Pedro Bondaczuk

Paixão por livros

Por em 21/09/2014
Paixão por livros

O livro sempre esteve presente em minha vida, desde que me conheço por gente ou, mais especificamente, desde meus cinco anos de idade, quando aprendi a ler com meu saudoso pai, em uma velha Bíblia, que não sei onde foi parar. Entrei para a escola já alfabetizado. Isso facilitou muito minha tarefa de aprender... »

No tempo das tangerinas

Por em 16/09/2014
No tempo das tangerinas

A venda de livros no Brasil é muito aquém do potencial de mercado que há por aqui. Afinal na Argentina, com população cinco vezes menor que a nossa, o mercado editorial é o triplo, ou mais, do nosso. Isso acontece por uma série de razões, que não cabe, aqui, discussão (que, aliás, até já... »

Um dos maiores best-sellers da História

Por em 01/09/2014
Um dos maiores best-sellers da História

Para que o leitor tenha uma idéia do sucesso de “1984”, informo que o livro foi traduzido para 65 línguas. Foi, e continua sendo, portanto, fantástico best-seller mundial. É impossível de se apurar a quantidade de exemplares vendidos mundo afora. Estima-se, grosseiramente (sem exageros) que seja qualquer coisa ao redor de algumas centenas de... »

Enfático alerta da natureza

Por em 28/08/2014
Enfático alerta da natureza

Os perigos da destruição da Terra, e conseqüentemente de tudo o que há sobre ela, aumentaram proporcionalmente ao crescimento populacional e ao poder do homem sobre a natureza, com o desvendamento de vários dos seus segredos. Há um foco potencial de tensão internacional que, estranhamente, não é identificado publicamente por ninguém, nem por... »

Deixai os namorados

Por em 08/08/2014
Deixai os namorados

O saudoso poetinha, Vinícius de Moraes, por tudo o que escreveu, em verso e prosa, bem que poderia ser considerado uma espécie de “patrono nacional dos namorados”. Quase tudo o que nos legou – quer se trate de poesia, quer de crônicas, quer, e principalmente, de letras de inesquecíveis canções que enriquecem e valorizam... »

Liberdade de imprensa

Por em 01/08/2014
Liberdade de imprensa

Os meios de comunicação, com todas as suas deficiências, naturais quando se trata de alguma obra humana, são indispensáveis nas sociedades contemporâneas. Não se concebe, hoje em dia, uma civilização, que realmente mereça essa designação, sem telefones, jornais, rádio, televisão e internet, com sua multiplicidade de portais e de blogs, que não param de... »

Mudando a forma de pensar

Por em 28/07/2014
Mudando a forma de pensar

Muitos, quando abordados a respeito, desconversam e sentenciam: "não gosto e não entendo de política". Pode até ser. Mas tais pessoas confessam, então, não entender os próprios atos que praticam no cotidiano. Não compreendem o que fazem todos os dias, desde o momento em que acordam, até que se deitam. "Política", queridos leitores, é... »

Falência das utopias

Por em 22/07/2014
Falência das utopias

Somos bombardeados, 24 horas por dia sem cessar, e em todos os veículos de comunicação, por notícias e mais notícias ruins, como crimes, assaltos, roubos, estupros, traições, atos de corrupção etc.etc.etc. Há tempos que não leio, não vejo e nem ouço nada de positivo na mídia, e não importa se impressa, eletrônica ou qualquer... »

Persistência e teimosia

Por em 19/07/2014
Persistência e teimosia

A observação atenta do comportamento das pessoas é excelente exercício, útil, se não indispensável, ao escritor, notadamente ao que se dedica a obras de ficção. É precioso subsídio na elaboração de personagens autênticos, verossímeis, de carne e osso e não de figuras caricatas e falsas, exageradas na prática do bem ou do mal, como... »

O bem e o mal

Por em 16/07/2014
O bem e o mal

A noção sobre o bem e o mal, pelo menos a primaríssima e elementar, é uma das primeiras lições que nos são transmitidas mesmo quando não temos sequer a capacidade de entender coisa alguma, quando recém começamos a engatinhar e tentar compreender o mundo em que estamos e tudo o que nos rodeia. Aprendemos... »

Busca

Colunistas