Pedro Bondaczuk

Deixai os namorados

Por em 08/08/2014
Deixai os namorados

O saudoso poetinha, Vinícius de Moraes, por tudo o que escreveu, em verso e prosa, bem que poderia ser considerado uma espécie de “patrono nacional dos namorados”. Quase tudo o que nos legou – quer se trate de poesia, quer de crônicas, quer, e principalmente, de letras de inesquecíveis canções que enriquecem e valorizam... »

Liberdade de imprensa

Por em 01/08/2014
Liberdade de imprensa

Os meios de comunicação, com todas as suas deficiências, naturais quando se trata de alguma obra humana, são indispensáveis nas sociedades contemporâneas. Não se concebe, hoje em dia, uma civilização, que realmente mereça essa designação, sem telefones, jornais, rádio, televisão e internet, com sua multiplicidade de portais e de blogs, que não param de... »

Mudando a forma de pensar

Por em 28/07/2014
Mudando a forma de pensar

Muitos, quando abordados a respeito, desconversam e sentenciam: "não gosto e não entendo de política". Pode até ser. Mas tais pessoas confessam, então, não entender os próprios atos que praticam no cotidiano. Não compreendem o que fazem todos os dias, desde o momento em que acordam, até que se deitam. "Política", queridos leitores, é... »

Falência das utopias

Por em 22/07/2014
Falência das utopias

Somos bombardeados, 24 horas por dia sem cessar, e em todos os veículos de comunicação, por notícias e mais notícias ruins, como crimes, assaltos, roubos, estupros, traições, atos de corrupção etc.etc.etc. Há tempos que não leio, não vejo e nem ouço nada de positivo na mídia, e não importa se impressa, eletrônica ou qualquer... »

Persistência e teimosia

Por em 19/07/2014
Persistência e teimosia

A observação atenta do comportamento das pessoas é excelente exercício, útil, se não indispensável, ao escritor, notadamente ao que se dedica a obras de ficção. É precioso subsídio na elaboração de personagens autênticos, verossímeis, de carne e osso e não de figuras caricatas e falsas, exageradas na prática do bem ou do mal, como... »

O bem e o mal

Por em 16/07/2014
O bem e o mal

A noção sobre o bem e o mal, pelo menos a primaríssima e elementar, é uma das primeiras lições que nos são transmitidas mesmo quando não temos sequer a capacidade de entender coisa alguma, quando recém começamos a engatinhar e tentar compreender o mundo em que estamos e tudo o que nos rodeia. Aprendemos... »

Simbiose da TV com o futebol

Por em 04/07/2014
Simbiose da TV com o futebol

No Brasil, a televisão não somente divulga o futebol, mas o sustenta. Sem ela, o profissionalismo da modalidade seria inviável. Os clubes, por exemplo, praticamente se sustentam com as verbas da TV (embora reclamem e considerem-na insuficiente). A arrecadação de bilheteria, por exemplo, nos jogos, mesmo nos que mais atraem público e superlotam estádios... »

O que conta é bola na rede!

Por em 29/06/2014
O que conta é bola na rede!

O futebol é um esporte, e, sobretudo, um jogo, bastante simples. Consiste em fazer a bola entrar mais vezes na meta adversária e impedir que o oponente faça o mesmo em suas redes. Quem conseguir isso será o vencedor. Todavia, para que tal ocorra, inventam-se táticas e mais táticas. Há toda uma teoria em... »

Torcedor ciclotímico

Por em 23/06/2014
Torcedor ciclotímico

O torcedor de futebol brasileiro é ciclotímico. Oscila, com velocidade estonteante (e intrigante) da euforia à depressão, sem escalas. Isso, quando se trata de torcer pela Seleção. Para ele, só o resultado de uma partida não é suficiente para deixá-lo satisfeito e muito menos eufórico. Exige que, com a vitória (encarada como obrigação), a... »

Onde o dinheiro fala mais alto

Por em 17/06/2014
Onde o dinheiro fala mais alto

O futebol é, também, uma das atividades mais mal administradas das tantas que existem. Salvo exceções, a maioria dos clubes é gerida por pessoas despreparadas, fanáticas até, guiadas por pura paixão, em detrimento da razão. Jogadores e técnicos dos clubes de ponta – não necessariamente os mais ricos, mas os de maior apelo popular... »

Busca

Colunistas