Ronaldo Silva

Maomé e a escravidão

Por em 04/06/2010
Maomé e a escravidão

A presença da escravidão na Península Arábica, precede ao surgimento do profeta Maomé, que nasceu no final do século VI, e fundou o Islã no século VII. Desde os tempos bíblicos já existiam escravos na região. A servidão e o trabalho compulsório eram práticas registradas desde o Egito antigo, assim como nos territórios Greco-romano,... »

O que é a escravidão?

Por em 05/04/2010
O que é a escravidão?

Com relação à escravidão, quando abordamos tal assunto vêm-nos a memória a imagem e entendimento clássico do negro africano, subjugada no processo colonial mercantil europeu no século XV-XVI. Dentre todos os países da Europa Ocidental, o que mais ressaltou no processo escravizatório que nos quantifica etnicamente afro é Brasil-Portugal. »

Dia da mentira

Por em 02/04/2010
Dia da mentira

Há muitas explicações para o primeiro de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam... »

O erro que a História cometeu com a África!

Por em 23/03/2010
O erro que a História cometeu com a África!

Durante muito tempo se apregoou uma história de renegados, pobres, primitivos, incivilizados, para os povos do continente africano. Que os levou a uma leitura europotizada por uma superioridade étnica, enfatizada no século XIX, como podemos verificar na obra de Ana Mónica Lopes e Luiz Arnaut numa conceituação de Hegel. Tendo como conseqüência a subjugação.... »

Império Mali

Por em 25/01/2010
Império Mali

A transmissão oral das práticas culturais, oralidade, é importantíssima na preservação da história africana, como a praticada pelos Griots, verdadeiros contadores de história à serviço da preservação de suas culturas. No período compreendido entre os séculos VIII e XVII, objeto desse texto, vários povos co-habitavam, cada qual com seus respectivos costumes e peculiaridades, a... »

Consciência negra

Por em 20/11/2009
Consciência negra

A base da população do Brasil após a abolição dos escravos é composta dos negros africanos, que foram trazidos para o Brasil. A classe dominante era formada pelo branco europeu que se entendia como civilizado, trazia a sua ideologia de superioridade étnica em relação ao negro. Considerado inferior, uma peça que podia ser coisificado... »

Flagelo da Educação

Por em 19/10/2009
Flagelo da Educação

É pela Educação, que nos permitirá a formação de homens em verdadeiros cidadãos. Talvez seja uma utopia tal concepção, justamente, quando encontramos no Brasil, uma enorme desigualdade social, a permissividade na quebra de valores, incorporando um conceito de falta de limites, demonstrando que tudo é possível. Principalmente daqueles que tem a responsabilidade de gerenciar... »

A escravidão não é sinônimo de África

Por em 27/09/2009
A escravidão não é sinônimo de África

A escravidão, era muito comum em muitas sociedades antigas, incluindo a Grécia Antiga, Roma Antiga, Israel Antigo, China Antiga, sociedades na África e América. Onde ser vendido como escravo era um destino comum para as populações conquistadas em guerras. Em Atenas, boa parte dos escravos era obtida por meio das guerras contra diversos povos... »

A feijoada: verdade ou folclore?

Por em 12/09/2009
A feijoada: verdade ou folclore?

Durante muito tempo, ouvimos falar que a feijoada, prato típico da culinária brasileira, com diversos tipos de acompanhamento: arroz, mandioca frita, torresmo, laranja, caipirinha e outros; teria a sua gênese na escravidão. »

A Cara do Brasil?

Por em 29/06/2009

Recentemente a mídia televisiva noticiou o resultado do concurso Miss Brasil 2009. A vencedora do concurso foi Larissa Costa, uma potiguar do Rio Grande do Norte de vinte e cinco anos de olhos verdes, com 1,75 de altura. »

Busca

Colunistas