Rolando Lazarte

Humanidade

Por em 24/02/2015
Humanidade

Hoje de manhã, assisti a "Globo News". Um painel sobre relações internacionais. Três especialistas partilhando as suas visões sobre o cenário mundial. A pergunta era quais os/as líderes mundiais mais significativos/as no mundo atual, e por que. Me chamou a atenção que um professor da FEA-USP, José Augusto Guilhon, mencionasse dentre essas figuras mundiais,... »

Por que o PT?

Por em 14/10/2014
Por que o PT?

Por que o PT? Por causa da inclusão social, uma bandeira que me é muito cara. Detesto a exclusão social. E quando escuto muita propaganda atacando o PT no poder por corrupto, penso: quem é que está acusando? O poder corrompe, isto é bem sabido. Mas a corrupção do PT ou no PT foi... »

Valorização da família, uma contribuição!

Por em 04/10/2014
Valorização da família, uma contribuição!

Valorizar a família é reconhecer a diversidade de formas com que ela se apresenta na sociedade atual. Diante dessa diversidade, é necessário não apenas uma adequação discursiva, mas, sobre tudo, uma amplitude de compreensão e uma ação efetiva. Ação no sentido de proteger a mulher vítima da violência doméstica, que atinge graus alarmantes em... »

Perguntas e afirmações para a libertação

Por em 31/07/2014
Perguntas e afirmações para a libertação

A pergunta é a resposta. Quando fazemos as perguntas para a libertação da pessoa humana, no contexto da Terapia Comunitária Integrativa e dos cursos de "Cuidando do Cuidador", isto se verifica com frequência. Nestas práticas, escutamos perguntas como: “Quem é você?” Quando escuto esta pergunta, sei a resposta. A pergunta é a resposta. Eu... »

O aleijado às avessas

Por em 21/03/2014
O aleijado às avessas

Zarathustra, o solitário (solidário?) profeta que um dia desceu da montanha, comenta, espantado: “Desde que vivo entre os homens, porém, o que menos me importa é ver que a este falta um olho, àquele um ouvido, a um terceiro a perna, ou que haja outros que perderam a língua, o nariz ou a cabeça.... »

Experimentando com a expêriencia

Por em 22/12/2013
Experimentando com a expêriencia

A Terapia Comunitária Integrativa abre um espaço para esta escuta interna. As pessoas podem se ver como algo que conflui com tudo que existe. Apaga-se em boa medida a angústia por um desempenho sempre melhor, a angústia pela morte, tão humana, começa a se dissolver, na medida em que vamos nos naturalizando. Da mesma... »

A mensagem de Jesus

Por em 28/10/2013
A mensagem de Jesus

Jesus não veio anunciar uma vida depois da morte, como erradamente costuma se interpretar. Jesus veio evidenciar com a sua vida, com as suas palavras e com a sua prática, a sacralidade desta vida, deste estar aqui, neste mundo, vivendo a vida que nos toca viver, da qual e na qual somos responsáveis. Não... »

Integração literária

Por em 07/10/2013
Integração literária

Nunca irei me cansar de enfatizar o quanto devo à interação com algumas pessoas que leem os meus textos, e que se dão ao trabalho de se comunicarem com o autor. Este feedback, este retorno, realimenta a construção coletiva de espaços de integração, de libertação de prisões mentais e emocionais. O capitalismo exacerba os... »

Libertação

Por em 13/08/2013
Libertação

Uma das coisas das quais necessitamos nos libertar, é da propriedade privada. Toda pessoa pode e deve desenvolver formas não privadas de apropriação da realidade, como maneiras de se tornar dona dela mesma. A apropriação de si não é uma prisão, e sim, uma libertação. A pessoa se torna dona de si, quando se... »

Quantas consciências?

Por em 31/07/2013
Quantas consciências?

Um tema que me apaixona, é o da multiplicidade de consciências. Não sei se todas as pessoas tem conhecimento disto, talvez sim, talvez não. Mas não é esta a questão: a questão é a de que a gente pode perceber que tem mais de uma consciência. É necessário estarmos atentos, para nos darmos conta... »

Busca

Colunistas