José Renato Nalini

Aprende-se a ser bom?

Por em 28/03/2015
Aprende-se a ser bom?

O tsunami de desânimo que acomete as pessoas de bem diante das reiteradas denúncias de descalabros com o dinheiro do povo é corrosivo do idealismo. Quando os de cima não dão bom exemplo, os de baixo sentem-se desmotivados a perseverar. Isso é mau para o élan nacional. Por isso é que nos momentos de... »

Servirá de alerta?

Por em 23/03/2015
Servirá de alerta?

A corrupção endêmica no Brasil parece enfrentar um revés. Não é apenas a delação premiada, dando à luz episódios que não constituem surpresa, salvo pela dimensão do rombo. É a reação da cidadania, que encontrou um foco para a sua indignação. Se as manifestações de 2013 foram difusas e pulverizadas, as recentes encontram convergência:... »

Compreender a imperfeição

Por em 15/03/2015
Compreender a imperfeição

Busco entender os melindres, o excesso de sensibilidade, os ressentimentos. Para conviver melhor. Para aceitar o próximo na sua diversidade. Assim como ele tanta vez nos aceita, a despeito de nossas deficiências. O mundo seria melhor se todos nos respeitássemos. Não é impossível conviver, nem tentar construir um mundo melhor. Mas o começo está... »

Atestado de irracionalidade

Por em 26/02/2015
Atestado de irracionalidade

Tenho dúvidas sobre a pretensa racionalidade da espécie. Talvez por haver judicado por quase quarenta anos, além dos quatro no Ministério Público. A jurisdição da família é desgastante. Ali se vê a mesquinhez que nem sempre se encontra na esfera criminal. Infrações penais chegam a ser eticamente menos chocantes do que a volúpia com... »

Comer com as mãos

Por em 22/02/2015
Comer com as mãos

O hábito de comer com as mãos, ainda em uso no Oriente, é antigo e sempre foi considerado o mais civilizado. Há alguns anos, em visita a Cortes Judiciais na Venezuela, almocei com um grupo de magistrados e estranhei que eles se servissem da salada com as mãos. Mas o faziam com naturalidade. Eram... »

Vamos mudar o mundo?

Por em 20/02/2015
Vamos mudar o mundo?

A sensação de insatisfação é generalizada. As más notícias lotam as mídias e o mal parece prosperar. Crise hídrica, crise energética, crise moral. Violência crescente, falta de confiança nas instituições. Previsão de tempos terríveis. O mundo precisa de compaixão. Podemos nos considerar impotentes para promover a mutação profunda e necessária. Ninguém é incapaz de... »

Ter carro é brega

Por em 18/02/2015
Ter carro é brega

Essa é a atual postura do jovem norte-americano de nossos dias. Ao menos daqueles mais conscientes de que se continuarmos na volúpia da velocidade ao volante, o futuro será ainda mais preocupante do que já se anuncia. Nos Estados Unidos, que foram nossa inspiração para esse culto ao carro, a população fanática por automóvel... »

Acordem, educadores!

Por em 15/01/2015
Acordem, educadores!

Um dos raros consensos no Brasil do dissenso é a falência da educação. Por mais que se destine verba considerável para a formação das atuais e futuras gerações, a República parece claudicar em todos os níveis. O retrocesso é evidente. Há algumas décadas, a escola pública era tão boa que os menos aplicados procuravam... »

Desafios para 2015

Por em 30/12/2014
Desafios para 2015

O ano próximo apresentará um quadro preocupante para a economia brasileira. 2014 foi o ano da Copa, era preciso acenar com o Brasil Maravilha para elevar a autoestima doméstica e propiciar um bom espetáculo aos estrangeiros. Encerrado o festival – e tudo funcionou adequadamente – vieram as eleições e agora chegou a hora da... »

Jundiaí faz bonito

Por em 26/12/2014
Jundiaí faz bonito

A empresa Delta Economics & Finance elaborou uma pesquisa para a revista América Economia Brasil e chegou ao Índice das Maiores e Melhores Cidades Brasileiras, o BCI100. Avaliou 77 atributos das 100 grandes cidades do país. A grande vencedora é Santos, com seus 433 mil habitantes neste ano de 2014. O ranking das dez... »

Busca

Colunistas