Odilon Medeiros

Tive uma boa ideia! Isso já é o suficiente para obter sucesso?

Por em 31/03/2015
Tive uma boa ideia! Isso já é o suficiente para obter sucesso?

Tenho a certeza que já nasci consultor, pois desde muito cedo sempre gostei de orientar as pessoas de modo que elas pudessem obter resultados sempre melhores. Contudo o que fui aprendendo com o passar dos anos foi que, elas nem sempre querem ser ajudadas. Muitas vezes, tentam justificar, criam desculpas e alternativas apenas para... »

Já vi esse filme antes!

Por em 04/03/2015
Já vi esse filme antes!

Gosto muito de cinema e isso me faz, sempre que possível, ler críticas de especialistas sobre o que está sendo exibido. Em uma delas, um comentário publicado em uma revista de grande circulação aqui no Brasil, me chamou a atenção. Nela, o crítico opinava sobre determinado filme e comentava que a direção era, no... »

Carreira e empreendedorismo, uma união possível?

Por em 06/02/2015
Carreira e empreendedorismo, uma união possível?

É importante saber correr riscos. Quando falo “saber”, quero dizer correr riscos de forma calculada, para evitar surpresas desagradáveis. Afinal, não temos recursos para serem desperdiçados e algumas vezes, talvez, não tenhamos a oportunidade de ter uma segunda chance. Qualquer ação, qualquer tomada de decisão, deve ser realizada baseada em dados, em fatos e... »

Como se tornar um gestor altamente produtivo

Por em 31/10/2014
Como se tornar um gestor altamente produtivo

Você sabe qual é a principal maneira de se tornar um gestor altamente produtivo? Será que é apenas investindo fortemente em tecnologia? Ou então só em instalações físicas? Se você respondeu que sim, lamento informar que você está redondamente enganado. Mas, calma, eu não estou dizendo que esses itens são importantes. São sim. E... »

Desafio da biogenia na empresa. Utopia ou realidade?

Por em 02/11/2012
Desafio da biogenia na empresa. Utopia ou realidade?

Você já ouviu falar de biogenia? Não é um termo muito comum. Portanto, não se desespere se é novidade para você. Conceitualmente pode ser afirmado que é a parte da biologia que compreende o estudo do ser desde a sua criação até o seu total desenvolvimento, ou seja, é a ciência da vida por... »

Missão, qual é a sua?

Por em 04/10/2012
Missão, qual é a sua?

Hoje resolvi falar sobre a missão. Não da missão da empresa, mas da missão pessoal, que descobri já faz um bom tempo e deu um novo direcionamento à minha vida. E você, sabe qual é a sua? Se você não sabe ainda qual é, não fique triste, nem se sinta o pior dos seres... »

Viver com qualidade é viver mais e melhor

Por em 29/09/2012
Viver com qualidade é viver mais e melhor

Em geral, há uma certa incoerência no nosso comportamento. Enquanto consumidores, exigimos qualidade em tudo: atendimento, produto, assistência pós vendas, etc. Entretanto, enquanto fornecedores nem sempre levamos isso em consideração. Vamos fazer um teste? Enquanto fornecedor do seu próprio bem-estar físico, espiritual e mental, com qual grau de qualidade você está “trabalhando”? Muito provavelmente,... »

ROI. Dói?

Por em 16/08/2012
ROI. Dói?

ROI nada mais é do que uma sigla: Return On Investment. (retorno sobre o investimento). Trata-se uma ferramenta estratégica que possibilita saber, por exemplo, os benefícios que se obterá ao realizar uma capacitação para os colaboradores. Notícias veiculadas na imprensa mostram que, mais que nunca, as empresas estão investindo na formação de seus profissionais,... »

A consultoria em RH e a competitividade das empresas

Por em 20/07/2012
A consultoria em RH e a competitividade das empresas

Sem grandes esforços é possível constatar que a evolução tecnológica está atingindo todos os setores da sociedade. Por outro lado, é totalmente seguro afirmar que a presença do homem é fundamental para permitir que esse desenvolvimento aconteça e se torne mais que operante, eficaz. As mudanças que ocorrem a todo o momento, trazem situações... »

É se dando, que se recebe

Por em 09/07/2012
É se dando, que se recebe

Atualmente os gestores já entendem que para se tornarem produtivos, precisam investir fortemente nestes processos de troca. Ou seja, sabem que podem solicitar alguma coisa das empresas, mas em contrapartida, devem oferecer algo (não necessariamente nesta ordem) que vá além dos portões da instituição: que favoreça a sociedade. Claro que não é tão simples... »

Busca

Colunistas