Silvio Persivo

A falta que Marx nos faz!

Por em 31/08/2014
A falta que Marx nos faz!

Qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento sobre política e história, e seja um estudioso, é claro, conhece a clássica referência sobre a repetição na história que é o texto de Karl Marx sobre o 18 Brumário de Luís Bonaparte. Sua publicação data de 1852 e gira sobre um golpe de Estado recém-ocorrido... »

Uma pesquisa sob medida para o governo

Por em 20/08/2014
Uma pesquisa sob medida para o governo

Todos sabiam que a entrada de Marina Silva iria mudar o jogo. Os números, porém, da primeira pesquisa do Datafolha são estarrecedores não tanto por colocar a nova pretendente no jogo (o que já era esperado), mas, por configurar uma situação de favoritismo que não se coaduna com as tendências que pareciam estar estabelecidas.... »

A necessidade inadiável do bom jornalismo brasileiro

Por em 17/07/2014
A necessidade inadiável do bom jornalismo brasileiro

Todo governo anti-democrático a primeira coisa que pretende é manietar a imprensa. O governo, e muitas vezes o partido do governo, que vive pretendendo colocar rédeas na imprensa é um governo, por definição, fascista ou totalitário, seja de esquerda ou de direita. Thomas Jefferson, com seu pensamento revolucionário e democrático já havia dito que... »

O mundo ficcional do pensamento conservador

Por em 14/07/2014
O mundo ficcional do pensamento conservador

Bruno Garschen defende com uma argumentação bem feita, no seu artigo “Os anticapitalistas estão contra nós”, divulgado pelo jornal "Gazeta do Povo", a tese correta de que “Defender o capitalismo é uma tarefa inglória” porque, na sua quase totalidade o anticapitalista não é um interlocutor intelectualmente honesto. E não o é porque, previamente, já... »

O vexame do Brasil na Copa afeta as eleições?

Por em 12/07/2014
O vexame do Brasil na Copa afeta as eleições?

É provável, quase certo, que haverá um impacto imediato nas pesquisas sobre a imagem da candidata do governo. Dilma deve voltar a cair, talvez até um pouco mais do que levemente subiu com o bom humor que a seleção ao vencer inflou no país. Aliás, a tendência de queda que se sentia na sua... »

Os fatos rasgam a fantasia

Por em 18/06/2014
Os fatos rasgam a fantasia

Há uma evidente, e continuado, noticiário internacional que, ao analisar a Copa de Mundo de 2014 no Brasil que, no momento, dá mais atenção aos protestos da população do que ao evento. O governo se queixa de que existe uma “contaminação” da mídia internacional pela versão dos grandes meios de comunicação internos. Num esforço... »

Baixo crescimento é fruto dos erros da política econômica

Por em 04/06/2014
Baixo crescimento é fruto dos erros da política econômica

Por mais que as autoridades façam discursos otimistas, o fracasso da política atual de desenvolvimento centrada no consumo, torna-se evidente com a pequenina expansão de 0,2%, no primeiro trimestre, acompanhada de inflação alta e um enorme rombo comercial. Não adianta o ministro da Fazenda, Guido Mantega, desejar atribuir o baixo crescimento brasileiro a algum... »

A crueldade da burocracia brasileira

Por em 15/05/2014
A crueldade da burocracia brasileira

Se formos pensar em termos de burocracia será imprescindível ir buscar o seu conceito em Max Weber. É do sociólogo alemão a concepção científica da burocracia que ganhou com ele o significado clássico de que a burocracia seria a organização eficiente por excelência por conseguir explicar nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser... »

Os sinais da mudança

Por em 04/04/2014
Os sinais da mudança

Ao contrário do que se veicula o problema maior da reeleição de Dilma não é a queda na pesquisa CNI/Ibope que, em geral, tem maior efeito apenas nas classes mais politizadas. Embora a queda da popularidade acentue os problemas e, de fato, tenha acontecido no pior momento para o governo até agora, uma boa... »

Palco Giratório: a vitória da diversidade cultural

Por em 28/03/2014
Palco Giratório: a vitória da diversidade cultural

O que de fato diferencia o Palco Giratório é sua capacidade de promover o que o próprio Ministério da Cultura não consegue, que é uma política cultural que fomenta a formação e a criatividade. O projetoabre espaço para o novo e consegue abranger os diversos olhares da produção nacional, a partir de uma avaliação... »

Busca

Colunistas