Roberto Nascimento

Para apimentar o debate democrático de ideias

Por em 11/03/2014
Para apimentar o debate democrático de ideias

Antes de 1964, podia-se votar no presidente de um partido e vice do outro. Assim venceu Jânio Quadros, da UDN, e João Goulart do PTB. Creio, que aquela forma causa distorções de toda ordem. Os dois ficam sempre de olho um no outro, o primeiro com medo das ações do segundo temendo uma conspiração... »

A mentira é uma regra…

Por em 06/03/2014
A mentira é uma regra…

No Brasil a lógica funciona ao contrário: socializam os prejuízos e privatizam o lucro. É uma coisa impressionante. Mas, sim, pelo menos temos banana (apesar de custar cinco reais a dúzia) e podemos dançar a vontade, pois ainda temos carnaval. A política de financiar grandes e até mega empresários, tornou-se inócua, pois eles não... »

O futuro está logo ali na esquina nos esperando

Por em 03/03/2014
O futuro está logo ali na esquina nos esperando

Os pobres de todas as etnias, que mofam nas cadeias sem direito aos recursos, pois nem possuem advogados para defendê-los, pois os defensores públicos, em menor número do que promotores e com salários infinitamente inferiores, não dão conta da demanda para realizar o serviço de defesa das classes menos favorecidas, o campezinato, o proletariado,... »

Reforma urbana: imprescindível e inadiável

Por em 16/02/2014
Reforma urbana: imprescindível e inadiável

Os prefeitos se preocupam demasiadamente em aumentar a arrecadação do IPTU. Não há planejamento urbano. Aqui no Rio de Janeiro, o antes aprazível bairro de Jacarepaguá, um dos mais arborizados da cidade maravilhosa, hoje agoniza. Somem os micos, os pássaros e as árvores, para dar lugar a imensos espigões, com uma barreira de concreto... »

Nunca houve um país verdadeiramente comunista no mundo

Por em 22/12/2013
Nunca houve um país verdadeiramente comunista no mundo

Os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels acreditavam que, para sucesso do regime comunista, o país onde deveriam ser implantadas as teorias econômicas descritas no livro “O Capital” seria na Inglaterra, país avançado no regime capitalista. Mas, ao contrário, quis o destino que o processo fosse iniciado em 1917 sob a liderança de Lenin... »

Chegou a hora do Parlamentarismo

Por em 10/07/2013
Chegou a hora do Parlamentarismo

Uma nova etapa do processo político foi inaugurada. Os jovens sinalizaram que querem mudanças em todos os níveis, principalmente em relação à corrupção ativa e passiva, que drena bilhões dos cofres públicos para o ralo das contas secretas nos paraísos fiscais, justamente o que falta para Educação e Saúde. Se o movimento vai arrefecer,... »

O espírito animal dos empresários tem caráter de predador

Por em 01/02/2013
O espírito animal dos empresários tem caráter de predador

Acredito que a entrega dos portos assim como dos aeroportos, por via de concessão para a iniciativa privada, não terá o condão de resolver os graves problemas estruturais resultantes do crescimento do Brasil nas últimas décadas. O Estado brasileiro quedou-se inerte nos últimos vinte anos. Deixou de investir na infraestrutura ao menos... »

Faltam estadistas, faltam homens de visão, mas sobram marqueteiros!

Por em 02/01/2013
Faltam estadistas, faltam homens de visão, mas sobram marqueteiros!

Os investimentos em infraestrutura são necessários, entretanto causam inflação e aumento da dívida pública. Infelizmente, os capitalistas brasileiros não arriscam seus bilhões de dólares em projetos com retorno de longo prazo, como portos, rodovias, aeroportos e refinarias. Fica nossos empresários animais à espera do Estado, que se endivida para manter a infraestrutura. Pegue-se o... »

O Iluminismo e as guerras

Por em 18/12/2012
O Iluminismo e as guerras

Em diversos períodos da humanidade, se massacrou em nome da pureza étnica, para se livrar de um inimigo percebido como “impuro”, encarnação do mal e do diabo. Com frequência os homens justificam seus crimes em nome de Deus. Os exemplos são muitos: a noite de São Bartolomeu, na qual, se mataram católicos e protestantes,... »

China em marcha para a crise

Por em 17/11/2012
China em marcha para a crise

Apesar da China ser a segunda maior economia do mundo, em condições de ultrapassar os EUA já em 2016, ainda existem muitos pobres e uma realidade de país subdesenvolvido. Os chineses são os maiores exportadores de capitais para paraísos fiscais, comprometendo a poupança interna e o investimento em infra-estrutura. Entretanto, a crise iniciada em... »

Busca

Colunistas