Pedro César Alves

Navegando pelo mundo das letras

Por em 04/03/2015
Navegando pelo mundo das letras

Retomando o meu pensar, somos leitores, e desde sempre. Ou seja, desde que nos conhecemos como tal que somos, fazemos leituras. Começamos a ler o que está a nossa volta, e depois o nosso mundo vai crescendo, descobrindo novos horizontes, passando também a conhecer e dominar as letras. E o nosso mundo não para... »

Hoje e os bons tempos que se foram…

Por em 09/01/2015
Hoje e os bons tempos que se foram…

Outro dia na Igreja foi pregado que devemos ter memória. Com valor expressivo na memória positiva. Nela, as lembranças positivas nos impulsionam a querer ir mais longe. E assim, hoje, antes de começar a fazer algumas coisas na vida (férias é bom por causa disso), abri o Facebook e vi fotos maravilhosas, de lugares... »

Discursos e ações

Por em 03/01/2015
Discursos e ações

No primeiro dia do ano, às quinze horas, diante da televisão, fiquei a pensar: precisamos passar dos belos discursos a ações mais eficazes. E assim o Brasil, nós brasileiros, estamos sempre a ouvir os discursos políticos, os discursos empresariais, os discursos religiosos, os discursos familiares – e então, depois de ouvir tudo, o que... »

Festas de final de ano

Por em 19/12/2014
Festas de final de ano

Como sempre acontece em todos os anos: este dois mil e catorze em breve também se finda e com ele as festas começam a acontecer, as confraternizações, as despedidas escolares com apresentações de mural e sarau, entre outros. Então, lembremo-nos do espírito natalino, da união que foi pregada pelo Grande Mestre e resolvemos pôr... »

No meu tempo era assim…

Por em 10/12/2014
No meu tempo era assim…

No meu tempo de criança era assim, já ouvimos dizer várias vezes tal enunciado, mas também pensamos, pelo menos eu pensei, será que um dia vai acontecer comigo? No meu tempo, ou seja, agora, alguns poucos ainda se preocupam com a atividade da escrita. No futuro: será que terão essa preocupação de registrar os... »

O lado sombrio da vida

Por em 25/11/2014
O lado sombrio da vida

Em tudo na vida há o lado sombrio. Apesar de ser sombrio, o ser humano gosta. E uso o vocábulo gosta aqui no sentido de não poder viver sem pensar no mesmo. Significa, também, o lado misterioso da vida. E este lado realmente causa transtornos aos que não são bem equilibrados, ou possuem tendências... »

Casamento por adesão

Por em 21/11/2014
Casamento por adesão

Num papo muito bem descontraído numa das manhãs desta última semana, surgiu no meu ambiente de trabalho uma questão que deve atormentar muitas mentes sadias – como chamar tantos amigos para o seu casamento, tendo em vista o custo (e até mesmo o capitalismo que denominamos custo-benefício)? E conversa vai, conversa vem, aparece uma... »

Livros e política podem andar juntos

Por em 22/10/2014
Livros e política podem andar juntos

Esta semana dirigi-me à biblioteca e, andando entre as estantes de livros, me senti flutuar pelo paraíso das letras, e ainda me perguntei: por que será que grande parte da população não gosta de ler? Onde será que se encontra o erro do não fazer leitor neste Brasil? E, das inúmeras respostas que poderia... »

Rumo ao desconhecido

Por em 11/10/2014
Rumo ao desconhecido

Creio que todos, ou quase todos, já tiveram vontade de sair sem rumo, ou apenas rumo ao desconhecido. Eu também já tive essa vontade e realizei: em cima de uma moto saí sem destino e, quando dei conta, estava em Porto Alegre, claro que dias depois da partida. Outros também gostam de escrever a... »

Logosofia, o que é?

Por em 28/09/2014
Logosofia, o que é?

Outro dia acessando o meu site vi uma propaganda que me chamou a atenção, falava sobre um assunto que nunca tinha lido ou ouvido falar: logosofia. Sou um pouco curioso, deixei tudo o que estava fazendo e fui à procura desta nova palavra para o meu vocabulário. Descobri que é uma palavra de origem... »

Busca

Colunistas