Roberto Nascimento

Ninguém liga mais…

Por em 31/03/2015
Ninguém liga mais…

O Executivo, o Legislativo e o Judiciário agem de acordo com as suas conveniências, de toda a ordem, principalmente a política. No fundo, os três poderes não estão cumprindo adequadamente seu papel constitucional. No caso da nomeação do novo ministro do Supremo, o Executivo deseja que o indicado seja simpatizante do PT, mas, recebeu... »

Está difícil acreditar em punição das empreiteiras

Por em 01/03/2015
Está difícil acreditar em punição das empreiteiras

Tenho minhas dúvidas acerca da punição das empreiteiras. Os advogados dessas empresas gigantes, poderosíssimas e megafinanciadoras de campanhas políticas, já foram chorar suas pitangas com o ministro da Justiça. Provavelmente para pressionar o governo com a ameaça de demissão de trabalhadores. Ora, advogados peticionam ao juiz e não ao governo. Nesse sentido, o Código... »

Socialismo pode conviver muito bem com a iniciativa privada

Por em 05/02/2015
Socialismo pode conviver muito bem com a iniciativa privada

O regime socialista convive perfeitamente com os postulados da iniciativa privada. O governo espanhol, quando pontuava o primeiro-ministro Felipe Gonzalez, exemplo que me veio a mente, seguiu firme até que se exauriu por não ter dado as respostas que o povo desejava. Então, venceu o Partido Conservador e até hoje nunca mais os socialistas... »

Socialismo às avessas!

Por em 20/01/2015
Socialismo às avessas!

O gargalo cada vez aperta mais pelo lado dos mais pobres. Enquanto os repasses do Bolsa Família continuarem aumentando, é lógica clara que a miséria cresce no país. Aliás, a escravidão ainda não acabou no Brasil, apenas mudou a maneira pela qual a elite conservadora tosa a liberdade do povo brasileiro. O salário mínimo... »

Reflexões sobre impunidade, desarmamento e corrupção

Por em 10/12/2014
Reflexões sobre impunidade, desarmamento e corrupção

Um ministro do STF confessou, em entrevista ao jornalão do Rio de Janeiro, que o povo já sacramentou a consciência de que a “Justiça” penal só existe contra os pobres e miseráveis e eles não fazem nada para mudar, pois continuam soltando bandidos do colarinho branco e possibilitando a fuga deles para a Itália,... »

Privatizar a Petrobrás?

Por em 05/12/2014
Privatizar a Petrobrás?

Entre as receitas para a crise que nos assola atualmente, a mais descrita nas entrevistas dos economistas que comandarão postos-chaves no futuro governo é a concessão de empresas públicas. É a receita da venda do patrimônio público, sem tirar nem por. Discordo frontalmente da possibilidade de privatização da Petrobrás, nossa maior empresa pública e... »

Pesquisa eleitoral confunde mais do que informa

Por em 06/08/2014
Pesquisa eleitoral confunde mais do que informa

Em primeiro lugar, pouco devemos confiar nos institutos de pesquisa, pelo histórico de erros na análise, que ocorrem em todas as eleições. Confundem muito mais do que informam aos eleitores e às vezes influem na tomada de decisão do cidadão na boca da urna. No entanto, tomando como base, até por hipótese, que o... »

A tragédia do Oriente Médio

Por em 30/07/2014
A tragédia do Oriente Médio

O erro fatal daquela histórica Assembleia-Geral da ONU ocorrida em 1947, criando o Estado de Israel, foi certamente ignorar os palestinos que viviam naquelas terras áridas. Um povo agraciado e outro sem pátria e obrigado a viver em guetos espremido entre as fronteiras do recém-criado povo judeu, o Líbano, a Jordânia, o Egito e... »

O drama de Getúlio Vargas e a solidão do poder

Por em 06/05/2014
O drama de Getúlio Vargas e a solidão do poder

O exercício do poder impõe a solidão pela sua própria natureza. São tantas as pressões, os interesses mesquinhos e a falta de patriotismo que os mandatários logo percebem a teia armada sobre suas cabeças. Ou entra nesse jogo de gato e rato, ou então pede para sair, como Jânio, ou é derrubado, como Jango.... »

Para apimentar o debate democrático de ideias

Por em 11/03/2014
Para apimentar o debate democrático de ideias

Antes de 1964, podia-se votar no presidente de um partido e vice do outro. Assim venceu Jânio Quadros, da UDN, e João Goulart do PTB. Creio, que aquela forma causa distorções de toda ordem. Os dois ficam sempre de olho um no outro, o primeiro com medo das ações do segundo temendo uma conspiração... »

Busca

Colunistas