Sandra Starling

PT e PSDB, verso e reverso da mesma medalha

Por em 27/02/2015
PT e PSDB, verso e reverso da mesma medalha

Afinal, depois de muito ler e refletir, consigo perceber onde me enganei nesses anos todos. Há muito escrevo e comento que PT e PSDB deveriam se unir para auxiliar o país a sair das crises em que tem se metido. E supunha que ambos poderiam juntos – guardadas as devidas diferenças – fugir ao... »

Uma volta ao passado ou a permanência do velho?

Por em 12/02/2015
Uma volta ao passado ou a permanência do velho?

Foi pelas mãos competentes do professor emérito da UFMG Fábio Wanderley Reis que tomei conhecimento do livro de Reinhard Bendix “Construção Nacional e Cidadania” (publicado no fim dos anos 60). Naquele tempo, no DCP da UFMG, nós, alunos do mestrado, nos víamos, quase todos, como marxistas e chegamos uma vez a tentar boicotar o... »

Os brasileiros e o complexo de vira-latas

Por em 23/01/2015
Os brasileiros e o complexo de vira-latas

Os salários dos “de baixo” subiram, a classe média tem agora outros segmentos, média-baixa e média-média, mas a desigualdade continua, com os muito ricos mais ricos ainda e os que vivem do salário disputando feito loucos o direito de comprar o que se vende nos shoppings da vida. E a consequência são black blocs,... »

Respeitamos mesmo as crenças dos outros?

Por em 19/01/2015
Respeitamos mesmo as crenças dos outros?

Por toda a parte, na Europa Ocidental, vão se fortalecendo grupos xenófobos que não querem aceitar em seus territórios imigrantes vindos, sobretudo, do Oriente Médio e do norte da África. Repudiam essa estranha gente de turbante ou véu, pele morena e cabelos escuros que invade o Velho Continente. São os novos bárbaros – argumentam.... »

A reveladora montagem do segundo governo Dilma

Por em 03/01/2015
A reveladora montagem do segundo governo Dilma

Aldo Rebelo, que já foi ministro das Relações Institucionais, pulou para os Esportes e agora pousa na Ciência, Tecnologia e Inovação; Jacques Wagner foi do Trabalho e Emprego, passou para as Relações Institucionais e agora, apropriadamente, cai de paraquedas no Ministério da Defesa. Um desconhecido deputado mineiro – para agradar ao senador Crivella –... »

Quando se perde totalmente a respeitabilidade

Por em 16/12/2014
Quando se perde totalmente a respeitabilidade

Nunca fiz nenhum levantamento sobre situações de obstrução no Congresso, portanto, não posso dizer que aquilo a que assisti na semana que passou, pela TV, tenha sido algo inédito em 190 anos. Posso afirmar, isso sim, que nunca vi um presidente tão sem iniciativa (não sei se propositalmente ou por acaso) e tampouco jamais... »

Constituinte exclusiva, plebiscito e referendo

Por em 12/09/2014
Constituinte exclusiva, plebiscito e referendo

Em 1992 estive na Suíça para uma muito proveitosa experiência. Aquele país, que ainda não pertencia ao Fundo Monetário Internacional (FMI), decidira discutir a questão de entrar ou não na entidade. Partidos de esquerda e diversos movimentos sociais convidaram pessoas de diferentes países do mundo, que sofriam intervenções do fundo, para discutir com seus... »

O Congresso não respeita a Constituição Federal

Por em 29/07/2014
O Congresso não respeita a Constituição Federal

Pela segunda vez consecutiva, as duas Casas do Congresso entram em recesso sem terem votado um dos instrumentos que deveriam ser levados muito a sério: senadores e deputados vão cuidar de suas vidas, neste ano, com a desculpa de fazer campanha eleitoral, sem terem votado a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Parece brincadeira. Quem ergueu... »

A insurgência dominada (ou domada)?

Por em 01/06/2014
A insurgência dominada (ou domada)?

Corro nestes tempos, a duras penas, contra a bibliografia que usei antigamente. Tento – sem saber se consigo – entender o que se escreve agora sobre o capitalismo do século XXI (que ousei comentar, sem ler, na semana passada) e este “O novo tempo do mundo”, de Paulo Arantes, cujas notas de rodapé rodopiam... »

A história vivida e a história contada

Por em 09/05/2014
A história vivida e a história contada

Nas últimas semanas, os brasileiros que viveram ou conhecem a trajetória histórica do país lembraram a memorável campanha das Diretas, as multidões lotando as ruas e a participação decisiva das mais diversas expressões políticas do Brasil da época. Entre nós, mineiros, assim como há um culto acrítico às realizações de JK, também há um... »

Busca

Colunistas