Principal » Artigos de Manoel Lopes
Manoel Lopes

As sete forças primordiais e as sete linhas da Umbanda

Identificamos sete forças universais que são produzidas pelos sete reinos sagrados e que se manifestam na realidade física, etérica, estrutural e espiritual. A componente física é a parte mais densa da natureza, a matéria, a massa. A componente etérica é a resultante de todos os campos eletromagnéticos gerados pelas estruturas materiais existentes no universo, seja uma pedra ou o corpo humano. A componente estrutural é o campo estrutural, o organizador das formas, formado pelos campos de natureza mental e emocional; o biólogo inglês Rubert Sheldrake chama estes campos estruturais de campos mórficos.
Manoel Lopes

Felicidade e sucesso

O Arapé é um conhecimento Umbandista, nascido dentro de um terreiro de Umbanda e orientado pelos mentores da casa; é uma nova forma encontrada pela espiritualidade para abrir nossos olhos, diminuindo desta maneira nossas faltas e sofrimentos e acelerando o processo evolutivo. Arapé é um conhecimento multifacetário e deve ser estudado com calma e paciência, não é um conhecimento que se adquire somente através da leitura de livros; para isso é necessário a vivência templária. Embora não seja possível aprofundarmos nos ensinamentos do Arapé, somente através da leitura, podemos ir tateando alguns dos seus ensinamentos….
Manoel Lopes

Salve Ogum! A Umbanda está em festa!

Neste mês de abril todos os terreiros de Umbanda homenageiam o orixá Ogum. Ogum na religiosidade africana é o guerreiro! É aquele que abre os caminhos. Vai à frente empunhando sua espada sem permitir que nada aconteça aos seus filhos. É aquela força existente na natureza que nos revigora, é a liderança, o vigor, a decisão. A Umbanda é uma religião universalista e tem em seu bojo, princípios existentes em várias filosofias e religiões do planeta. Entre todos os seus fundamentos os mais comuns são os oriundos da religiosidade africana, indígena, católica, espírita e hinduísta.