Principal » Artigos de Maria Cristina Saraiva de Sousa
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Hyperparenting, você já ouviu falar?

Quem não deseja, sendo pai ou mãe na acepção da palavra, que o filho tenha sucesso escolar, e consequentemente um futuro garantido? Certamente, que sim. Mas será que a qualquer preço? Lendo há dias um artigo datado de 2011, onde um jornalista britânico, Carl Honoré, nomeia determinado comportamento como “hyperparenting” ou hiperpais, surpreendeu-me como a infância de muitas crianças está sendo subtraída por conta do que almejam seus progenitores. Trocando em miúdos, não é difícil ver hoje em dia meninos e meninas, com suas vidas já traçadas, planejadas e porque não dizer, manipuladas por pais que depositam em seus filhos, talvez, muita frustração e a possibilidade da realização do que eles próprios não conseguiram alcançar.
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Jogo de damas

O Brasil de Dilma está nas semi finais do Campeonato Mundial de futebol! Superando a surpreendente Colômbia do menino de ouro James Rodriguez, consegue a tão desejada colocação. Vai estar em campo com a poderosa e fria Alemanha de Merkel. As seleções das damas de ferro estarão lutando na terça-feira próxima, por um lugar na grande final. Quem sairá vencedor(a) deste grande duelo? De alguma forma compactuamos com a ideia de que a Alemanha é campeã (fora de campo) em alguns quesitos.
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Portugal fora do mundial: intervalo na alegria

O que me resta agora? Torcer pelo país que está sediando este evento e sendo este o país onde nasci. Sem dúvida que sim. Mas certamente uma torcida com gosto amargo. Tá certo que a grande mudança, o grande protesto se faz nas urnas, mas não consigo deixar de lado este sabor quando penso nos bilhões gastos em estádios, em projetos superfacturados que não saíram do papel, quando vejo uma população carente de educação, saúde, segurança e tantas coisas mais. Estes mesmos bilhões nunca chegarão ao que realmente importa. Pena…
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Inversão de valores: como educar nos dias de hoje?

Há muito que ouvimos dizer, que hoje em dia a inversão de valores salta a nossa vista. Parece cliché, entretanto é realmente o que vivenciamos pacificamente e estupefatos. O mundo da infância de nossos avós, já não existe mais. Os valores transmitidos por eles, hoje em dia, parecem estar desatualizados e muito sinceramente,até fora do contexto. Um exemplo que podemos aqui referir é observar o que se passa mesmo à nossa frente, com nossos filhos. A escola, por exemplo, passou a ser para muitos a instituição responsável pela educação a 100% (leia-se aqui, valores morais, bom comportamento e bons costumes) de seus filhos. E o que temos? Professores diante de meninos e meninas, que chegam crus no que diz respeito a princípios de cidadania, moral e convívio social.
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Conquistando diariamente

O que significa conquistar? Se procurarmos no dicionário, encontraremos resultados como “ganhar”, “cativar”, “subjugar”, “vencer”, entre outros. Entretanto, hoje me permito falar da conquista afetiva, em diversos contextos. Amor, de homem e mulher, amor de pais e filhos, de amigos, de irmãos, enfim, a conquista da confiança e da amizade que rodeiam todas estas relações. Num mundo em que a partilha e o convívio estão muito reduzidos ao tecnológico, onde as relações são mais virtuais do que pessoais, me pego pensando no mundo de alguns poucos anos atrás.
Maria Cristina Saraiva de Sousa

A elegância da educação

Entretanto, conforme os detalhes e o avanço da matéria através do veículo visual de comunicação, qual foi minha surpresa ao perceber que a tal atriz brasileira tinha mesmo editado um vídeo, que supostamente vazou publicamente, onde expõe ao ridículo os portugueses!
Maria Cristina Saraiva de Sousa

Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março comemora-se o Dia da Mulher. E pensando sobre isto, me veio a cabeça a questão da violência doméstica. Segundo um estudo...