Principal » Artigos de Rui Nogueira
Rui Nogueira

A farsa Ianomami

“Existem em Roraima pequenos grupos remanescentes de índios de várias tribos com línguas, costumes, aspectos físicos diferentes que, por motivos inconfessáveis, estão relacionados sob o mesmo rótulo de “Ianomami”. Esta declaração está no livro “A Farsa Ianomami” escrito pelo coronel Menna Barreto, que durante muitos anos esteve em atividade na Amazônia e em Roraima. O Marechal Rondon, com toda uma vida dedicada aos índios, tem as suas expedições e contatos relatados no livro “Índios do Brasil” e nele não há nenhuma alusão à tribo Ianomami. Se não havia Ianomami, como surgiu?
Rui Nogueira

Hidropirataria

Que tal encher comportas de navios, na Amazônia, para levar água para os “paraísos” turísticos no Caribe? Piratas chegam e levam a água. Resultado: gigantesca hidropirataria. Apropriam-se da nossa água, exportam sem nenhum beneficio para o país. Desviam água do consumo humano para irrigações de fruteiras e criações de camarão para exportação isenta de impostos. Pirateado, como reclamar?
Rui Nogueira

Mata atlântica, mico-leão, eucalipto, transgênico.

Na vinda da plantação de eucalipto não há nenhuma preocupação com os moradores antigos nem com os tradicionais. Não há nenhuma produção de alimentos. A prioridade total é para atender aos acionistas da empresa (transnacional estrangeira) exploradora. Isto fica provado com o procedimento adotado pelas transnacionais denominado ebidta (sigla do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou seja, salário antes do interesse, dos impostos, da depreciação e da amortização.