Marcelo Henrique Marques de Souza

Crítica à ‘Utopia’, do Thomas Morus

Crítica à ‘Utopia’, do Thomas Morus

A "Utopia" de Thomas Morus é um livro muito mais conservador do que parece. O "país perfeito" do pensador inglês se baseia no trinômio religião-família tradicional-trabalho de uma forma bastante moralista e com pouca abertura para posições mais ousadas. Alguns podem argumentar que o livro foi escrito em 1516, numa época que, apesar de... »

O retrato do artista de Joyce

O retrato do artista de Joyce

"O retrato do artista quando jovem", de Joyce, é um retrato que me lembrou, por inúmeras vezes, os quadros nos quais Cezanne declarava, a pinceladas, as suas montanhas Saint-Victoire, lá das vistas do seu trem. Pelo menos num aspecto: Joyce mescla os diálogos e os devaneios de Stephen Dedalus, em idas e vindas de... »

Os tentáculos do polvo vira-latas

Os tentáculos do polvo vira-latas

Uma das facetas mais curiosas do complexo de vira-latas do brasileiro é esse lance que algumas pessoas, geralmente comerciantes, têm de chamar o consumidor de "patrão". É algo parecido com dois outros sintomas clássicos da viralatice autodepreciativa: tratar político como "chefe" e babar o ovo dos gringos. Entretanto, isso não parece ser absolutamente "sintomático".... »

A heterografia de uma opinião: o caso das biografias

A heterografia de uma opinião: o caso das biografias

Essa questão das biografias é interessante. Interessante porque esbarra numa sinuca de bico. Ou, como diz o Melamed, com a caçapa entrando na bola. A liberdade de expressão versus a liberdade de tal ou qual pessoa não querer expressar aquilo que considere inadequado. É um senhor imbróglio. Li as crônicas do Caetano, vi a... »

Jornalismo Facebook

Jornalismo Facebook

Há mais de dois anos (dois anos e dois meses, mais precisamente), decidi fazer a experiência de viver sem televisão em casa. O tempo pode inclusive ser estendido, já que mesmo que ela estivesse fisicamente presente, ficava quase sempre desligada. Via um programa ou outro e os filmes no DVD. Com o aumento das... »

Sobre a proibição das máscaras

Sobre a proibição das máscaras

Basta analisar bem pra sacar que, nos últimos anos, o único protesto que verdadeiramente funcionou foi justamente o das máscaras. E o sintoma pra sacar que funcionou é justamente essa lei (inconstitucional) que aprovaram proibindo as máscaras. Eles só atacaram as máscaras porque elas são um ótimo subterfúgio pra atacar os políticos bandidos sem... »

Clarice, o tempo e a eternidade

Clarice, o tempo e a eternidade

Clarice nos presenteia com um belo conto sobre as ambiguidades e contradições inerentes à questão do tempo, no livro que acabo de ler, "Onde estivestes de noite", da editora Rocco. "O relatório da coisa" é um jogo que a autora arma, afrontando os dois extremos do tempo através da consideração de vários objetos e... »

Hannah Arendt, o filme

Hannah Arendt, o filme

Assisti ontem ao filme "Hannah Arendt", da diretora Margarethe von Trotta. O filme desenha um olhar sobre a relação da filósofa com o julgamento do nazista alemão Adolf Eichmann, capturado na Argentina, pelo Mossad, o serviço secreto de Israel, e levado a julgamento naquele país. Arendt foi até lá assistir ao julgamento e publicou... »

A ‘Mídia Ninja’ e o confronto da cerca com o vento no Roda Viva

A ‘Mídia Ninja’ e o confronto da cerca com o vento no Roda Viva

Acabei de ver a entrevista do pessoal da Mídia Ninja para o Roda Viva. Serviu para duas coisas: primeiro, para perceber a imensa ingenuidade que ainda pesa na cabeça dessa gente da “velha mídia” acerca do que estamos vivendo nesse momento; e segundo, para manter a reflexão das novas mudanças, que aparece de forma... »

O credo da credibilidade

O credo da credibilidade

O argumento da "credibilidade" é um dos grandes labirintos da tal democracia, porque geralmente se baseia na forma como a maioria enxerga a questão. Para esses casos, a maioria não é um bom referente, é o que a história mostra. Até porque, se pararmos pra analisar a palavra - sempre elas -, entenderemos que... »

Busca

Colunistas