Márcio Paschoal

Dois filmes, um só conceito: “Augustine” e “Tabu” – o jogo das paixões

Por em 24/08/2013
Dois filmes, um só conceito: “Augustine” e “Tabu” – o jogo das paixões

Dois filmes em cartaz e que obtiveram elogios da crítica, “Augustine”, de Alice Winocour, e “Tabu”, de Miguel Gomes, apresentam enredos que se assemelham no trato dos percalços e agruras dos amores impossíveis. Em ambos, o bom senso indica que tudo estará fadado à tragédia. Mas talvez seja mesmo isso que tanto atraia os... »

Sambas: para quem é bom sujeito

Por em 25/07/2013
Sambas: para quem é bom sujeito

Sai pelo selo Mills Records o novo CD (Jamba) da cantora e compositora Andrea Dutra. Bamba do jazz e fluente no samba, Andrea, em seu novo trabalho comove e esbanja bom gosto e sensibilidade. Os músicos que a acompanham, trabalham com ela há mais de uma década e, naturalmente, nota-se a cumplicidade reinante. A... »

Casais à beira de um ataque de sensibilidade

Por em 02/05/2013
Casais à beira de um ataque de sensibilidade

O cinema sempre se prestou muito bem a parcerias com as demais artes. São livros e romances adaptados que ganham vida nas imagens ou trilhas sonoras que valem um filme. No entanto, a junção do cinema com o teatro não costuma dar frutos com a mesma frequência ou valor. Em 2010, Roman Polanski realizou... »

Carreiras solidificadas

Por em 24/02/2013
Carreiras solidificadas

Outro dia recebi prospecto de um amigo, cantor e compositor, que faria seu show. Nele, era anunciado que tinha uma carreira solidificada. Como seria isso? Uma carreira que petrificou, talvez. Literalmente, acredito que somente os Stones teriam uma carreira assim. Solidificada seria um eufemismo para algo que já estaria consagrado? Não creio. À primeira... »

Há paz na Terra e homens de má vontade

Por em 28/12/2012
Há paz na Terra e homens de má vontade

A tal paz na Terra aos homens de boa vontade é para poucos. Bem poucos e raros. Definitivamente, falta boa vontade com ela. A paz não é somente um estado nirvânico, nem uma forma de convivência regulada por um acordo social qualquer. Nem a ausência de discussões. A paz é algo que não conhecemos,... »

Dez mulheres, dez personagens

Por em 10/11/2012
Dez mulheres, dez personagens

Há filmes que são marcados pela presença fulgurante de determinadas atrizes. Seja na natural beleza, no carisma engendrado ou até na atuação destacada. São thrillers que ficarão na memória, muito mais pela ação de suas protagonistas do que pelo roteiro, direção ou assunto. Mas, se fosse para escolher entre a fria beleza de... »

Mais diálogo entre as religiões

Por em 16/10/2012
Mais diálogo entre as religiões

Um filme anti-islâmico vem provocando ondas de protestos em países muçulmanos, abrindo o precedente para uma discussão polêmica: quais seriam os limites da liberdade de expressão e de religião? Hoje muito se discute o poder e a vocação de toda liberdade de expressão. Proibir a manifestação do pensamento é pretender uma unanimidade autoritária, arbitrária... »

Quando o lobo cai da estepe

Por em 28/09/2012
Quando o lobo cai da estepe

utro dia dei-me conta de que o tempo andava passando mais rápido do que devia. Diferentemente do que Mick Jagger preconizava em “Time is on my side”, parece que ele, o tempo, mudou de lado. De uns meses para cá, dei para ouvir seguidos comentários do tipo: “sua aparência anda ótima!”. O que isso... »

Cinco dias em Maceió

Por em 26/07/2010
Cinco dias em Maceió

Maceió é uma cidade muito bonita. Os arrecifes fazem-na ainda mais bela, com os coqueiros espalhados pelas praias. As chicas são sorridentes e o povo caloroso e simpático. O uísque tem o preço honesto, as lagostas já não são mais as mesmas, porém as cervejas são encontradas facilmente, bem geladas e em quase... »

Cuspindo o caroço!

Por em 09/04/2010
Cuspindo o caroço!

Algumas polêmicas acompanham a humanidade, gerando discussões e inaugurando rivalidades, como direita e esquerda, se há mesmo ditadura em Cuba, (...) Mas, nada supera a eterna disputa ontológica entre a ciência e a fé. Ou, como preferem alguns teólogos, entre a fé e a ciência. Agora, cientistas, num dos maiores experimentos já realizados, provocaram... »

Busca

Colunistas