Pedro do Coutto

Decisão no segundo turno

Por em 25/09/2014
Decisão no segundo turno

O Datafolha acentua que 59% (dos 17%) iriam para Marina Silva e que 22% rumariam para Dilma Rousseff. A fração de 19% (dos 17 pontos) tende a votar em branco ou anular o voto, evidentemente caso o candidato não se classifique para a final. No momento são 13% os que têm intenção de anular... »

Dilma confirma as denúncias

Por em 16/09/2014
Dilma confirma as denúncias

A presidente da República destaca ter pedido informações à Polícia Federal e ao Ministério Público pata tomar providências em relação aos funcionários do governo denunciados pelo ex-diretor, cujo envolvimento classificou de estarrecedor. Ela enfatizou que (durante a primeira parte de seu mandato) não tinha a menor ideia de que havia um esquema criminal na... »

Disputa acirrada entre Dilma e Marina

Por em 13/09/2014
Disputa acirrada entre Dilma e Marina

Ao que tudo indica para Marina, já que na pesquisa simulada para o desfecho de 26 de outubro (o primeiro turno é no próximo dia 5), Marina atinge 47 pontos e Dilma alcança 43. Mas é indispensável considerar que a diferença projetada anteriormente já foi maior. Vem diminuindo. No final de agosto, por exemplo,... »

Lembrando a renúncia de Jânio Quadros

Por em 03/09/2014
Lembrando a renúncia de Jânio Quadros

No dia 25 de agosto de 1961, depois de eleito em 60, o presidente Jânio Quadros renunciou abrindo enorme crise política e proporcionando clima para um movimento político militar, liderado pelo governador da Guanabara, Carlos Lacerda, contra aposse do vice João Goulart. Naquela época, a eleição do vice era separada da eleição do presidente... »

Marina Silva, uma arrancada espetacular!

Por em 31/08/2014
Marina Silva, uma arrancada espetacular!

A pesquisa do Datafolha divulgada pelo "Jornal Nacional" de sexta-feira e objeto de reportagens na "Folha de São Paulo" e de "O Globo" de sábado, revela uma arrancada espetacular de Marina Silva nas intenções de voto para presidente da República nas urnas de outubro. Num espaço de tempo de quinze dias, ela avançou treze... »

Dúvidas nas pesquisas eleitorais

Por em 13/08/2014
Dúvidas nas pesquisas eleitorais

O Ibope divulgou na noite de quinta-feira (dia 07/08), pelo Jornal Nacional, nova pesquisa sobre as intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro, detalhada através de excelente matéria de Júnia Gama, em "O Globo" do dia seguinte, sexta-feira. O quadro manteve-se estável, em relação ao levantamento de julho, com Dilma Rousseff liderando... »

Candidatos terão que despertar emoção na TV

Por em 07/08/2014
Candidatos terão que despertar emoção na TV

As campanhas eleitorais só aquecem a partir do momento em que os confrontos, através da emoção, adquirem o caráter de competições esportivas. As reações que despertam não são totalmente lógicas ou decorrentes de injeções de tecnicalidade. Ao contrário. Emoção é emoção, nem sempre se explica na vida comum. Muito menos em matéria de eleições,... »

Deve haver segundo turno

Por em 25/07/2014
Deve haver segundo turno

Com base na pesquisa do Ibope, divulgada terça-feira pela Rede Globo e ontem simultaneamente pelo "O Globo" e "O Estado de São Paulo", comparando-se seus números com os do Datafolha, publicados na semana anterior pela "Folha de São Paulo", verifica-se que as diferenças são muito pequenas, em algumas situações até mínimas. É o caso,... »

Dilma revê estratégias de campanha

Por em 20/07/2014
Dilma revê estratégias de campanha

A primeira rodada da série de pesquisas a serem realizadas pelo Datafolha em articulação com a Rede Globo, objeto de reportagem de Ricardo Mendonça publicada na Folha de São Paulo, vem acentuar a necessidade de a presidente Dilma Rousseff rever suas alianças estaduais a partir de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, representando... »

Na disputa eleitoral, as vantagens de quem ocupa o poder

Por em 10/06/2014
Na disputa eleitoral, as vantagens de quem ocupa o poder

Em artigo muito bom, publicado na "Folha de São Paulo", edição de 05 de junho, Eliane Cantanhêde critica as entrevistas da presidente Dilma Rousseff programadas pelo Planalto junto a algumas emissoras, nas quais a chefe do executivo fala confortavelmente a respeito de assuntos relacionados com a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira. Em... »

Busca

Colunistas