Milton Corrêa da Costa

As dicas para uma viagem segura no feriadão

Por em 18/04/2014
As dicas para uma viagem segura no feriadão

Um feriadão, o mais longo do ano, que emendará a Semana Santa, o Dia de Tiradentes e o feriado de São Jorge, neste último caso no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, levará milhões de motoristas para as não muito seguras estradas brasileiras. Ao final do longo feriado as estatísticas sobre acidentes mostrarão,... »

O trabalho da polícia e o direito de imprensa

Por em 15/04/2014
O trabalho da polícia e o direito de imprensa

Mais um lamentável incidente se deu entre a polícia e a imprensa, durante a cobertura de um conflito envolvendo uma ordem judicial de reintegração de posse de, na sexta-feira 11/04, na Zona Norte do Rio, fato que nos obriga a uma necessária reflexão. Mais um desentendimento, desnecessário, entre um policial e um repórter, ambos... »

Maré: o fim de uma zona de anomia

Por em 05/04/2014
Maré: o fim de uma zona de anomia

O Complexo da Maré foi ocupado no último domingo, 30 de março, pelas forças de segurança estaduais e federais. As autoridades decidiram, estrategicamente, que as Forças Armadas vão ocupar tal comunidade, por algum período, num primeiro momento, antes da implantação de UPP, em todo o Complexo da Maré. Louvável decisão, onde a coragem e... »

Sociedade refém dos protestos e da baderna

Por em 03/04/2014
Sociedade refém dos protestos e da baderna

Virou moda a realização, a qualquer instante, mormente em dias úteis, de protestos em vias trânsito, alguns são atos de baderna como nesta quarta-feira, 26/03, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, trazendo como consequência danosa à população gigantescos e estressantes congestionamentos de trânsito, muitas vezes em dias de alta temperatura em ambiente sob... »

A violência no Brasil é crônica, estrutural e midiática

Por em 19/03/2014
A violência no Brasil é crônica, estrutural e midiática

Detalhe: a violência é tão enraizada ao cotidiano do brasileiro que há horários específicos de televisão, diariamente, para vermos violência ao vivo e a cores. Há dois canais de televisão, em programas vespertinos, que disputam picos de audiência. Ou seja, a violência, como efeito colateral, fez crescer, também, nos últimos 20 anos, as editorias... »

Black Bloc é organização criminosa

Por em 11/02/2014
Black Bloc é organização criminosa

O lamentável incidente que resultou na morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, causado por rojão (explosivo pirotécnico) lançado por um manifestante, na tarde de 06/02, na Central do Brasil, no Rio, durante protesto violento, em razão de ações de vandalismo, comandadas pelo grupo radical Black Bloc, não mais nos deixa dúvida que... »

Só resta rezar a Deus…

Por em 15/12/2013
Só resta rezar a Deus…

As explicações técnicas dos geólogos, sobre a fragilidade das medidas contra a intensidade atual dos temporais -ventos devastadores à parte- que dão ensejo à cenas de cidades submersas, estão publicadas na mídia pra quem quiser ler. Eis a explicação: moradias são construídas nas encostas de morros ou muito próximas das calhas dos rios em... »

A morte em alta velocidade e a permissividade até 180 km/h

Por em 02/12/2013
A morte em alta velocidade e a permissividade até 180 km/h

Quanto a só punir com rigor quem dirige em velocidade superior a 180 km/h, onde o máximo permitido em algumas rodovias em território nacional é 110 km/h, parece-me permissividade e incentivo a tornar as pistas de rolamento em pistas de autódromo e em cenários de tragédias. Aguarda-se que a comissão do Senado Federal reveja... »

Videoconferência e direitos humanos

Por em 07/11/2013
Videoconferência e direitos humanos

Bandidos reclusos, da mais alta periculosidade, transitam diariamente, sob escolta, em território nacional, não bastassem os que circulam portando armas de guerra em permanente afronta à ordem, em situação (evitável) de grave risco para a segurança pública, para que sejam levados em presença da autoridade judiciária, com a finalidade de cumprimento de ritos processuais.... »

Falta uma manifestação contra as manifestações

Por em 04/11/2013
Falta uma manifestação contra as manifestações

O estado democrático de direito exige, também, o cumprimento de uma regra para que ocorram manifestações pacíficas em vias públicas: aviso prévio, comunicado às autoridades de ordem pública e a de engenharia de trânsito competentes. No caso, o comandante do Batalhão da PM da área e o órgão municipal de trânsito. Caso não tenha... »

Busca

Colunistas