Viriato Moura

De mal a pior

Por em 06/04/2015
De mal a pior

Muito já se disse e escreveu sobre o atual governo de Dilma Rousseff. As mais recentes manifestações populares vieram confirmar o que já se estava cansado de saber: seu governo anda de mal a pior. Quando o criticado diz apenas que aceita críticas porque numa democracia o direito ao contraditório é pedra basilar, nada... »

Pilotos que derrubam aviões

Por em 03/04/2015
Pilotos que derrubam aviões

Nas últimas décadas, às falhas mecânicas e humanas por negligência ou imperícia foram acrescidos os atentados terroristas, que têm provocado pânico nos países mais vitimados por eles. Na recente queda, uma surpresa estarreceu o mundo: concluiu-se, em pouco tempo, que foi o próprio copiloto da aeronave que, deliberadamente, jogou-a contra o solo. Como se... »

Agradecer é preciso!

Por em 02/02/2015
Agradecer é preciso!

Nas relações interpessoais é preciso que a gratidão seja incluída com mais frequência. A maioria de nós é pródiga em reclamar daqueles com quem nos relacionamos e a não dar o devido valor a quem nos ajuda. Honoré de Balzac ensinou que a gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas. Alguns,... »

Resta-nos o Natal…

Por em 20/12/2014
Resta-nos o Natal…

Este foi um ano denso de acontecimentos. Tivemos a Copa do Mundo, que foi antecipada por dúvidas quanto à estrutura para recebê-la e quanto a possíveis reações daqueles que se posicionaram contra o evento alegando que o governo tem outras prioridades de maior importância social para investir. Mesmo que o Brasil não tenha feito... »

Sobre os entusiastas da cultura e o preço da ignorância

Por em 11/11/2014
Sobre os entusiastas da cultura e o preço da ignorância

Um ser culto dispõe de armas poderosas para se contrapor às muitas investidasde tocaia nas encruzilhadas da existência. Sabe melhor discernir, tomar decisões; enfim, escolher adequadamente com mais propriedade. Não é ovelha que acompanha o rebanho sob ordens dos que o conduzem ao bel-prazer de seus propósitos nem sempre nobres. É, sim, um ser... »

Propaganda eleitoral e debates, esclarecem ou confundem?

Por em 23/10/2014
Propaganda eleitoral e debates, esclarecem ou confundem?

Há muito que não se vê tanto interesse numa eleição como na que se avizinha. E isso é bom: significa que os eleitores estão mesmo preocupados com o destino de seu estado e de seu país. Muitos, mais do que antes (espera-se), aprenderam que quem vota irresponsavelmente poderá pagar caro pelo seu ato. A... »

Reaja torcida brasileira!

Por em 13/07/2014
Reaja torcida brasileira!

A derrota de nossa seleção está longe de ser uma grande catástrofe diante de tantas que vivenciamos no nosso cotidiano. Um país que se dá a respeito não funciona tanto ao sabor do acaso, do “deixa pra lá pra ver como é que fica”, do “a gente resolve isso depois”, e assim por diante.... »

O país do oba-oba

Por em 05/07/2014
O país do oba-oba

Não adianta negar. Somos deste jeito: na base do oba-oba, do Maria vai com as outras, da imitação contumaz, e assim como a vida dos outros nos levar. Lembram das manifestações de rua que acometeram o país desde os meados do ano passado pelos tais vinte centavos de acréscimos nas passagens de ônibus em... »

Procura-se a honra da palavra

Por em 03/07/2014
Procura-se a honra da palavra

As palavras desonradas são petardos sempre engatilhados para nos provocar algum tipo de dano. Mesmo aqueles que são materialmente pequenos, têm uma dimensão diferente em cada enganado no que tange à frustração decorrente da decepção com quem as proferiu. A palavra, que no passado era avalizada por um fio de cabelo de bigode, há... »

Barrados no teatro

Por em 23/06/2014
Barrados no teatro

Foi alvissareira, ainda que com atraso de quase duas décadas, a notícia de da inauguração, sexta-feira 20, do nosso teatro estadual. Não completamente, como já era mais do que tempo de acontecer, mas uma sala, a menor do Palácio das Artes, para 236 pessoas. O nome escolhido, Teatro Guaporé, que faz referencia ao território... »

Busca

Colunistas