Mauro Santayana

O mundo pós-Crimeia

Por em 12/04/2014
O mundo pós-Crimeia

Com a “expulsão” da Rússia do G-8, o que muda no mundo pós-anexação da Crimeia? Longe de isolar Moscou, os EUA e a UE estão conseguindo apenas reforçar os laços que a unem ao resto do mundo, começando por Pequim, Nova Delhi, Brasília e e Johannesburgo. Com relação à questão geopolítica, a reação do... »

De cérebros e de Cyclones

Por em 26/03/2014
De cérebros e de Cyclones

A desestruturação da Ucrânia, os ucranianos estão devendo 170 bilhões de dólares e os russos estavam dispostos a ajudar quando começou a sabotagem ocidental no país, criará graves problemas, do ponto de vista estratégico, para o Brasil. O crescimento da influência norte-americana naquele país ameaça o desenvolvimento do projeto da Alcantara Cyclone Space, que... »

A praga dos agrotóxicos e o veneno da corrupção

Por em 04/03/2014
A praga dos agrotóxicos e o veneno da corrupção

O Brasil consumiu um bilhão de litros de agrotóxicos, ou cinco mil mililitros de substâncias que podem provocar, entre outras doenças, de câncer a problemas neurológicos, por habitante. Detemos, hoje, o assustador título de maiores importadores de agrotóxicos do planeta, entre eles, quatorze substâncias mortais já proibidas em outros países, que têm sido livremente... »

A morte e a liberdade de expressão

Por em 27/02/2014
A morte e a liberdade de expressão

A organização "Repórteres Sem Fronteiras" divulgou, esta semana, que o Brasil ultrapassou o México como o país com o maior número de assassinatos de jornalistas em 2013. Segundo o "Comitê para a Proteção dos Jornalistas", CPJ, 70% dos assassinatos de jornalistas ficaram impunes no Brasil, nos últimos 20 anos. O jornalista sabe dos riscos... »

Os dólares velozes e os bits tartarugas

Por em 20/02/2014
Os dólares velozes e os bits tartarugas

A Anatel acaba de colocar no ar um “portal” especialmente voltado para os consumidores. Na verdade, uma página com alguns links e uma pesquisa. Como o consumidor terá, ao que parece, acesso à legislação, quem sabe ele venha a perceber que sem uma mudança na Lei Geral de Telecomunicações, promulgada quando da privatização do... »

Os porta-aviões e o futuro do Brasil

Por em 11/02/2014
Os porta-aviões e o futuro do Brasil

Se o Brasil quiser, um dia, possuir uma esquadra que possa navegar no Atlântico, contribuindo para proteger a Amazônia Azul e o petróleo de nosso mar territorial, precisa começar a pensar em se aliar a países como a Rússia, a Índia e a China para construir navios-aeródromos modernos. Eles poderiam transportar, em primeiro lugar,... »

O homem e o tempo

Por em 09/01/2014
O homem e o tempo

Sem poder dominar o tempo, e o inevitável ciclo da vida, o homem passou a medi-lo, e tentar compreendê-lo, a partir da observação da natureza. O primeiro relógio foi o Sol - e disso nos deixaram testemunho os arabescos rabiscados nas paredes das cavernas e as civilizações antigas. Separados, na imaginação humana, os dias... »

A compra dos Gripen e a doutrina militar de defesa

Por em 26/12/2013
A compra dos Gripen e a doutrina militar de defesa

Para o Brasil, o Gripen NG representa um novo patamar, do ponto de vista da indústria aeronáutica militar, bem acima do turboélice de ataque leve e treinamento avançado Super-Tucano, da Embraer. Mas ele, como bem lembrou o ministro Celso Amorim, ao dizer que o país continuará negociando um caça de quinta geração, não solucionará... »

A internet e a nacionalização dos bites

Por em 11/12/2013
A internet e a nacionalização dos bites

O Governo Federal, através do Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, insiste em incluir no Marco Civil da Internet, em votação no Congresso, a obrigatoriedade de instalação no Brasil de bases de dados locais, por parte de empresas como o Google ou o Facebook. O pior é que, diante da argumentação de que a instalação... »

Assalto na Copa

Por em 20/11/2013
Assalto na Copa

A revelação de que há hotéis que pretendem aumentar, em mil por cento, o preço da diária no Rio de Janeiro durante a Copa, e que pousadas vão cobrar, no mesmo período, mil reais por dia por pessoa em quarto duplo sem banheiro, é de estarrecer. Se a isso somarmos outros problemas dá para... »

Busca

Colunistas