Pedro Bondaczuk

Falência das utopias

Por em 22/07/2014
Falência das utopias

Somos bombardeados, 24 horas por dia sem cessar, e em todos os veículos de comunicação, por notícias e mais notícias ruins, como crimes, assaltos, roubos, estupros, traições, atos de corrupção etc.etc.etc. Há tempos que não leio, não vejo e nem ouço nada de positivo na mídia, e não importa se impressa, eletrônica ou qualquer... »

Persistência e teimosia

Por em 19/07/2014
Persistência e teimosia

A observação atenta do comportamento das pessoas é excelente exercício, útil, se não indispensável, ao escritor, notadamente ao que se dedica a obras de ficção. É precioso subsídio na elaboração de personagens autênticos, verossímeis, de carne e osso e não de figuras caricatas e falsas, exageradas na prática do bem ou do mal, como... »

O bem e o mal

Por em 16/07/2014
O bem e o mal

A noção sobre o bem e o mal, pelo menos a primaríssima e elementar, é uma das primeiras lições que nos são transmitidas mesmo quando não temos sequer a capacidade de entender coisa alguma, quando recém começamos a engatinhar e tentar compreender o mundo em que estamos e tudo o que nos rodeia. Aprendemos... »

Simbiose da TV com o futebol

Por em 04/07/2014
Simbiose da TV com o futebol

No Brasil, a televisão não somente divulga o futebol, mas o sustenta. Sem ela, o profissionalismo da modalidade seria inviável. Os clubes, por exemplo, praticamente se sustentam com as verbas da TV (embora reclamem e considerem-na insuficiente). A arrecadação de bilheteria, por exemplo, nos jogos, mesmo nos que mais atraem público e superlotam estádios... »

O que conta é bola na rede!

Por em 29/06/2014
O que conta é bola na rede!

O futebol é um esporte, e, sobretudo, um jogo, bastante simples. Consiste em fazer a bola entrar mais vezes na meta adversária e impedir que o oponente faça o mesmo em suas redes. Quem conseguir isso será o vencedor. Todavia, para que tal ocorra, inventam-se táticas e mais táticas. Há toda uma teoria em... »

Torcedor ciclotímico

Por em 23/06/2014
Torcedor ciclotímico

O torcedor de futebol brasileiro é ciclotímico. Oscila, com velocidade estonteante (e intrigante) da euforia à depressão, sem escalas. Isso, quando se trata de torcer pela Seleção. Para ele, só o resultado de uma partida não é suficiente para deixá-lo satisfeito e muito menos eufórico. Exige que, com a vitória (encarada como obrigação), a... »

Onde o dinheiro fala mais alto

Por em 17/06/2014
Onde o dinheiro fala mais alto

O futebol é, também, uma das atividades mais mal administradas das tantas que existem. Salvo exceções, a maioria dos clubes é gerida por pessoas despreparadas, fanáticas até, guiadas por pura paixão, em detrimento da razão. Jogadores e técnicos dos clubes de ponta – não necessariamente os mais ricos, mas os de maior apelo popular... »

Ó tempora, ó mores!

Por em 14/06/2014
Ó tempora, ó mores!

“Ó tempora, ó mores!”. Este desabafo do romano Cícero cabe a caráter para o momento presente, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. O que assustou o famoso senador e escritor foi a leniência dos costumes do Império, a ostensiva corrupção em todos os níveis sociais e políticos, as negociatas e as... »

Salva pela Literatura

Por em 02/06/2014
Salva pela Literatura

A Literatura tem importância variável para as pessoas, dependendo de como elas encaram a arte e, sobretudo, a vida. Para uns, é uma atividade como outra qualquer, embora com suas regras e técnicas específicas. Para outros, não passa de mero hobby, tanto na qualidade de leitores, quanto (e nem sempre) de escritores. Para terceiros,... »

Cooperação e civilização

Por em 25/05/2014
Cooperação e civilização

O homem ainda tem longo, longuíssimo caminho a percorrer até entender, no fundo da alma, que seu papel no mundo é o de ser parte de um todo e que sua vida será um fracasso caso se volte exclusivamente para o individual, em detrimento do coletivo. Dependemos dos outros para tudo enquanto existirmos. Temos... »

Busca

Colunistas