Pedro do Coutto

Dilma entrou pelo cano, e nós também!

Por em 26/03/2015
Dilma entrou pelo cano, e nós também!

O jornal britânico "Financial Time", matéria transcrita pelo "O Globo" na edição de 23, prevê que a situação econômica brasileira pode se agravar em 2015 e até estender-se por mais tempo. De fato, esse é o desafio que se coloca à frente da presidente Dilma Rousseff: sair da crise o mais rapidamente possível, pois... »

As confusões de Levy

Por em 22/03/2015
As confusões de Levy

O titular da Fazenda pede rapidez para aprovação do projeto que introduz modificações na contabilidade fiscal do país, incluindo as desonerações nas folhas de pagamento das empresas, mas surpreendentemente, a meu ver, diz que o governo ainda está concluindo a elaboração da matéria que, em princípio, substitui a medida provisória devolvida pelo senador Renan... »

Constituição blinda Renan e Cunha contra ações judiciais

Por em 12/03/2015
Constituição blinda Renan e Cunha contra ações judiciais

Os que sonharam que os processos, mesmo na esfera do Supremo Tribunal Federal, vão transcorrer rapidamente contra Renan e Eduardo Cunha, principalmente entre aqueles que possuem foro especial, estão enganados. Basta ler os artigos 53, 54 e 55 da Constituição para se chegar a esta conclusão. Há uma série de obstáculos a serem transpostos... »

A mentira do superávit primário

Por em 04/03/2015
A mentira do superávit primário

A presidente Dilma Rousseff vai editar um decreto ampliando em 65,5 bilhões de reais os cortes nos gastos do Tesouro até o mês de abril, no sentido tanto, é claro, de reduzir as despesas públicas, quanto para assegurar o enigmático superávit primário, que não passa de um sofisma para os desembolsos e receitas do... »

Queda no consumo confirma projeções de Joaquim Levy

Por em 24/02/2015
Queda no consumo confirma projeções de Joaquim Levy

Sem dúvida. Os preços efetivos dispararam. E não podia ser de outra forma. Subiram os combustíveis, as tarifas elétricas, transportes, alimentação, além de impostos. Caso do Imposto de Renda é típico de um aumento indireto. Uma correção de 4,5% para os abrangidos pelas declarações anuais quanto à correção do que antecipadamente pagaram na fonte.... »

Advogados de empreiteiras abalam José Eduardo Cardozo

Por em 20/02/2015
Advogados de empreiteiras abalam José Eduardo Cardozo

Os advogados de empresas empreiteiras que procuraram e foram recebidos pelo ministro José Eduardo Cardozo, com seus clientes figurando entre os acusados pela Operação Lava jato, cometeram um erro enorme e, no final de mais esse capítulo, abalaram seriamente a posição política do titular da Justiça. O juiz Sérgio Moro e o ministro aposentado... »

Outra derrota para o governo

Por em 03/02/2015
Outra derrota para o governo

A perspectiva de um novo insucesso espera o governo no caminho. A votação da Medida Provisória que estabelece cortes sociais, restringindo a concessão do seguro desemprego, cortando o abono do INSS aos aposentados e pensionistas de renda mais baixa, além da redução de 50% nas pensões por morte deixadas pelos trabalhadores e servidores públicos... »

Roubos e rombos explodem em todo o país!

Por em 22/01/2015
Roubos e rombos explodem em todo o país!

Não há como deixar de reconhecer que o Brasil, infelizmente para a enorme maioria da população, está vivendo um estado de calamidade pública, com roubos e rombos acontecendo e explodindo a torto e a direito, em todas as escalas, em todas as direções. Na administração pública, a desonestidade, que antigamente era uma exceção, ameaça... »

Novos impostos e tarifas terão que refletir na inflação

Por em 18/01/2015
Novos impostos e tarifas terão que refletir na inflação

Num café da manhã com jornalistas, o ministro Joaquim Levy revelou que nos próximos dias o governo deve anunciar aumento de alguns impostos e reajustes de tarifas. Reportagem de Sônia Fernandes e Valdo Cruz, Folha de São Paulo de quarta-feira 14, focalizou amplamente o tema com as declarações do titular da Fazenda. Acrescentou, no... »

A maior despesa do Governo

Por em 16/01/2015
A maior despesa do Governo

A dívida interna do país soma algo bem próximo dos 2 trilhões de reais. É sobre este total que incide a taxa anual Selic, de 11,75%. O que representa um desembolso superior a 200 bilhões ao longo de doze meses. O superávit primário, assim chamado, reside no confronto entre a receita e a despesa... »

Busca

Colunistas