Principal » Artigos de Ricardo Guimarães
Ricardo Guimarães

Lista de negócios (ou pseudonegócios) que não recomendo!

Constantemente sou consultado se empresa X ou Y é pirâmide ou se tem uma irregularidade. Diversas vezes, como meus colegas, já manifestei minha opinião sobre empresas e negócios. Quem decide se uma empresa é ou não uma pirâmide financeira é o Juiz, depois de uma denúncia formal feita pelo Ministério Público. Minha opinião não define se as empresas listadas são ou não são uma pirâmide ou se possuem irregularidades, mas é um indicador importante para quem valoriza meu parecer, o que pode evitar dores de cabeça futuras. Não irei discutir nem descrever os motivos que me fizeram listar aqui, por isso, por favor, não questione porque não responderei. Se meu parecer tem valor, faça bom uso, se não tem, apenas ignore-o e pague para ver as consequências de sua própria escolha e responsabilidade.
Ricardo Guimarães

Você sabe se programar?

Já reparou que às vezes você dirige seu carro ou caminha para casa com o pensamento em algo específico e repentinamente chega ao seu destino, sem compreender como conseguiu fazer tanta coisa e ainda chegar com segurança? Você parou nos sinais de trânsito, não atropelou ninguém e não bateu em nada! Isso ocorre porque o nosso subconsciente está programado para saber chegar em casa, mesmo que de forma consciente você esteja pensando em outra coisa. É a repetição que ajuda a programar o subconsciente, que muitas vezes também chamamos de instinto, condicionamento ou dom.
Ricardo Guimarães

A vida é como um videogame

A vida é um constante aprendizado. O videogame imita a vida. Você alguma vez jogou videogame do Mario Bros? Quando iniciamos o jogo pela primeira vez, tudo é muito difícil, vários aspectos desconhecidos e não sabemos quais os desafios que estão reservados ao jogador. Parece impossível conseguir jogar como os mais experientes, mas algo nos faz agir no sentido de tentar pelo prazer da diversão e desafio. E assim a aventura inicia com mais erros do que acertos. Ora estrelinhas, ora sapos, tartarugas ou varinha mágica. Objetos e seres estão dispostos no caminho e cada um pode ser útil mais à frente ou representa um revés que lhe “rouba uma vida”. O fato é que tudo conta para completar um nível. Muitas tentativas e recomeços até que... bingo... completamos o primeiro nível.
Ricardo Guimarães

Resistência para a força

Daí descobri que a natureza é perfeita e uma grande professora de comportamento e filosofia. A minha interferência cheia de boas intenções só atrapalhou o desenvolvimento da borboleta. O fato é que ao se esforçar por passar pelo pequeno orifício, os fluidos do corpo são bombeados para as capilaridades da asa, dando a ela a estrutura necessária para poder voar. Assim é a vida. Geralmente para desenvolvermos força, precisamos da resistência. O esforço nos fortalece. Quando fazemos coaching, precisamos conter o ímpeto de facilitar sempre as coisas e considerar quando o treinando precisa passar por uma determinada dificuldade para que ele possa de fato fortalecer-se e obter a base para a melhor compreensão do valor do ensinamento que está sendo transmitido.
Ricardo Guimarães

Viva com Paixão

A paixão nos transforma. Ela muda nosso estado de “manutenção” para o estado de alerta e entusiasmo. A paixão não vem sem junto vir a mudança; para que haja mudança é preciso uma escolha. Passamos grande parte do tempo tentando manter o que temos - não há nada de errado nisso. Mas precisamos nos questionar diariamente com a seguinte pergunta: E se ... , como seria? E se eu fosse promovido, como seria? E se eu tivesse um negócio próprio, como seria? E se eu ganhasse o dobro que ganho, como seria? E se eu escrevesse um livro, como seria? E se eu tivesse um filho, como seria? E se eu viajasse para Bali, como seria?
Ricardo Guimarães

Duas forças sutis, mas poderosas

A vida é regida por leis imutáveis. A lei da gravidade é uma delas, onde a energia se manifesta de forma evidente e mensurável. Mas o Universo possui diversos tipos de energias. Algumas são mais sutis, mas não menos poderosas. Ainda que falte uma escala para medi-las, elas podem ser comprovadas pela simples constatação na aplicação do seu uso. Estas leis funcionam no conjunto da lei da atração - incluindo a gravidade, pois é a Terra que atrai a matéria para si de forma magnética. Vejamos estas energias...
Ricardo Guimarães

O jogo é o mesmo para todos

Por vezes, percebo uma infindável guerrilha no marketing de rede que é muito nociva. Ela ocorre quando uma pessoa não está bem-sucedida em determinada empresa e muda para uma outra empresa. Pela mudança, ela naturalmente ganha nova energia e passa a agir com o mesmo entusiasmo que tinha ao começar na empresa anterior, apenas com um pouco mais de experiência. Como é de se esperar, este entusiasmo leva a agir mais do que ela estava agindo na sua fase decadente da empresa anterior - decadência, pois se ela estivesse em pleno êxito, ela não faria a mudança. Não quero dizer que empresas não têm problemas, mas apenas afirmo que nossa crença (em nós mesmos no negócio) é que é o principal problema.
Ricardo Guimarães

A felicidade não está no destino

É comum dizermos que "serei feliz o dia que tiver minha própria casa" ou "serei feliz quando eu tiver o carro X ou fizer a viagem Y". E depois que isso é realizado, onde fica a felicidade? Claro que em pouco tempo se tornará num vazio, se for essa a sua forma de pensar. Isso aconteceu comigo quando comprei meus carros, minha casa, meus barcos e meu avião. Foi quando eu percebi que tinha que parar para repensar meus valores e a minha vida.
Ricardo Guimarães

Sonhe, mas mantenha o foco

Imagine que está visitando o Rio de Janeiro pela primeira vez e pega um taxi no aeroporto. Afinal, hoje se concretiza um grande sonho da sua vida. Aqueles lugares belíssimos que você viu apenas na TV e por fotografias estão ao seu alcance. Como apaixonado pelo Rio, você estudou tudo sobre os locais a visitar na cidade. Você está tão excitado que pede para ir a Ipanema para ver o mar antes de ir para o hotel deixar as malas. Chegando à Lagoa o trânsito está um pouco lento e você diz ao motorista que quer ir ao Cristo Redentor.
Ricardo Guimarães

Tomando responsabilidade pelo seu crescimento pessoal

Você pode mudar sua trajetória agindo, tentando fazer as mesmas coisas, mas de forma diferente. Pule de cabeça, ou se preferir, com os dois pés ao mesmo tempo e aprenda algo novo. Se você calça 35 seu sapato não poderá ser número 32. Se seu pé crescer para 40, a única maneira de calçar seus pés será com 40 e não mais com 35. O mesmo vale para seu cérebro. Não sabe como crescer? É simples, peça um amigo para lhe ensinar um conhecimento no qual ele é bom. Peça indicações de bons livros e aprenda tudo palavra por palavra.