José Serra

Apertem os cintos, o governo sumiu!

Por em 18/02/2014
Apertem os cintos, o governo sumiu!

Governos existem para controlar as circunstâncias, não para ser controlados por elas; governos existem para irem adiante, e não atrás dos acontecimentos; governos existem para cercar as margens de erro, antecipando-se aos problemas, não para elaborar desculpas implausíveis; governos existem para informar-se sobre o futuro e as consequências dos seus atos, não com bola... »

A Constituinte de 1988: entre as liberdades e a Frente Única

Por em 09/11/2013
A Constituinte de 1988: entre as liberdades e a Frente Única

Nos 25 anos da Constituição que Ulysses Guimarães classificou de “cidadã”, alinho-me com a tese de que uma das grandes das virtudes da Carta é sua vocação garantidora de direitos. Foi, nesse caso, o bom uso que se fez de circunstâncias que não eram da nossa escolha. Explico-me: finda a ditadura militar, a nova... »

Para sempre perdido, para sempre guardado

Por em 24/12/2012
Para sempre perdido, para sempre guardado

Na minha família, no tempo que eu era menino, o Natal era comemorado só no dia 25 de dezembro mesmo, nada de véspera, por um motivo simples: pai, avô e tios trabalhavam até as seis da tarde do dia 24, no Mercado Municipal de São Paulo. No próprio dia de Natal, a jornada se... »

A agonia industrial

Por em 07/05/2012
A agonia industrial

Já abordei o tema várias vezes em artigos e palestras. Abaixo, um resumo do drama da indústria de transformação brasileira, outrora o setor de ponta de nossa economia. Sem o dinamismo no médio e longo prazos desse setor não voltaremos à trilha do desenvolvimento sustentado, com bons empregos. É delirante a ideia de que... »

Direitos humanos: o mau e o bom exemplo

Por em 06/02/2012
Direitos humanos: o mau e o bom exemplo

A presidente Dilma esteve em Cuba e não quis fazer nenhum gesto em defesa dos direitos humanos na ilha. Se fosse orientado, o Itamaraty teria encontrado a forma de o governo brasileiro expressar pelo menos sua preocupação com o assunto – não lhe faltaria imaginação diplomática. Note-se que pouco antes da visita morrera um... »

A mitomania e os fatos

Por em 16/01/2012
A mitomania e os fatos

Em entrevista dada à TV UOL, Ciro Gomes, depois de manifestar seu preconceito contra São Paulo e contra o Rio de Janeiro, afirmou, de modo meio desconexo, como é de seu feitio, o seguinte: “O Serra, por exemplo, na Constituinte, cercou a Zona Franca de Manaus de restrições até ficar o sinal de que... »

O cigarro ou a liberdade

Por em 10/01/2012
O cigarro ou a liberdade

O Congresso acaba de aprovar uma lei de combate ao tabagismo que, entre outras coisas, proíbe o fumo em locais fechados. A decisão não protege só os frequentadores eventuais de um restaurante, casa noturna ou bar, mas também os trabalhadores do setor, como garçons, atendentes e DJs. Até os fumantes saem ganhando, já que... »

AIDS: a luta continua

Por em 05/01/2012
AIDS: a luta continua

AIDS, a pior doença surgida no final do século passado. Uma doença infecciosa de difícil enfrentamento, pois não existe vacina preventiva; sem tratamento, leva à morte em pouco tempo; sua transmissão está ligada ao comportamento mais íntimo das pessoas, relacionado a sexo ou drogas. Eu particularmente perdi amigos por causa da doença, inclusive alguns... »

Oposição, programa de governo e ação política

Por em 27/11/2011
Oposição, programa de governo e ação política

Não esqueçamos nunca que a alternativa de poder é produzida no dia-a-dia. Claro que precisa haver um norte, uma bússola. Mas ninguém vai a lugar nenhum só com ela. É preciso fazer o barco navegar com determinação até o objetivo desejado. Ao longo das últimas décadas, o Brasil produziu um razoável consenso sobre as... »

Um governo na encruzilhada: para onde vai?

Por em 16/11/2011
Um governo na encruzilhada: para onde vai?

A crítica ao loteamento político desenfreado dos cargos federais foi um ponto que repisei bastante na última campanha eleitoral. A necessidade de alianças para obter maioria parlamentar acabou gerando no Brasil um desdobramento nefasto: a partilha da máquina estatal por grupos políticos interessados apenas em se servir dela, e não em servir ao povo.... »

Busca

Colunistas