Mauro Santayana

O Brasil e o patrimonialismo

Por em 23/01/2015
O Brasil e o patrimonialismo

O novo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou, há alguns dias, que, no financiamento a empresas, é preciso abandonar o "patrimonialismo" e apoiar a "igualdade de oportunidades" e a "impessoalidade" do Estado. O que o Ministro quis dizer com isso? Será que ele estava sugerindo que acredita que uma empresa nacional, que paga dos... »

O Brasil e os refugiados

Por em 17/01/2015
O Brasil e os refugiados

O CONARE, do Ministério da Justiça, informa que, em 2014, aumentou em três vezes a concessão de refúgio pelo Brasil, para 2.320 estrangeiros beneficiados, com relação ao ano anterior. A maior parte dos refúgios foi concedida para sírios, seguidos de libaneses, devido à caótica situação vivida pelo Oriente Médio e o Norte da África,... »

O nazismo entre nós

Por em 15/01/2015
O nazismo entre nós

Nos últimos tempos fez fama na internet a imagem de uma suástica no fundo de uma piscina, no quintal de uma casa de Pomerode. Seu proprietário foi identificado, posteriormente, como o professor Wandercy Pugliese, que dá aulas em “cursinhos” na região, e já teve vasta coleção de objetos de inspiração nazista apreendidos... »

Feliz Ano Novo! O Brasil não é só feito de ladrões!

Por em 01/01/2015
Feliz Ano Novo! O Brasil não é só feito de ladrões!

Inaugura-se, nesta quinta-feira, novo ano do Calendário Gregoriano, o de número 2015 após o nascimento de Jesus Cristo, 515, depois do Descobrimento, 193, da Independência, e 125, da Proclamação da República. Tais referências cronológicas ajudam a lembrar que nem o mundo, nem o Brasil, foram feitos em um dia, e que estamos aqui como... »

A política e as bactérias

Por em 28/12/2014
A política e as bactérias

Um estudo que acaba de ser divulgado pelo governo britânico, alerta que as superbactérias matarão, em poucos anos, mais que o câncer, e que o custo de seu tratamento chegará a 100 trilhões de dólares nas próximas décadas. Foi a economia no combate à infecção hospitalar e a ausência de fiscalização rigorosa em hospitais... »

O espaço e a soberania

Por em 20/12/2014
O espaço e a soberania

Depois de dois fracassos em outubro, a explosão do cargueiro espacial Antares que se dirigia à Estação Espacial Internacional, durante a decolagem, e a queda do Spaceship Two, da Virgen Galactics, em voo de teste que deixou um morto, os EUA lançaram, com êxito, no dia 05 de dezembro, a primeira versão de sua... »

O México e a América do Sul

Por em 14/12/2014
O México e a América do Sul

Os salários mexicanos são os mais baixos da América Latina. O seu valor, em dólar, evoluiu apenas 2,7% nos últimos 20 anos. Apesar do aumento das exportações de “manufaturados” de terceiros países “maquiados” localmente, um trabalhador da indústria automobilística mexicana ganha, em dólares, cerca de um terço do que recebe um trabalhador brasileiro, e... »

Investidor estrangeiro segue apostando firme no Brasil

Por em 01/12/2014
Investidor estrangeiro segue apostando firme no Brasil

Enquanto, aqui dentro, refém da síndrome da “crise” e do “fim do Brasil”, muita gente está com medo de fazer negócios ou adiando investimentos, os estrangeiros, menos afeitos à imprensa local e aos comentários nos portais da internet, continuam apostando firme na segunda economia das Américas e sétima maior do mundo. Segundo informa... »

O social e o FMI

Por em 16/11/2014
O social e o FMI

O que é mais importante? O bem-estar humano, ou o Produto Interno Bruto? Para que serve a economia, quando ela apenas beneficia uma minoria, enquanto, em muitos países, o número de milionários cresce, mas se eleva ainda mais o índice de miseráveis? O fim mais lógico de toda atividade humana não deveria ser melhorar... »

Os pilares da estupidez

Por em 13/11/2014
Os pilares da estupidez

Está em curso, há anos, nas "redes sociais" insidiosa campanha de agressão à democracia e crescentes ataques às instituições. Quem cala, consente. Os governos do PT têm feito, em todo esse período, cara de paisagem. Nem mesmo quando diretamente insultados, ou caluniados, os dirigentes do partido tomaram qualquer providência contra quem os atacava, ou... »

Busca

Colunistas