Marcelo Henrique Marques de Souza

Robin Williams e o suicídio

Robin Williams e o suicídio

Morreu o ator Robin Williams e tudo indica que tenha sido suicídio, decorrente de forte depressão. Difícil saber se ele ainda faria algum filme efetivamente marcante (os últimos trabalhos dele são bem fraquinhos), mas era, no meu entendimento, um bom ator. Lembro de pelo menos três bons filmes que vi dele: "Um gênio Indomável",... »

O mercado de notícias

O mercado de notícias

Ótimo filme "O mercado de notícias", do Jorge Furtado. O filme mescla uma encenação teatral que representa o início do jornalismo, na Inglaterra do século XVII, com depoimentos de jornalistas brasileiros da atualidade. O jogo de cortes que o Furtado monta traz momentos de fina ironia, que articulam os comentários dos entrevistados com a... »

Torcendo o torcedor

Torcendo o torcedor

Em tempos de Copa do mundo, vale refletir sobre o que é essa coisa de ser um "torcedor". O torcedor, é claro, é aquele que torce. É o que diz o dicionário. Ok, mas a gente sabe que nunca é só isso. "Aquele que torce" leva ao verbo "torcer", que tem 14 sinônimos, a... »

Todo jogo é manifestação e toda manifestação é jogo

Todo jogo é manifestação e toda manifestação é jogo

Sinto um curioso ar zombeteiro naqueles que sugerem, de uma forma ou de outra, mais abertas ou mais sutis, que apoiar as manifestações e assistir aos jogos da Copa ao mesmo tempo é uma contradição. Nada mais pobre, nada mais 'classe média', nada mais revelador do que temos de mais menos. A Copa do... »

Sobre a abertura da Copa

Sobre a abertura da Copa

Acho que dar como notícia que "a imprensa internacional" meteu o pau na abertura da copa é tão tosco quanto defender a Cláudia Leite apenas por ela ser brasileira. Vi as fotos aqui e li alguns textos. O mais sóbrio, na minha opinião, foi o de um músico que diz que o grande problema... »

Desabafo sobre as passeatas dos professores

Desabafo sobre as passeatas dos professores

Já parou para pensar que esse papo de "protesto pacífico" é uma tremenda contradição em termos? As palavras dizem muito sobre as coisas. Quando o governo, os mafiosos e a mídia exigem "protestos pacíficos", é exatamente porque esses são os mais fáceis de controlar. E aliás, parte desse controle é feito exatamente pela disseminação... »

‘Ela’ e ‘Sob a Pele’: dois filmes e um espelho no meio

‘Ela’ e ‘Sob a Pele’: dois filmes e um espelho no meio

Os dois últimos filmes que assisti podem ser vistos como uma espécie de jogo de xadrez no qual as margens escapam da moldura, sem entretanto dispensar os arroubos militares que a presença das peças sustenta. "Ela", de Spike Jonze, e "Sob a Pele", de Jonathan Glazer, figuram como reflexos inversos de questões contemporâneas que... »

Era uma vez uma banana

Era uma vez uma banana

Como os índios que devoraram o bispo Sardinha na época em que o Brasil ainda engatinhava, com o objetivo de assimilar pedaços de sua personalidade, o jogador Daniel Alves devorou outro dia desses uma banana atirada ao campo por um torcedor racista do Villarreal. Antropofagia das maiores. No dicionário daquele instante, banana deixou de... »

Crítica à ‘Utopia’, do Thomas Morus

Crítica à ‘Utopia’, do Thomas Morus

A "Utopia" de Thomas Morus é um livro muito mais conservador do que parece. O "país perfeito" do pensador inglês se baseia no trinômio religião-família tradicional-trabalho de uma forma bastante moralista e com pouca abertura para posições mais ousadas. Alguns podem argumentar que o livro foi escrito em 1516, numa época que, apesar de... »

O retrato do artista de Joyce

O retrato do artista de Joyce

"O retrato do artista quando jovem", de Joyce, é um retrato que me lembrou, por inúmeras vezes, os quadros nos quais Cezanne declarava, a pinceladas, as suas montanhas Saint-Victoire, lá das vistas do seu trem. Pelo menos num aspecto: Joyce mescla os diálogos e os devaneios de Stephen Dedalus, em idas e vindas de... »

Busca

Colunistas