Principal » Artigos de Luciana Couto de Souza
Luciana Couto de Souza

A evasão escolar no Ensino Fundamental

A evasão escolar no Ensino Fundamental nas escolas públicas pode ser evitada ou sensivelmente reduzida, atenuada, desde que haja uma tomada de consciência de decisões técnico-políticas com competência e seriedade pela orientação tanto pedagógica quanto educacional das escolas. Para que a escola resgate seu papel de agente de transformações e se adapte ao seu alunado, faz-se necessário o estabelecimento de uma série de reflexões sobre o papel de cada profissional da escola (professores, diretores, orientadores e supervisores), pois só através de uma prática e de um trabalho sistematizado é que poderá ocorrer de fato mudanças concretas.
Luciana Couto de Souza

A Educação de alguns povos.

Os cidadãos espartanos eram uma classe senhorial armada e livre de preocupações com o trabalho. E a educação ateniense, era voltada para a formação intelectual, onde as mulheres eram discriminadas, a ponto de somente os homens serem considerados cidadãos. As mulheres tinham uma participação muito pequena dos direitos da democracia ateniense.
Luciana Couto de Souza

Zélia Duncan – Puro talento e simplicidade!

Fiquei emocionada com um fato contado por Zélia, sobre uma portuguesa que possuía uma deficiência auditiva, mas que mesmo assim lhe escreveu um e-mail lhe contando como ela conseguia sentir sua música e, logo depois Zélia esteve em Portugal e se encontrou com essa pessoa e que se sentiu responsável em transmitir de alguma forma a sua música para pessoas com deficiência auditiva. E... depois de ouvir isso... Zélia Duncan ganhou mais uma fã, eu.
Luciana Couto de Souza

Respeito, a busca incessante para o crescimento humano.

O saber respeitar o outro, não importando se ele pertence ou não a sua classe social ou se ele está em um cargo abaixo do seu na empresa, tal respeito vem de berço, como dizia minha avó. Ele faz parte da evolução humana, do crescimento de cada indivíduo, cabe a cada um de nós termos a consciência de que ao respeitarmos o outro, também estaremos respeitando a nós mesmos, como ser pensante que somos.
Luciana Couto de Souza

Sociedade e Exclusão

Não desmerecendo a profissão, pois sabemos que todos nós dependemos um do outro, mas um motorista de van ganha muito mais por mês que um professor com a carga de trabalho citada anteriormente.