Percival Puggina

Marina Silva? Cuidado!

Por em 18/08/2014
Marina Silva? Cuidado!

Seu primeiro alinhamento político deu-se com filiação ao Partido Comunista Revolucionário (PRC), célula marxista-leninista albergada no PT onde militou durante uma década. Foi fundadora da CUT do Acre e lá, filiada ao PT, conseguiu o primeiro de uma série de mandatos legislativos: vereadora em Rio Branco, deputada estadual, senadora em dois mandatos consecutivos. Em... »

Revolução lenta, gradual e segura

Por em 11/08/2014
Revolução lenta, gradual e segura

Mudanças sociais importantes se fazem por reforma ou por revolução? Tem-se aí pano para muita manga e a sobra ainda dá um colete razoável. No final do século 19 estabeleceu-se um debate acerca dos caminhos para alcançar a nova ordem social, política e econômica almejada pelos comunistas. Alguns autores passaram a defender que os... »

O governo rico já não vê o povo pobre

Por em 09/08/2014
O governo rico já não vê o povo pobre

A cartilha manda repetir sempre as mesmas coisas, ainda que não resistam a uma acareação com os fatos, porque a repetição se impõe à razão e acaba sendo mais convincente do que eles. Não importa que o realejo cause lesão por esforço repetitivo. O resultado compensa. Assim, ao longo dos anos, nossos ouvidos enrouqueceram... »

Lula e as elites

Por em 05/08/2014
Lula e as elites

Todos sabemos. Lula tem um problema com as elites. É só ficar solto no palanque, sem texto para ler, e lá vem ele com seu xingamento às elites, para adequar o conteúdo do discurso ao modo vulgar de discursar. Tudo muito postiço, como nos políticos que usam os pronomes e as concordâncias segundo o... »

Veias abertas da América Latina

Por em 03/08/2014
Veias abertas da América Latina

No "Correio do Povo" do dia 20 deste mês o jornalista Juremir Machado da Silva recorda o quanto era difícil nos anos 80 encontrar nas bibliotecas exemplares do livro "As Veias Abertas da América Latina". Esse era o livro mais indicado pelos professores e mais procurado pelos alunos. E continua muito recomendado ao que... »

Estranhas confabulações…

Por em 30/07/2014
Estranhas confabulações…

Mergulhou fundo em estranhas confabulações o relatório do TCU sobre a aquisição da refinaria de Pasadena. Saiu ensopado, mas saiu como o governo queria, nada respingando para o lado do Conselho de Administração. Ou seja, para o lado da presidente Dilma, que, à época da inconcebível compra, pilotava o órgão de aconselhamento superior da... »

Onde a realidade melhor se esconde

Por em 26/07/2014
Onde a realidade melhor se esconde

Por inusitado que pareça, um dos modos mais eficientes de ocultar a realidade é escondê-la atrás dos números. A vantagem proporcionada por esse método está no sentimento de que “números não mentem”. Contudo, eles podem ser enganosos, sim. Muitas vezes, quem deseja ocultar a realidade usa dos números como se fossem pecinhas de um... »

Machismo e coisificação da mulher

Por em 22/07/2014
Machismo e coisificação da mulher

Têm sido frequentes os casos de jovens que se deixam fotografar nuas por seus namorados e, depois, passam pelo constrangimento de saber que essas imagens foram postadas nas redes sociais. As consequências de tão imprópria prova de amor desabam sobre a parte frágil, determinando padecimento, processos judiciais, enfermidades psíquicas, crises de adaptação social e... »

Os bilhões de Dilma

Por em 14/07/2014
Os bilhões de Dilma

Se você reparar bem, a cada abalo que o governo da presidente Dilma registra em sua sacolejada escala Richter, segue-se algum plano mirabolante ou algum anúncio bilionário destinado a acalmar as ondas. Seja o abalo moral ou político, a reação oficial vem sempre de um ou de outro modo. Ora o governo anuncia providências... »

O Brasil perdeu. Perdeu?

Por em 11/07/2014
O Brasil perdeu. Perdeu?

Nos últimos meses, muito se discutiu, muito se escreveu sobre a Copa e sobre a conveniência de sua realização no Brasil. Pois bem, caros leitores, o momento da derrota se mostra oportuno para avaliarmos o quanto o evento e suas circunstâncias são fúteis e transitórias. Hospedar o circo da FIFA, a cadeia produtiva do... »

Busca

Colunistas