Pedro Bondaczuk

Revolução mundial?

Por em 20/04/2014
Revolução mundial?

Como as comunicações via satélite reduziram o planeta à aldeia global apregoada por Marshall McLuhan, temos, em âmbito bastante ampliado, ou seja, mundial, situação idêntica à da França quando da deflagração da tal revolução. A fome, o desemprego, a falta de perspectivas de vida atormentam severamente a dois terços da humanidade, enquanto o um... »

Escravidão infantil

Por em 10/04/2014
Escravidão infantil

A verdadeira civilização, a caracterizada pelo respeito irrestrito ao ser humano, chegou a pouquíssimas partes do mundo, neste início de terceiro milênio da era cristã, tido como o dos mais notáveis avanços no campo da tecnologia. Mas em termos de relacionamento entre as pessoas, a humanidade, ou pelo menos parte considerável dela, continua na... »

A prioridade das prioridades

Por em 25/03/2014
A prioridade das prioridades

O maior defeito do Estado brasileiro, entre os tantos que podem ser apontados, é a incompetência na definição das prioridades nacionais. E não me refiro, especificamente, ao governo atual, ao qual, aliás, apoio e aprovo (o que nunca escondi de ninguém), sobretudo em decorrência dos avanços sociais que propiciou. Também ele, todavia, peca nesse... »

Objetivos da educação

Por em 21/03/2014
Objetivos da educação

A educação é processo contínuo, ininterrupto, que só termina com nossa morte. Passamos a vida toda aprendendo, tanto o útil quanto o inútil, tanto o que diz respeito exclusivamente a nós mesmos, quanto o que não tem nada a ver conosco. Enfim, vivemos aprendendo e também ensinando. Tudo isso é óbvio, embora nem sempre... »

Crise sem fim na educação

Por em 13/03/2014
Crise sem fim na educação

A educação é valor básico e imprescindível do homem, certo? Certíssimo! Creio que não há quem conteste esta constatação, para lá de óbvia. A educação, portanto, não se restringe ao ensino nas escolas ou ao adestramento para o exercício de atividades essenciais para sua sobrevivência e a do grupo que integra. Não é “só”... »

A natureza e a vida

Por em 05/03/2014
A natureza e a vida

Os homens estão, literalmente, destruindo, arrasando, "matando" o único planeta do sistema solar que conta com esse fenômeno maravilhoso, e aparentemente raro, chamado “Vida”. E agem assim, com tamanha inconsciência e insanidade, por qual razão? Em troca do quê? Comportam-se dessa maneira em nome de algo vago e mutante, de significado variado de pessoa... »

Clima e comportamento

Por em 23/02/2014
Clima e comportamento

“O clima influencia, para melhor ou para pior, o comportamento humano?” Essa foi a questão colocada pelo leitor Josué Xavier, num gentil e extenso e-mail que me enviou, motivado, principalmente, pelo inusitado calor, acompanhado de falta de chuvas e por poderosa massa de ar seco que afetam várias áreas do país neste verão atípico,... »

Os muitos Brasis

Por em 16/02/2014
Os muitos Brasis

O Brasil é um país maravilhoso, que tenho orgulho de que seja minha terra natal. Mas por mais distraído ou alienado que eu seja, ou esteja, não tenho como ignorar seus erros, vícios e contradições. Enfim, suas infinitas mazelas, entre as quais a mais nefasta é a corrupção. E são tantas!!! Em certos momentos,... »

Alienação às avessas

Por em 08/02/2014
Alienação às avessas

Nosso cotidiano é composto por correrias, por preocupações com contas a pagar, pela luta por uma posição melhor em uma sociedade cada vez mais individualista e competitiva, por verdadeira batalha por esse lema extremamente vago e de sentido ambíguo, que se expressa pelo tal do “vencer na vida”. Para cada pessoa, isto tem significado... »

Para o resto da vida…

Por em 04/02/2014
Para o resto da vida…

O vigor de determinada sociedade depende, em grande parte, da faixa etária predominante no poder. Se a maioria é moça, abundam idéias inovadoras e revolucionárias, contudo, nem sempre há bom-senso nas ações. Os líderes jovens confundem, não raro, coragem com temeridade. Se o predomínio é o das pessoas maduras, a sociedade se importa mais... »

Busca

Colunistas