Luciana Mendina

Autismo, um depoimento

Por em 10/05/2012
Autismo, um depoimento

A história do Bernardo e de sua cura foi contada no artigo Desligados do Mundo, que foi publicado no Caderno Vida, do Jornal Zero Hora, no dia 17 de outubro de 2009. Infelizmente, o preconceito e a descrença em torno da cura – que embora não seja uma constante, pode acontecer – são tão... »

Entre os muros da educação

Por em 09/06/2009

Fiquei impressionada com o filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008, o excelente Entre os muros da escola. Além de ricos diálogos entre professor e alunos, o que vemos na tela é a expressão atualíssima da dificuldade de convivência entre a França (os professores e a instituição como um... »

O medo de todos nós

Por em 31/05/2009

Na semana passada, assistí ao filme Medos privados em lugares públicos (Coeurs/2007), que se passa em Paris, onde seis pessoas estão em busca do amor, embora nunca tenham sido bem-sucedidas em suas tentativas. É a história do fracasso afetivo, mas, mais do que isso, é a história dos desencontros. O diretor Alain Resnais, de... »

O que é pior: a volta do Collor ou a inércia do povo?

Por em 27/03/2009

Desde a última semana, quando o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) assumiu a fiscalização das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, o cenário político brasileiro ficou ainda mais vergonhoso. Ao sair pela porta do fundo do Planalto, em 1992, através do processo de impeachment, e respondendo por peculato, corrupção passiva... »

MSN e Orkut: um novo dialeto?

Por em 10/03/2009

Para aqueles que apreciam a língua portuguesa e procuram escrever e falar corretamente, é um choque assistir a conversa entre jovens, principalmente adolescentes, no MSN e no Orkut, duas ferramentas para as conversas on-line na Internet. Embora sua utilidade seja indiscutível, já que facilitam a comunicação e permitem reencontrar amigos e conhecidos e fazer... »

Que reforma é essa?

Por em 04/03/2009

Em vigor deste janeiro deste ano, o novo acordo ortográfico adotado por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste está longe de ser uma unanimidade. Enquanto o gramático e imortal Evanildo Bechara acredita que não há desvantagem na unificação do idioma, o filósofo e escritor Hélio Schwartsman e... »

Busca

Colunistas