Mauro Santayana

Obama, Putin e a queda do avião malaio

Por em 21/07/2014
Obama, Putin e a queda do avião malaio

A queda da aeronave da Malaysia Airlines, que levava 290 pessoas, nas imediações de Krasni Luch, perto de Shaktarsk, em território ucraniano, próximo da fronteira com a Rússia, ocorre em um momento em que – coincidentemente? – boa parte da opinião pública mundial ainda tem a sua atenção voltada para a tragédia do misterioso... »

Os EUA e Hitler

Por em 18/07/2014
Os EUA e Hitler

Um dos aspectos mais fascinantes da história, é que, por mais que se tente escondê-la, matá-la, enterrá-la, ela acaba, como um cadáver recém exumado que reabrisse as pálpebras para olhar quem o contempla, revelando, implacável e profundamente, seus segredos. Um dos capítulos menos conhecidos, ao menos para o grande público, da história da primeira... »

O Brasil e a colheita da morte

Por em 13/06/2014
O Brasil e a colheita da morte

O Mapa da Violência 2014, feito pela FLACSO (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) sob a coordenação do sociólogo Júlio Jacob Weilselfisz, nos traz um dado estarrecedor. Apesar da melhora da renda e do emprego no Brasil nos últimos anos, a morte tem colhido, por aqui, regadas a sangue, safras cada vez maiores. O número... »

O cravo e a ferradura

Por em 29/05/2014
O cravo e a ferradura

Pressionado por parte da mídia, e por segmentos “independentes” mais radicais de oposição, aqueles que, nos portais e redes sociais, esbravejam contra o “bolivarianismo”; a participação brasileira no Porto de Mariel em Cuba; e o apoio implícito à Rússia, na Ucrânia, no contexto da posição comum assumida pelos BRICS, o governo federal dá uma... »

A volta do império do meio

Por em 20/05/2014
A volta do império do meio

Técnicos do Banco Mundial anunciaram, em estudo divulgado na semana passada, que a China acaba de ultrapassar os EUA em poder paritário de compra, como a maior economia do mundo. Os chineses costumam dizer que “não interessa a que velocidade você caminha, mas sim, para onde está andando”. Para o Brasil, quinto maior país... »

De livros e do tempo

Por em 11/05/2014
De livros e do tempo

Nossos netos poderão achar os mesmos textos nas frias nuvens de bits, nas telas dos tablets e dos smartphones, ocultos nos algoritmos que as máquinas guardam e traduzem, até serem quebradas e derretidas para fazer novas memórias, placas e processadores. Mas nada poderá substituir, ou superar, a sensação de imaginar, ao acariciar uma capa... »

A questão haitiana

Por em 07/05/2014
A questão haitiana

O povo haitiano tem sido historicamente explorado. Primeiro, pelos espanhóis, depois, pelos franceses, os ingleses e norte-americanos, e vários ditadores, entre eles François Duvalier, o “Papa Doc”, que, além de café e açucar, enviava, em conluio com mafiosos franceses, para o exterior, também o sangue e o plasma recolhidos, em troca de centavos,... »

A UE e o Mercosul

Por em 01/05/2014
A UE e o Mercosul

Nos últimos dez anos, o Brasil teve 50 bilhões de dólares em lucro no comércio com o Mercosul. A única esperança que tínhamos, residia, no futuro, no estabelecimento, como fez a Alemanha, na Europa, ou os EUA, no continente norte-americano, de um mercado cativo para “nossas” indústrias, capaz de alavancar e sustentar nossa posição... »

O mundo pós-Crimeia

Por em 12/04/2014
O mundo pós-Crimeia

Com a “expulsão” da Rússia do G-8, o que muda no mundo pós-anexação da Crimeia? Longe de isolar Moscou, os EUA e a UE estão conseguindo apenas reforçar os laços que a unem ao resto do mundo, começando por Pequim, Nova Delhi, Brasília e e Johannesburgo. Com relação à questão geopolítica, a reação do... »

De cérebros e de Cyclones

Por em 26/03/2014
De cérebros e de Cyclones

A desestruturação da Ucrânia, os ucranianos estão devendo 170 bilhões de dólares e os russos estavam dispostos a ajudar quando começou a sabotagem ocidental no país, criará graves problemas, do ponto de vista estratégico, para o Brasil. O crescimento da influência norte-americana naquele país ameaça o desenvolvimento do projeto da Alcantara Cyclone Space, que... »

Busca

Colunistas