Sandra Castiel

Deus e os aviões

Por em 16/08/2014
Deus e os aviões

As notícias sobre as sucessivas quedas de aviões nos últimos meses reportaram-me ao início de minha adolescência, quando passei a estudar em um colégio religioso, era o Instituto Maria Auxiliadora, em Porto Velho. Em minha numerosa família, ouvíamos preceitos de ordem moral, porém não religiosos; minha mãe cultivava em nós a crença em um... »

Copa do mundo: o momento do hino

Por em 04/07/2014
Copa do mundo: o momento do hino

Mesmo sem querer, a gente acaba se envolvendo com a Copa do Mundo, afinal não se fala em outra coisa. No Rio de Janeiro, há uma grande profusão de turistas em torno evento, e, pelos quatro cantos da cidade, árvores e prédios estão enfeitados de verde e amarelo; o som das ruas mudou: buzinas... »

Autoajuda

Por em 12/04/2014
Autoajuda

O mundo moderno aprisiona cada vez mais as pessoas em si mesmas. Antes, as famílias eram grandes, e as casas sempre cheias; avôs e avós quando ficavam viúvos passavam a viver na casa dos filhos, ajudavam na criação dos netos. Hoje, o cenário familiar é diferente: grosso modo, as famílias tornaram-se pequenas, o número... »

Nós, os dinossauros

Por em 22/03/2014
Nós, os dinossauros

Imagine, nos dias de hoje, uma escola cheia de regras e normas de disciplina, onde as crianças fazem filas e cantam hinos antes da entrada na sala de aula; onde a professora é autoridade inquestionável, tanto para os alunos como para os pais dos alunos, onde o magistério é exercido com muita paixão e... »

Pássaros e flores, lágrimas e dores…

Por em 20/08/2013
Pássaros e flores, lágrimas e dores…

Noutro dia, folheando uma revista semanal, pus-me a pensar em uma norma incorporada pela imprensa culta há bastante tempo: ao citar o nome de alguém que já faleceu, cita-se ao lado o ano do nascimento e o ano da morte. Esta aliás é uma regra bastante informativa. Ao longo de décadas desenvolvi o... »

Prisioneiros

Por em 07/07/2013
Prisioneiros

Minha família acabou de passar por um susto terrível. Somos sete irmãs, todas avançadas nos anos (é a realidade), temos filhos e netos. Mas já houve um tempo em que vivíamos juntas, jovens e despreocupadas, na mesma casa, sempre uma casa antiga e acolhedora. Aquele foi, sem dúvida, o melhor tempo da vida.... »

A mãe de todos nós

Por em 13/05/2013
A mãe de todos nós

Quando a gente é criança, a gente não consegue respirar se a mãe não estiver por perto, afinal ela sabe tudo sobre as pequenas e grandes coisas, ela sabe tudo sobre o que certo e o que é errado, ela parece conhecer todas as pessoas do mundo e cada filho pelo avesso: afinal ela... »

Depressão

Por em 28/04/2013
Depressão

Abre o olho em meio à penumbra do quarto: é noite alta; sente de novo aquela sensação horrível, uma espécie de luto que a impede de ser feliz. Acreditava sinceramente que para ser feliz bastava respirar e contemplar a vida, sem dores. Mas por que cargas d’água esta sensação de luto, esta angústia, esta... »

Amigos virtuais

Por em 31/03/2013
Amigos virtuais

Muita gente não gosta das redes sociais, como face book; os que não gostam argumentam que as redes sociais confinam as pessoas, privando-as do contato real com o próximo. Então se reportam ao passado, à proximidade com a vizinhança, ao tempo das cadeiras de embalo nas calçadas, etc. O fato é que o mundo... »

O caminho de volta

Por em 17/03/2013
O caminho de volta

A proximidade do inverno da vida levou-me a refletir sobre uma curiosidade: por que, à medida que envelhecemos, as lembranças remotas tornam-se cada vez mais nítidas em nossa mente? Quanto mais velhos, mais nos reportamos ao passado longínquo, à mocidade e à infância; passamos a lembrar tudo com detalhes: nossos pais ainda jovens, a... »

Busca

Colunistas