Silvio Persivo

O leão está solto nas ruas!

Por em 19/03/2015
O leão está solto nas ruas!

Não importa se foram os mais de um milhão em São Paulo ou se os quinze mil de Porto Velho ou os supostos cinquenta mil de Brasília. O que importa é que “nunca antes neste país”, nem mesmo Collor teve uma rejeição tão alta. O que importa é que predominaram os gritos de “nossa... »

Mídias sociais tendem a aumentar a influência no consumo

Por em 17/03/2015
Mídias sociais tendem a aumentar a influência no consumo

Uma pesquisa norte-americana, feita durante um período de mais de dois anos, pela Civic Science, mapeou o que influencia mais os consumidores na hora de comprar, onde comer e o que assistir: anúncios na TV, propaganda na internet ou conversa nas redes sociais. O questionário foi respondido por mais de 17 mil adultos norte-americanos... »

Jogo de velho é videogame

Por em 03/03/2015
Jogo de velho é videogame

É fantástico que as novas tecnologias sejam aconselháveis para os mais velhos (e a adesão das pessoas de mais 60 anos à internet, por exemplo, tem sido acima de 50%), porém, é mais interessante ainda que os videogames sejam considerados como excelentes para a prevenção e para o tratamento de algumas enfermidades. Especialistas afirmam... »

Um aniversário sem festa

Por em 12/02/2015
Um aniversário sem festa

O PT ao completar 35 anos de história conseguiu um feito inédito, nas palavras de seu guia, como “nunca antes neste país”, partido algum teve. A associação imediata que se faz com o nome do partido: corrupção. A grande contradição é a de que foi um partido que construiu sua reputação brandindo a bandeira... »

O custo real das campanhas eleitorais

Por em 13/01/2015
O custo real das campanhas eleitorais

Na campanha eleitoral os candidatos, em especial a nossa presidente, Dilma Roussef, com um marketing afiado, prometeram tudo, se disseram capazes de resolver todas as coisas. Aliás, pelo que se via, e as polianas, os petistas convictos por ideologia ou por dinheiro, atestavam o Brasil não podia estar melhor. O Brasil, pelo que entendi,... »

A sombra da retrospectiva de 2014

Por em 31/12/2014
A sombra da retrospectiva de 2014

Que retrospectiva se pode fazer de 2014? Em termos de fatos não se pode dizer que não tenham existido muitos, embora, de fato, o Brasil viva mais de marketing, de escândalos e manchetes do que de qualquer outra coisa. Foi um ano do qual não se pode falar sem citar dois momentos que galvanizaram... »

Sentimento de Natal

Por em 25/12/2014
Sentimento de Natal

É mais um Natal. Os natais passam na nossa vida quase sem nos darmos conta. E, só depois de muito tempo, passei a compreender que cada natal é um natal diferente. Não que o Natal mude, pois, na verdade, quem muda somos nós, quem muda são as condições do mundo, da economia, da vida.... »

Luiz Gonzaga e Anastácia, o rei e a rainha

Por em 23/12/2014
Luiz Gonzaga e Anastácia, o rei e a rainha

Se, no filme, o destaque está para a vida, nem sempre em linha reta, de Gonzaga e a tumultuada relação familiar, em especial com o filho, o que se destaca no livro de Anastácia é sua coragem, sua ousadia, sua alegria de viver, que se esparrama mesmo nas piores situações. Em ambos as criações... »

Erros da política econômica deixam governo sem rumo

Por em 24/11/2014
Erros da política econômica deixam governo sem rumo

O Partido dos Trabalhadores (PT) sempre teve o problema genético de ter um viés estatista, de desejar controlar a economia e a sociedade a partir do governo. Se, com Lula da Silva, este, pelo menos, conservava canais de comunicação com a sociedade para diminuir os impactos das intervenções, o mesmo não ocorreu na gestão... »

A fé é inabalável

Por em 10/11/2014
A fé é inabalável

Por necessidade virei professor, mas, sempre perto de uma redação de jornal, e procurando entender como a economia se movia. Já fui (e até tentei aprender alemão para ler Marx no original) e, creiam, poucas pessoas (obsessivo que fui) leram tanto Marx. Fui um marxista convicto, mas, ser marxista é, por definição, superar Marx.... »

Busca

Colunistas