Renata Iacovino

Fases e faces

Por em 14/04/2015
Fases e faces

As diferentes fases nos revelam faces diversas. Em suas facetas, o ser humano se modifica, se multiplica, encolhe-se, expande-se, esbraveja, silencia, indigna-se, conforma-se... tudo em nome de uma busca incessante. De fato, é um caminho que só se finda quando é finado o seu tempo. Tais fases, não raro, se apresentam de maneiras opostas,... »

Informação ou intolerância?

Por em 09/04/2015
Informação ou intolerância?

Outro dia ouvi de uma conhecida que a era em que estamos vivendo, a da informação, é, em sua face real, a era da intolerância. Nenhuma novidade... Não obstante o movimento contrário também existir, ou talvez resistir, a força da intolerância mostra-se, boa parte do tempo, superior nesse braço de ferro. O excesso... »

Viver é administrar

Por em 11/11/2014
Viver é administrar

Quem é capaz de discordar? Não à toa deparamo-nos com afirmações, aqui e ali, de que com quanto menos nos comprometermos... melhor! E qual seria esse compromisso? A meu ver, de toda espécie. Por exemplo: não carregar chaves, não cultivar pensamentos, não desenvolver conhecimentos, não (su) portar peso (nos múltiplos sentidos), não, não, não...... »

O gosto que se discute

Por em 03/11/2014
O gosto que se discute

Alguns dizem que gosto não se discute. Outros que: gosto não se discute, lamenta-se. Penso que dá para discutir, ou melhor, falar a respeito. O problema é como... Afinal, é difícil levar uma conversa adiante, sobre bom ou mau gosto, que não envolva nosso juízo de valor. E consequentemente, nosso julgamento. Porque quando julgo... »

A esperança em Suassuna

Por em 30/09/2014
A esperança em Suassuna

As histórias contadas e vividas por Suassuna nos aproximam, num momento ou noutro, de nossas raízes. Não raízes fabricadas, porque aí nem são raízes, mas por aquelas que, ao ter contato, nos tocam sem pedir licença, nos envolvem como que... falando nossa língua! É impossível não resgatarmos nossa autoestima ouvindo seus ensinamentos; é difícil... »

Angústia fora de moda

Por em 15/09/2014
Angústia fora de moda

Em conversas aqui e ali, menos superficiais, com amigos, conhecidos e colegas, tem ocorrido de forma constante o pedido de desculpas quando o tom destas acaba se encaminhando para lamentações, angústias, desabafos... Parece que tais colocações se transformaram em algo proibido, em manifestações fora do contexto. Isto sempre me surpreende, pois considero esse diálogo,... »

Falso ou verdadeiro?

Por em 06/06/2014
Falso ou verdadeiro?

Com frequência ouço, aqui e ali, que para obter algum destaque nas artes, em qualquer arte (artes plásticas, música, dança, poesia...) é preciso mais do que criar. É preciso trazer algo inovador. Só esta palavra, por si, põe-me já desconfiada... Quer dizer que basta ser inovador para ter garantido o ingresso a uma possível... »

Correndo da competição

Por em 14/02/2014
Correndo da competição

Competição, até onde eu me lembro, nunca foi uma palavra que me atraiu. Nem a palavra, nem a ação. Se competimos, normalmente, é com o intuito de vencer. Necessitamos ser mais e melhor que o outro; precisamos estar à frente, mesmo que seja um mísero passo à frente.Competimos, enfim, conosco mesmo, pois estamos sempre... »

Vícios reais e virtuais

Por em 17/01/2014
Vícios reais e virtuais

A que ponto de escravidão chegamos! A nomofobia é o medo de perder o celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia, afetando, principalmente, os viciados em redes sociais, que não suportam a ideia de ficar desconectados. Parece surreal, mas é – bem! – real! Desconectados estamos todos... »

A utopia do silêncio

Por em 13/09/2013
A utopia do silêncio

Somente ao cair da tarde, depois de todos se retirarem, é possível perceber a poluição sonora com a qual convivemos diariamente no ambiente de trabalho. Dezenas de aparelhos ligados ao mesmo tempo... computadores, impressoras, copiadora, ar condicionado, telefones fixos e móveis, falazar... a sala emudece após os equipamentos serem desligados. É quase possível ouvir... »

Busca

Colunistas