Rolando Lazarte

Perguntas e afirmações para a libertação

Por em 31/07/2014
Perguntas e afirmações para a libertação

A pergunta é a resposta. Quando fazemos as perguntas para a libertação da pessoa humana, no contexto da Terapia Comunitária Integrativa e dos cursos de "Cuidando do Cuidador", isto se verifica com frequência. Nestas práticas, escutamos perguntas como: “Quem é você?” Quando escuto esta pergunta, sei a resposta. A pergunta é a resposta. Eu... »

O aleijado às avessas

Por em 21/03/2014
O aleijado às avessas

Zarathustra, o solitário (solidário?) profeta que um dia desceu da montanha, comenta, espantado: “Desde que vivo entre os homens, porém, o que menos me importa é ver que a este falta um olho, àquele um ouvido, a um terceiro a perna, ou que haja outros que perderam a língua, o nariz ou a cabeça.... »

Experimentando com a expêriencia

Por em 22/12/2013
Experimentando com a expêriencia

A Terapia Comunitária Integrativa abre um espaço para esta escuta interna. As pessoas podem se ver como algo que conflui com tudo que existe. Apaga-se em boa medida a angústia por um desempenho sempre melhor, a angústia pela morte, tão humana, começa a se dissolver, na medida em que vamos nos naturalizando. Da mesma... »

A mensagem de Jesus

Por em 28/10/2013
A mensagem de Jesus

Jesus não veio anunciar uma vida depois da morte, como erradamente costuma se interpretar. Jesus veio evidenciar com a sua vida, com as suas palavras e com a sua prática, a sacralidade desta vida, deste estar aqui, neste mundo, vivendo a vida que nos toca viver, da qual e na qual somos responsáveis. Não... »

Integração literária

Por em 07/10/2013
Integração literária

Nunca irei me cansar de enfatizar o quanto devo à interação com algumas pessoas que leem os meus textos, e que se dão ao trabalho de se comunicarem com o autor. Este feedback, este retorno, realimenta a construção coletiva de espaços de integração, de libertação de prisões mentais e emocionais. O capitalismo exacerba os... »

Libertação

Por em 13/08/2013
Libertação

Uma das coisas das quais necessitamos nos libertar, é da propriedade privada. Toda pessoa pode e deve desenvolver formas não privadas de apropriação da realidade, como maneiras de se tornar dona dela mesma. A apropriação de si não é uma prisão, e sim, uma libertação. A pessoa se torna dona de si, quando se... »

Quantas consciências?

Por em 31/07/2013
Quantas consciências?

Um tema que me apaixona, é o da multiplicidade de consciências. Não sei se todas as pessoas tem conhecimento disto, talvez sim, talvez não. Mas não é esta a questão: a questão é a de que a gente pode perceber que tem mais de uma consciência. É necessário estarmos atentos, para nos darmos conta... »

O que há por trás destes protestos?

Por em 15/07/2013
O que há por trás destes protestos?

Muitas coisas, como sempre que estamos diante de um fenômeno social irruptivo. Aqui apenas pretendo me referir a algumas coisas que me parecem relevantes. Acredito que em boa medida estas passeatas tenham a sua origem em uma profunda insatisfação de vastos setores da cidadania (mormente os mais excluídos e explorados, mas não somente) com... »

De quem são as calçadas?

Por em 28/05/2013
De quem são as calçadas?

Buracos, calçadas quebradas, ou simplesmente inexistentes. Calçadas obstruídas por carros estacionados atravessados. Calçadas sujas, cobertas de entulho ou de lixo. Eu acho que toda calçada é pública, mas posso estar enganado: existem calçadas privadas? Desde dezembro de 2012, venho tentando chamar a atenção das autoridades municipais de João Pessoa, acerca de um problema que... »

Escrevo para parar o tempo

Por em 23/04/2013
Escrevo para parar o tempo

Às vezes escrevo para que o tempo não vá embora. Escrevo simplesmente para agarrar alguma coisa, alguma lembrança, um sentimento, algo muito precioso que possa querer guardar para sempre comigo. Percebo que, ao longo da minha vida, devo ter ido guardando todas estas lembranças muito preciosas, embora não as tenha posto no papel. Mas... »

Busca

Colunistas