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Patricia Dalpra

O DNA da moda brasileira

A criatividade é uma palavra que permeia o imaginário sobre a figura do brasileiro. Não é a toa que o famoso “jeitinho” se tornou um traço característico da brasilidade, pois as soluções criativas entre esse povo são recorrentes. Por isso, ainda que seja possível perceber adversidades sócio-econômicas no país, nos últimos anos, observou-se crescimento na economia e no consumo, o que pode sinalizar para uma atitude empreendedora que impulsiona novas oportunidades em novos negócios em diferentes setores. O que temos de concreto é que, apesar da moda brasileira ainda não ser tão representativa internacionalmente falando, os ventos sopram a nosso favor. Precisamos aproveitar esta junção de fatores e aproveitarmos para fazermos nossa história no mercado exterior. As empresas devem expressar o nosso Genius Loci de forma criativa e inovadora e sem criar estereótipos. Transformar definitivamente o nosso talento local em uma poderosa alavanca estratégica e uma mola propulsora, para desenvolver nova criatividade e projetos sempre mais avançados. As características que hoje um produto deve possuir são a autenticidade da própria história e a consistência no próprio uso, no intuito de facilitar a felicidade cotidiana, de forma simples e tangível.