グッチ アウトレット グッチ バッグ グッチ 財布 グッチ 長財布 グッチ 激安 gucci 財布 グッチ アウトレット 店舗 グッチ バッグ メンズ グッチ 財布 203550 グッチ 長財布 本物 グッチ 激安 バッグ gucci 財布 アウトレット グッチ アウトレット グッチ バッグ 新作 グッチ 財布 新作 グッチ 長財布 メンズ グッチ 激安 通販 gucci 財布 2015 グッチ アウトレット 店舗 グッチ バッグ 人気 グッチ 財布 アウトレット グッチ 長財布 激安 本物 グッチ 激安 本物 gucci 財布 レディース グッチ アウトレット グッチ バッグ 通販 グッチ 財布 2015 グッチ 長財布 レディース グッチ バッグ 激安 gucci 財布 通販 グッチ アウトレット 店舗 グッチ バッグ ピンク グッチ 財布 レディース グッチ 長財布 人気 グッチ 財布 激安 gucci 財布 激安 グッチ アウトレット グッチ バッグ 本物 グッチ 財布 通販 グッチ 長財布 アウトレット グッチ 激安 財布 gucci 財布 人気 グッチ アウトレット 店舗 グッチ バッグ メンズ
Maria Cristina Castilho de Andrade | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Maria Cristina Castilho de Andrade

Meninas para a boca

Meninas para a boca

Tenho piedade das meninas, da periferia geográfica e existencial, com corpos de pele tenra, manipuladas por adultos inescrupulosos ou pela ignorância dos que não sabem que carícias impróprias emporcalham o emocional. Condoo-me ao ver pequeninas dançando com trejeitos sensuais sob aplausos dos grandes, que as consideram “evoluídas” para a idade. Apiedo-me das menores, com trajes... »

As delicadezas de Deus

As delicadezas de Deus

Considero Deus de delicadeza extrema. Clarice Lispector, certa vez, escreveu sobre isso: “Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza”. Quando Ele me propõe algo, não usa de voz grossa e de prepotência, embora seja o Senhor. Fala mansinho, sem imposições, no livre arbítrio. E tenho experimentado que... »

Apesar de tudo…

Apesar de tudo…

Surpreendi-me com a força da honestidade e da verdade no livro “EU, CHRISTIANE F., A VIDA APESAR DE TUDO”, de Christiane V. Felscherinow com Sonja Vukovic, lançado em 2014 pela Bertrand Brasil. Christiane, nascida em Hamburgo, na Alemanha, viu, há 35 anos, o seu primeiro livro, traduzido em várias línguas, se tornar bestseller. Em... »

Passagem do ano

Passagem do ano

Para inúmeras pessoas, as festas de dezembro e da passagem do ano despertam seus pesares. Existe um luto que caminha entre luzes coloridas, cânticos e euforia. E quanto mais tempo passa no relógio de sol, maiores as perdas, maiores a dores da ausência, maior a saudade de alguém e/ou de acontecimentos. Há aqueles que... »

Natal e doçura

Natal e doçura

Em todos os meus natais, desde pequenina, prevaleceu a imagem do presépio: o Menino, Maria, José e a gruta tão simples, aquecida pelo hálito dos animais. A chegada do Menino interrompeu as trevas e vieram de imediato os pastores e, mais tarde, os reis. A emoção da primeira vez que compreendi o que significava... »

Alternativas e esperança

Alternativas e esperança

Preocupa-me a menina de quase dez anos, que decompõe os vínculos. Abraça sem se entregar à meiguice do instante e desacredita na ternura. Seus olhos amendoados, embora brilhem como os de outras crianças sofridas, parecem-me transbordar impossibilidades. Não caminham para outras paisagens. São olhos que se detiveram, talvez por questões pessoais estéreis sufocarem as... »

Anseios e líderes

Anseios e líderes

Dentre as histórias contadas por ela a respeito dele, escrevo sobre aquela em que passou com seus cabras por uma fazenda e nela se deteve ao ver uma criação de aves. A dona da casa, assustadíssima, o acolheu. Pediu almoço apetitoso com peru assado a que ela, de pronto, acatou. Junto às serviçais, prepararam... »

Realidade interior

Realidade interior

Recentemente, tive acesso a um texto do Frei Savério Cannistrà, pregador da Ordem dos Carmelitas Descalços, a respeito da pedagogia de Santa Teresa de Ávila no contexto cultural e atual na Europa. Chamou-me a atenção o que ele diz sobre formação: “dar forma a uma identidade”. Sem dúvida sem moldes planejados. Explica que “a... »

Pedofilia e tratamento

Pedofilia e tratamento

Observo que crianças, vítimas de pedófilos, se tornam “rançosas”, com dificuldade em se integrar consigo mesmas e com o seu entorno. Ficam, de certa forma, oxidadas. Aquilo que as envolve carrega um sabor acre. Talvez os medos, acumulados pelos anos do abuso ou do estupro, as façam assim. É necessário, quando a situação vem... »

Sobre o abuso sexual

Sobre o abuso sexual

O abuso sexual é uma perversidade. E existe, na minha concepção, mais de um tipo de abusador. Há os com desequilíbrios mentais aparentes, do quais, quase sempre, é possível se proteger; há os com perda das faculdades psicológicas pouco visíveis e os com desvio de caráter, conscientes de seus atos. Os últimos possuem uma... »

Busca

Colunistas