Maria Cristina Castilho de Andrade

A arrogância racista

A arrogância racista

Não fosse a arrogância de incontáveis brancos, seríamos preparados a olhar os negros como iguais, com reconhecimento por aquilo que fizeram e fazem pelo Brasil e com um pedido de desculpas pelos horrores da escravatura e das desigualdades que atravessam os séculos. As leis contra as consequências funestas da segregação racial avançaram em nosso... »

Meninos do tráfico

Meninos do tráfico

Meninos desconhecidos ou não que se tornam notícia na página policial me comovem e apontam a impossibilidade quase total de trazê-los de volta. Há estágios para adentrar ao mundo da criminalidade e, atualmente, a maioria dos meninos chega a ele através do tráfico. Em casa, aquela, aquele ou aqueles que deveriam ser guardiães deixam... »

Julgar sem ouvir

Julgar sem ouvir

A menina possui responsabilidades de mocinha. Leva o irmão mais novo à escola e, em casa, cuida dos três menores, enquanto a avó realiza tarefas diversas. Estuda também. A mãe sai cedo para o trabalho. Às vezes, um dos irmãos – nem todos do mesmo pai – passam dias com familiares. Interessante, jamais ouvi... »

Roubo e devolução

Roubo e devolução

O abuso sexual infanto-juvenil é um roubo da essência da criança e do adolescente, que pode desequilibrá-los por uma vida inteira. Devolver o que é inerente ao seu ser, nessa época de sua vida, é dever do Estado e de todos os indivíduos avessos à omissão. Incomoda-me demais saber que no silêncio de algumas... »

Afogada em pedras

Afogada em pedras

As pessoas entram no coração pelo olhar, pelo abraço, pelo sorriso, pela palavra, pela música, pela compaixão... É assim comigo. Independem das aparências, das escolhas, das quedas, das vitórias, dos fracassos, do que possuem ou deixam de possuir. Tornam-se queridas minhas. Nós a conhecíamos, aqui de casa, faz anos. Creio que desde o final... »

Meninas para a boca

Meninas para a boca

Tenho piedade das meninas, da periferia geográfica e existencial, com corpos de pele tenra, manipuladas por adultos inescrupulosos ou pela ignorância dos que não sabem que carícias impróprias emporcalham o emocional. Condoo-me ao ver pequeninas dançando com trejeitos sensuais sob aplausos dos grandes, que as consideram “evoluídas” para a idade. Apiedo-me das menores, com trajes... »

As delicadezas de Deus

As delicadezas de Deus

Considero Deus de delicadeza extrema. Clarice Lispector, certa vez, escreveu sobre isso: “Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza”. Quando Ele me propõe algo, não usa de voz grossa e de prepotência, embora seja o Senhor. Fala mansinho, sem imposições, no livre arbítrio. E tenho experimentado que... »

Apesar de tudo…

Apesar de tudo…

Surpreendi-me com a força da honestidade e da verdade no livro “EU, CHRISTIANE F., A VIDA APESAR DE TUDO”, de Christiane V. Felscherinow com Sonja Vukovic, lançado em 2014 pela Bertrand Brasil. Christiane, nascida em Hamburgo, na Alemanha, viu, há 35 anos, o seu primeiro livro, traduzido em várias línguas, se tornar bestseller. Em... »

Passagem do ano

Passagem do ano

Para inúmeras pessoas, as festas de dezembro e da passagem do ano despertam seus pesares. Existe um luto que caminha entre luzes coloridas, cânticos e euforia. E quanto mais tempo passa no relógio de sol, maiores as perdas, maiores a dores da ausência, maior a saudade de alguém e/ou de acontecimentos. Há aqueles que... »

Natal e doçura

Natal e doçura

Em todos os meus natais, desde pequenina, prevaleceu a imagem do presépio: o Menino, Maria, José e a gruta tão simples, aquecida pelo hálito dos animais. A chegada do Menino interrompeu as trevas e vieram de imediato os pastores e, mais tarde, os reis. A emoção da primeira vez que compreendi o que significava... »

Busca

Colunistas