA AVIAÇÃO TEMOS A EMBRAER QUE PODE EM SITUAÇÃO ESPECIAL CONSTRUIR AERONAVES MODERNAS TANTO QUANTO OS AVIÕES RELATADOS NESTA REPORTAGEM, A MARINHA DA MESMA FORMA SÓ PRECISA EQUIPAR COM MAIS PORTA AVIÕES E PARA TANTO PRECISA CONSTRUI-LOS EM NOSSOS PRÓRIOS ESTALEIROS. QUE VENHAM TENTAR NOSSA REAÇÃO CAMBADA DE BOLIVARIANOS!!!!!!!!

  11. Goethe-Br disse:

    …-estes comentários, muitos dos quais fazem parte da orquestração que pretendem usar o Brasil como inimigo da Venezuela e acredito nunca o será… embora muito ainda se fará , tentando tornar realidade este pesadêlo, que só quem lucraria com isso, seriam os inimigos da América Latina…que hoje procuram desseminar um ódio injustificável contra os nossos có irmãos venezuelanos que tudo o que mais querem, é defender e salvaguardar os interesses e os recursos natuais da nação Venezuelana… uma das maiores reservas de petróleo do mundo ,senão a maior…-porque não invadir o Paraguai ou a Bolívia ?… não é somente porque são nações amígas …mas porque os recursos naturais daquelas nações, as tornam dependentes dos seus vizinhos…-n’uma guerra contra a venezuela, logo se fariam bases militares em solo brasileiro que visariam além do petróleo, a bauxita …o ouro da Amazônia o molibdênio,o manganês.. o nióbio… o titânio…o urânio…os monazíticos..a prata e as demais reservas minerais inclusive a água em abundância na amazônia servirá como moeda de troca e de chatagem contra outras nações…-o movimento sionista , dígo Israel,dígo, os Estados Unidos da América, não tem interesse em se fraternizar com nação nenhuma…eles querem e a submissão das nações e o controle total de tôdos os povos…- guerras como a da Siria, lhes são convenientes…os refugiados se instalarão entre as várias nações, visando o seu domínio através do fanatismo e mesmo da religiosidade, enquanto fazem lavagem cerebrais em muitos que acreditam e acreditarão que devem livrar o mundo dos infiéis…isto é, os que não professam a sua fé… e estarão inconscientemente brigando pela causa israelita,que já fez os planos de exploração para cada nação, para tôdo este século…- Brasileiros, assim como os Venezuelanos sentirse-ão forasteiros em suas próprias casas…e o serão…- contam com a ajuda dos paneleiros e os apaixonados políticos que não saberão sôbrepôrem-se e os interesses das suas nações aos ódios irracionais desseminados entre os povos , grupos e classes sociais…e contarão sempre com uma mídia administrada por laranjas ou empregados régiamentes recompensados para dar-lhes coberturas e aos seus agentes infiltrados em tôdos os seguimentos da vida nacional… – aos que se dãso ao ainda lçivre e universal direito de pensar…-Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

  12. Goethe-Br disse:

    …-a falta de assunto torna o sítio de Atibáia um assunto inesgotável…porque não dizer obssessívo dos plantonistas do anti lulismo a descerviço da nação… desviando as atenções do verdadeiro perígo que passa o Brasil em tôdas as suas formas… o país que poderá se subdividir em várias republiquetas, sob as ordens dos tiranos de aldeias e a orquestração dos nossos “mui amigos do norte “…a Pátria que já a muito só é mencionada nos grupos escolares como algo demudé e nas escolas militares levianamente…-enquanto letárgicamente os poderes da República como n’um pesadêlo deixam acontecer o pior… e a nação que já se encaminha para ser grupos de apátridas…forasteiros nas suas próprias casas…- aos que pensam e sonham com um Brasil Pátria livre soberana uma nação sem misérias e mais nacionalista- Shallon Aleichem !…
    -Goethe-Br

  13. Eloir luz disse:

    Quantos comentários infundados sem veracidade,o Brasil com certeza tem a melhor força armada da América do Sul,e no caso de uma agressão pelo ar,eles podem até entrar e fazer um primeiro ataque,mas duvido que todos voltam pra casa,e tem mais só a nossa artilharia ja arrasaria a metade da venezuela,nossos paraquedistas e nossos guerreiros de selva são umas das melhores forças de resposta rapida,tomariam qualquer ponta da Venezuela em um estalar de dedos…

  14. Alessandro disse:

    Não adianta ter máquinas maravilhosas e pilotos péssimos. BRASIL TEM OS MELHORES PILOTOS DA AMÉRICA LATINA

  15. isaac disse:

    derruba esta porra se passar para o lado de cá aqui não é Venezuela não bandido a favor de bandido estou morrendo de medo

  16. Darcio mario disse:

    Muito bom o conteúdo, tenha uma ótima noite,um forte abraço!

  17. JOSE ANTONIO disse:

    A VENEZUELA E MENOR QUE O ESTADO DE SAO PAULO PAREM DE FALAR TANTA ASNEIRA INFORME SE PRIMEIRO

  18. JOSE ANTONIO disse:

    A VENEZUELA E MENOR QUE O ESTADO DE SAO PAULO PAREM DE DIZER TANTA BESTEIRAS INFORME SE PRIMEIRO PRA DEPOIS OPINAR

  19. Luiz disse:

    Até que esse doido poderia mesmo derrubar aquele congresso e tudo quanto é palácio em Brasilia.

  20. Douglas disse:

    Se destruir Brasília vão fazer um favor

  21. Aldo Ribeiro disse:

    acho alguns comentários fracos e ignoram as forças armadas do nosso país!

  22. Adriano disse:

    Seria Nada mal se invadisse e jogasse umas bombas no congresso. Isso seria um favor. Não ia morrer um inocente.

  23. Valcy Moreira disse:

    Eu tenho 2 canudinhos e 50 grãos de arroz, borra fazer guerra?

  24. Marcelo disse:

    3 horas até Brasília aproveita a oportunidade damos 4 de vantagem depois atacamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*