Viriato Moura

Boatos maledicentes

Por em 16/09/2013
Boatos maledicentes

As leis deveriam ser mais severas com boateiros ofensivos. Acusar alguém sem que o acusado tenha cometido o ato que lhe é imputado deveria merecer punições mais rigorosas. Construir uma boa imagem leva muito tempo. Por vezes, uma vida. Mas uma nódoa difamatória pode fazer ruir por terra um castelo de boas ações apenas... »

EFMM, um patrimônio da humanidade: quando?

Por em 27/07/2013
EFMM, um patrimônio da humanidade: quando?

Lembram da promessa feita pelo governo de Rondônia, que nos assegurou encaminhar ao governo federal uma proposta com vistas à transformação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) em Patrimônio da Unesco, também chamado de Patrimônio da Humanidade? Certamente que lembram. Afinal, esse alarde foi feito durante as comemorações do centenário da ferrovia, ocorrido no... »

Médicos estrangeiros não são o remédio!

Por em 14/07/2013
Médicos estrangeiros não são o remédio!

Não é de agora que todo mundo sabe que as áreas afastadas dos grandes centros urbanos brasileiros são carentes de médicos. Houve, portanto, tempo mais que suficiente para que se analisasse a questão, com acuidade, antes de se propor algo para solucioná-la como deveria ser. De repente, sai-se o governo como uma medida fantasiada... »

Carta aberta a Anderson Silva

Por em 09/07/2013
Carta aberta a Anderson Silva

Que diabo deu na sua cabeça para entregar, daquele jeito, o seu cinturão de campeão dos pesos médios do UFC para o americano Chris Weidman? O que você fez foi muito grave, Anderson. Não porque perdeu, mas pelo modo como se deixou vencer. Você desrespeitou sua história de um cara de origem humilde que... »

Tartaruga em cima de árvore

Por em 06/07/2013
Tartaruga em cima de árvore

Quando uma tartaruga está no alto de uma árvore, tenhamos certeza: alguém a colocou lá. Assim diz a sutil e didática sabedoria popular. Por isso, quando alguém sem qualquer aptidão específica para determinado cargo o assume, tenhamos também certeza que houve motivo impróprio para que isso acontecesse: por si só, pelos seus méritos, não... »

Perdidos ou achados?

Por em 29/06/2013
Perdidos ou achados?

O recente discurso da presidente Dilma, quando tratou das manifestações populares que tomaram as ruas do país, e elencou suas propostas emergenciais para atender alguns dos anseios populares mais prementes, pretendia ser compressa morna para atenuar a inflamação do movimento, mas tornou-se, de certo modo, um tiro no pé. Antes de a presidente fazer... »

Está em reunião…

Por em 11/06/2013
Está em reunião…

Quanto tempo útil se perde neste país em reuniões que raras vezes são produtivas? Muito. Além da conta. Tente falar com alguma autoridade no horário comercial. A chance de ouvir que ela está em reunião é grande. Reuniões prolongadas são fortes candidatas à improdutividade. Aquelas com mais de meia hora de duração, dizem os... »

Sogras: ame-as se possível

Por em 02/06/2013
Sogras: ame-as se possível

As sogras têm má fama. Com certeza mais por parte das noras que dos genros. Mulher tem bronca de mulher, na maioria das vezes. Dizem até que elas se embelezam para outras mulheres, não para os homens como seria de se esperar. Colocar a mãe da esposa morando na casa do casal pode até... »

Uma árvore para o além

Por em 25/05/2013
Uma árvore para o além

Os humanos são os únicos seres que têm consciência de sua finitude. Sabem que um dia, mais cedo ou mais tarde, terão de dar adeus definitivo à própria existência. Na tentativa de viver eternamente, alguns cultivam a crença de que existe vida após a morte, numa dimensão espiritual. Tenho um amigo que, por via... »

Por que não?

Por em 08/05/2013
Por que não?

Há expressões que parecem ter sido consagradas pelo uso como verdadeiras: gosto não se discute; religião não se discute, e assim por diante. Não se discute por quê? Quais os motivos minimamente aceitáveis que avalizam condutas de cerceamento da liberdade para discutirmos qualquer assunto? A razão rejeita todos. A princípio, tudo deve ser submetido... »

Busca

Colunistas