Renato Kress

Sobre o rapaz, o poste, o crime e o medo

Por em 25/02/2014
Sobre o rapaz, o poste, o crime e o medo

O medo é um dos companheiros mais comuns em nosso cotidiano. Ele está presente não só quando ligamos a TV e não vemos, quase nunca, nenhuma notícia sobre qualquer descoberta científica dos laboratórios brasileiros, mas somente tomadas aéreas de povos indignados que, se estiverem fora do Brasil serão considerados “manifestantes” e, se estiverem dentro... »

“Você não está entendendo!”

Por em 17/10/2013
“Você não está entendendo!”

Antes de soltar uma frase dessas, certifique-se de que a pessoa simplesmente não discorda de você. Entender e concordar são coisas completamente diversas. Um dos piores tipos de arrogância é a arrogância intelectual, a pretensão de que qualquer ser humano teria acesso à pura e perfeita (e geralmente nazista, intolerante e preconceituosa) “razão”. A... »

Do vândalo e do baderneiro

Por em 15/06/2013
Do vândalo e do baderneiro

Vândalo é quem luta por seus direitos ou quem nega todos eles e te enche de porrada quando você luta por eles? Baderneiro é quem não suporta a pressão dos abusos do preço, do imposto, da passagem, da comida, das mentiras patrocinadas na TV e reage pela dignidade sobre seu próprio futuro ou quem... »

A serpente e a semente

Por em 07/12/2012
A serpente e a semente

O psicólogo suíço Carl Gustav Jung, obcecado pelo estudo da dimensão inconsciente de nossas mentes, trouxe da alquimia medieval o termo "enantiodromia", que significa que superabundância de uma força produz seu inverso. O excesso de limites de uma sociedade dará ensejo a uma nova geração libertária tanto quanto uma geração excessivamente liberal tenderá a... »

Dinâmicas entre estratégia e tática

Por em 02/10/2012
Dinâmicas entre estratégia e tática

Quando se tem o desejo de treinar ou instruir pessoas é imprescindível que se atente ao fato de que é necessário adquirir conteúdo. Conhecer e aprender, com tudo e com todos, implica tanto numa postura disciplinada em horas de leituras coordenadas, quanto em humildade, para que saibamos aprender com tudo e com todos... »

O bem, o mal e o neoliberal — parte 2

Por em 07/09/2011
O bem, o mal e o neoliberal — parte 2

A tendência da defesa contínua, como a defesa necessária dentro de um ambiente de trabalho, é a de se cristalizar, gerando a banalização da injustiça, da humilhação, da violência cotidianas. Caso contrário os trabalhadores enlouqueceriam diante das pressões criadas pelo sistema neoliberal de organização, ou de desorganização premeditada e lucrativa, do trabalho. »

O bem, o mal e o neoliberal

Por em 01/09/2011
O bem, o mal e o neoliberal

O aparato midiático neoliberal, submisso à lógica econômica, nos enleva a uma situação psicológica de guerra econômica, nos fazendo crer que, em nome do (todo poderoso) capital, estariam em jogo, com a mesma gravidade de uma guerra, a sobrevivência da nação e a garantia da liberdade. Este artigo recorre a um ponto que parece... »

Caostemporaneidade

Por em 23/08/2011
Caostemporaneidade

Estive prestando atenção em quantas vezes ouço ou leio a palavra “caos” nos livros, jornais e revistas quando escritores, articulistas ou “especialistas” de todas as áreas se detém a falar sobre a contemporaneidade. Diria que se trata de um tema cult hoje em dia, estando presente em congressos, livros, discussões acadêmicas e mesmo conversas... »

Umbigos

Por em 05/08/2011
Umbigos

Sinto-me ligeiramente leve ao crer que o mundo não está nem cabe no meu umbigo. Isso é saudável e mantém a sanidade do homem contemporâneo que deixa de se esmagar querendo se exigir ser o nexus da vida, das culturas, das lógicas e das possibilidades. O ser humano passa a podar vinte e quatro... »

Raízes do Cristianismo

Por em 24/12/2010
Raízes do Cristianismo

Creiam ou não Jesus não morreu como um Pop-Star. Em sua gênese o cristianismo era só mais uma dentre as várias doutrinas religiosas orientais. Nascida no seio da religião judaica que, como todas as religiões antigas, era nacional ou própria a uma população em particular, ele trazia, contudo, uma perspectiva completamente nova: a idéia... »

Busca

Colunistas