Sandra Castiel

Mulher

Por em 20/04/2015
Mulher

Há algumas décadas, coisa de quatro ou cinco, o mundo era masculino; nasci e cresci em cidade pequena, onde a mulher era olhada com desconfiança, assim que crescia, ou seja, assim que a natureza fazia seu trabalho. O pai era o primeiro a zelar por sua pureza, ou seja, tratava de mantê-la casta, até... »

Um dedo de prosa

Por em 20/02/2015
Um dedo de prosa

Começo a digitar ouvindo o samba da Portela, deleitando a alma com o som de uma voz negra poderosa: "Sou carioca, sou de Madureira!...". Penso que assim o Brasil e o mundo se dará conta de que a alma carioca vive no subúrbio, e o suburbano é o "verdadeiro" carioca, pela bagagem cultural que... »

Feliz Ano Novo?

Por em 01/01/2015
Feliz Ano Novo?

Chegamos ao fim de mais um ano, e não há como deixar de refletir sobre uma grande característica humana: a esperança. E esta característica salta aos olhos sobretudo na virada do ano: há que se esperar por coisas boas, há que se esperar por milagres diversos, temas que vão desde o encontro de um... »

A vida e uma festa!

Por em 15/12/2014
A vida e uma festa!

Tenho procurado observar a vida de várias perspectivas. Acho que este é um dos raros privilégios de se envelhecer; afinal, alguma coisa boa há de se tirar da idade avançada, uma vez que muito da "festa" se perdeu ou vai-se perdendo no caminho rumo à velhice. É certo que, ao longo da trajetória de... »

Porto Velho, cem anos!

Por em 16/10/2014
Porto Velho, cem anos!

Porto Velho... cidade de minhas primeiras letras, Pôrto-Velho, no Grupo Escolar Barão do Solimões. Porto Velho da infância, nos comícios dos cutubas e peles-curtas, de Aluízio Ferreira e Renato Medeiros; Porto Velho das famílias pioneiras e tradicionais, das professoras de azul e branco, das festas no velho casarão do Ypiranga e do Bancrévea Clube;... »

Deus e os aviões

Por em 16/08/2014
Deus e os aviões

As notícias sobre as sucessivas quedas de aviões nos últimos meses reportaram-me ao início de minha adolescência, quando passei a estudar em um colégio religioso, era o Instituto Maria Auxiliadora, em Porto Velho. Em minha numerosa família, ouvíamos preceitos de ordem moral, porém não religiosos; minha mãe cultivava em nós a crença em um... »

Copa do mundo: o momento do hino

Por em 04/07/2014
Copa do mundo: o momento do hino

Mesmo sem querer, a gente acaba se envolvendo com a Copa do Mundo, afinal não se fala em outra coisa. No Rio de Janeiro, há uma grande profusão de turistas em torno evento, e, pelos quatro cantos da cidade, árvores e prédios estão enfeitados de verde e amarelo; o som das ruas mudou: buzinas... »

Autoajuda

Por em 12/04/2014
Autoajuda

O mundo moderno aprisiona cada vez mais as pessoas em si mesmas. Antes, as famílias eram grandes, e as casas sempre cheias; avôs e avós quando ficavam viúvos passavam a viver na casa dos filhos, ajudavam na criação dos netos. Hoje, o cenário familiar é diferente: grosso modo, as famílias tornaram-se pequenas, o número... »

Nós, os dinossauros

Por em 22/03/2014
Nós, os dinossauros

Imagine, nos dias de hoje, uma escola cheia de regras e normas de disciplina, onde as crianças fazem filas e cantam hinos antes da entrada na sala de aula; onde a professora é autoridade inquestionável, tanto para os alunos como para os pais dos alunos, onde o magistério é exercido com muita paixão e... »

Pássaros e flores, lágrimas e dores…

Por em 20/08/2013
Pássaros e flores, lágrimas e dores…

Noutro dia, folheando uma revista semanal, pus-me a pensar em uma norma incorporada pela imprensa culta há bastante tempo: ao citar o nome de alguém que já faleceu, cita-se ao lado o ano do nascimento e o ano da morte. Esta aliás é uma regra bastante informativa. Ao longo de décadas desenvolvi o... »

Busca

Colunistas