Ricardo Marinho dos Santos

A pesquisa nas ciências sociais

Por em 30/05/2012
A pesquisa nas ciências sociais

O debate metodológico tem sido confuso nas universidades, o que tem como resultado a quase totalidade de falta de visão deste universo por parte dos alunos recém graduados. Como e por qual processo de investigação se formaliza uma pesquisa são perguntas que dificilmente poderiam ser respondidas pelos recém formados. Essas análises revelam-nos duas demandas... »

O educador

Por em 26/05/2012
O educador

O educador, dentro de uma das suas funções que é a de efetivar as relações políticas na parcela da sociedade que exerce influência direta, precisa ter a justa consciência dos mascaramentos ideológicos de sua atividade, fazendo valer a efetiva transformação do pensamento e das atitudes, com suas idéias e iniciativas concorrendo para uma educação... »

A pesquisa em educação

Por em 13/05/2012
A pesquisa em educação

Modernamente, o termo pesquisa tomou dimensão, devido à sua crescente popularização, expressiva e equivocada perante seu verdadeiro significado. Levantar dados, em sua maioria das vezes em fonte única, colher uma ou duas impressões sobre determinado assunto, se constitui em “concepção de pesquisa bastante estreita” segundo as autoras do artigo que estudamos neste fichamento. Melhor... »

Avaliação para crescer

Por em 25/04/2012
Avaliação para crescer

Engana-se o educador que, com as notas fechadas, boletins entregues e diários completos, pensa que estejam encerradas suas atividades pedagógicas. Dar provas, corrigi-las e entregá-las não é suficiente para o educador do novo milênio. É preciso saber onde estão as falhas para planejar o que e como ensinar. Basta que alguns alunos tenham ido... »

Os parâmetros curriculares nacionais e o currículo do ensino médio

Por em 13/04/2012
Os parâmetros curriculares nacionais e o currículo do ensino médio

Desde sua publicação e de sua devida distribuição às escolas os Parâmetros Curriculares Nacionais vêm se concretizando como expressão maior da suposta reforma do ensino no Brasil. O documento, no entanto, se constitui em intenção de direcionamento das ações governamentais para o ensino com o discurso de projeto inovador, de reformas concretas, inclusive, configurando... »

Diferentes abordagens da avaliação educacional

Por em 03/04/2012
Diferentes abordagens da avaliação educacional

As escolas estão preocupadas com os resultados. Principalmente dos resultados das provas finais, pois a escola também passa pelo processo avaliativo da sociedade a qual presta serviço. Afinal a escola que consegue promover seus alunos, que apresenta gráficos que demonstram relativos percentuais de promoção, pode se vangloriar de, na média, estar exercendo um bom... »

A educação à distância no Brasil

Por em 24/03/2012
A educação à distância no Brasil

A educação à distância, tendo como um de seus principais objetivos ampliar os conhecimentos dos alunos por meio da igual ampliação dos espaços educacionais vem de encontro às características geográficas e econômicas do Brasil. País de dimensões continentais, com áreas de predomínio da pobreza e consequente exclusão cultural e social, faz-se necessário, quando não... »

Avaliação da aprendizagem escolar na prática docente

Por em 13/03/2012
Avaliação da aprendizagem escolar na prática docente

A avaliação escolar vem sendo estudada por diferentes enfoques. Objeto de pesquisas freqüentes, vários autores têm contribuído com proposições e posicionamentos inerentes a enfoques de tratamentos tecnológicos, sociológicos, políticos, filosóficos e educacionais. Sendo uma prática inerente ao exercício profissional, todo professor convive com o tema da avaliação da aprendizagem desde a conclusão da graduação.... »

A avaliação educacional segundo a visão dos alunos

Por em 26/02/2012
A avaliação educacional segundo a visão dos alunos

O professor avalia o aluno por suas respostas, por seu posicionamento de atenção ou não, por suas atitudes, assim como o aluno avalia o professor por sua fluência verbal, por se fazer entender com maior ou menor dificuldade, por realizar seu trabalho com satisfação ou não, e, deste modo temos além da espontaneidade da... »

Por que só o professor?

Por em 19/02/2012
Por que só o professor?

O professor no processo ensino-aprendizagem se relaciona principalmente ao desempenho escolar e, sem ele, não se faz escola. Os demais fatores que nos permitem fazer uma leitura do universo escolar podem nos levar a crer que as relações de poder existentes na escola tornam o professor, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da realidade... »

Busca

Colunistas


stivali ugg outlet italia online canada goose jacka dam billigt ralph lauren pas cher ugg pas cher bottes uggs pas cher hollister online shop Hollister Outlet Online Shop Deutschland Hollister Outlet Online Shop Deutschland Hollister Online Shop Deutschland Sale Hollister Sale Online Shopping Canada Goose Schweiz doudoune parajumpers pas cher Ropa Hollister Espa?a Online hogan 2014 hollister france