Mauro Santayana

O alerta de Delfim

Por em 18/09/2014
O alerta de Delfim

Com a lucidez e elegância de estilo que lhe são habituais, o professor Delfim Netto publicou recentemente um artigo, com o nome de “Uma nota de três em circulação”, abordando os riscos da diminuição do número de operadoras no mercado nacional, com graves prejuízos para o usuário de serviços de internet, telefonia e transmissão... »

As escolhas de Marina

Por em 10/09/2014
As escolhas de Marina

Marina Silva precisa tomar cuidado para não querer ser “mais realistas que o rei”, com relação ao “mercado”. Uma entidade etérea, inefável, incongruente e contraditória, alçada, pela incompetência estratégica dos últimos governos, e vontade de parcela da mídia convenientemente azeitada para fazê-lo, a invisível fiador, diríamos quase um condutor, do processo político brasileiro. Ansiosa... »

O Brasil e os próximos anos

Por em 04/09/2014
O Brasil e os próximos anos

Nos últimos anos, conseguimos desenvolver uma nova família de armas individuais 100% nacional, as carabinas e fuzis IA-2, da IMBEL; uma nova família de blindados leves, a Guarani, dos quais 2.050 estão sendo construídos também em Minas Gerais; desenvolvemos o novo jato militar cargueiro KC-390, da Embraer, capaz de carregar dezenas de soldados, tanques... »

A imprensa ocidental e o gueto de Gaza

Por em 30/08/2014
A imprensa ocidental e o gueto de Gaza

Nas últimas semanas tem chamado a atenção, mais uma vez, a diferença de tratamento entre dois temas e dois países: a Rússia, no âmbito da crise ucraniana, e ­Israel, no contexto de seu confronto com o Hamas e a destruição física e humana da Faixa de Gaza. Moscou – cujo governo pode ter, naturalmente,... »

As desculpas israelenses

Por em 17/08/2014
As desculpas israelenses

O presidente eleito de Israel, Reuven Rivlin, telefonou para a Presidente Dilma Roussef, e pediu desculpas pelas declarações de Yigal Palmor, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel. No contato com o presidente israelense, o governo brasileiro reafirmou os laços que unem brasileiros e israelenses, há muitos anos, mas Dilma Roussef reafirmou, também,... »

A morte de Eduardo e a memória de Arraes

Por em 15/08/2014
A morte de Eduardo e a memória de Arraes

Eduardo era uma das mais marcantes lideranças da nova geração de brasileiros, e entrou para a vida pública logo após a formação universitária, como secretário particular do governador Arraes, cargo em que se destacou, e teve suas lições de política. Essa circunstância o aproximou de Aécio Neves, que também foi secretário do avô, Tancredo,... »

Deu a louca nos gringos

Por em 11/08/2014
Deu a louca nos gringos

O BRICS, com sua recente cúpula no Brasil, deve estar realmente deixando os Estados Unidos loucos. A CNN, em matéria recente sobre uma ataque de vespas gigantes na China, que matou 42 pessoas, não teve dúvidas, e, na hora de mostrar a localização do país de Mao Tsé Tung e de Hong Kong, situou... »

Por que os EUA perdem?

Por em 05/08/2014
Por que os EUA perdem?

Único país do mundo a possuir, sem necessidade de lastro, uma impressora de dinheiro em casa, e a contar com gigantesca máquina de inteligência, espionagem e propaganda, os EUA teriam tudo para, se quisessem, como diria o teórico da auto-ajuda Dale Carnegie, “ganhar amigos e influenciar as pessoas”, incentivando a paz e o desenvolvimento... »

De cegos e de anões

Por em 01/08/2014
De cegos e de anões

Se não me engano, creio que foi em uma aldeia da Galícia que escutei, na década de 70, de camponês de baixíssima estatura, a história do cego e do anão que foram lançados, por um rei, dentro de um labirinto escuro e pejado de monstros. Apavorado, o cego, que não podia avançar sem a... »

Obama, Putin e a queda do avião malaio

Por em 21/07/2014
Obama, Putin e a queda do avião malaio

A queda da aeronave da Malaysia Airlines, que levava 290 pessoas, nas imediações de Krasni Luch, perto de Shaktarsk, em território ucraniano, próximo da fronteira com a Rússia, ocorre em um momento em que – coincidentemente? – boa parte da opinião pública mundial ainda tem a sua atenção voltada para a tragédia do misterioso... »

Busca

Colunistas