José Renato Nalini

Acordem, educadores!

Por em 15/01/2015
Acordem, educadores!

Um dos raros consensos no Brasil do dissenso é a falência da educação. Por mais que se destine verba considerável para a formação das atuais e futuras gerações, a República parece claudicar em todos os níveis. O retrocesso é evidente. Há algumas décadas, a escola pública era tão boa que os menos aplicados procuravam... »

Desafios para 2015

Por em 30/12/2014
Desafios para 2015

O ano próximo apresentará um quadro preocupante para a economia brasileira. 2014 foi o ano da Copa, era preciso acenar com o Brasil Maravilha para elevar a autoestima doméstica e propiciar um bom espetáculo aos estrangeiros. Encerrado o festival – e tudo funcionou adequadamente – vieram as eleições e agora chegou a hora da... »

Jundiaí faz bonito

Por em 26/12/2014
Jundiaí faz bonito

A empresa Delta Economics & Finance elaborou uma pesquisa para a revista América Economia Brasil e chegou ao Índice das Maiores e Melhores Cidades Brasileiras, o BCI100. Avaliou 77 atributos das 100 grandes cidades do país. A grande vencedora é Santos, com seus 433 mil habitantes neste ano de 2014. O ranking das dez... »

Pense no amanhã

Por em 08/11/2014
Pense no amanhã

O Brasil tem mais faculdades de direito do que a soma de todas as outras faculdades existentes no restante do planeta. As profissões jurídicas absorvem seu conteúdo de uma esfera muito mais ampla, denominada ética. E a ética é a ciência do comportamento moral do homem em sociedade. Começa com a polidez que, desrespeitada,... »

Só pode ser má fé!

Por em 02/10/2014
Só pode ser má fé!

O Brasil se orgulha (ou se orgulhava?) de ser uma das maiores economias do planeta. Mas é também campeão da indigência quanto ao zelo ecológico. Privilegiado com natureza exuberante, conseguiu destruir a Mata Atlântica em curto período, conspurcar seus rios, dizimar a biodiversidade. Está pagando o preço, com essa crise hídrica muito mais séria... »

O futuro do Direito

Por em 24/09/2014
O futuro do Direito

O Brasil possui mais Faculdades de Direito do que a soma de todas as demais, existentes no restante do planeta. A cada semestre, milhares de bacharéis recebem o seu diploma e esperam absorção no mercado de trabalho. Ambiente saturado para quem não tiver uma formação muito especializada, com credenciais para o enfrentamento de questões... »

Boa educação paroquial

Por em 21/09/2014
Boa educação paroquial

O Brasil já foi bem melhor do que hoje em termos de educação. Embora sem tantos recursos, sem o aparato das tecnologias da comunicação e informação, propiciava aquilo que a escola hoje tem imensa dificuldade em ofertar: educação de qualidade, não mera escolarização. Paradoxalmente, crescem os índices de matrícula e acesso à escola formal,... »

O jovem e o velho clube

Por em 09/09/2014
O jovem e o velho clube

Quando eu era criança, não frequentei clubes. Eles eram restritos a grupos bem definidos, de acordo com o status. Só na adolescência atentei para a delícia de um convívio em que o clube fazia parte da rotina. O Clube Jundiaiense era o local em que a minha turma se divertia. Nunca fui esportista, para... »

Perdas macroscópicas

Por em 11/08/2014
Perdas macroscópicas

Em poucos dias, o Brasil perdeu Ivan Junqueira, Rubem Alves, Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro. O céu deve estar sentindo falta de eruditos. Mas a Terra também é carente. Fica a cada dia mais pobre. Pobre porque não descobriu a receita para a paz. Guerras fratricidas, ódios acumulados, preconceitos exacerbados. Violência por todo... »

Estou sem para-raios

Por em 21/07/2014
Estou sem para-raios

Foi chamada à eternidade em 20 de junho de 2014, a carmelita descalça Irmã Maria Elisabeth da Santíssima Trindade, da Ordem das Carmelitas Descalças. Ela permaneceu 63 anos em clausura, primeiro no Carmelo São José, em Jundiaí e, há muitas décadas, no Carmelo Nossa Senhora da Esperança, em São João da Boa Vista. Ali,... »

Busca

Colunistas