Principal » Artigos de José Comblin
José Comblin

Neurociência para produtividade

A produtividade em uma instituição pode ser prejudicada pelo perfil do ambiente de trabalho, graças à constância perceptiva e a economia neural. Dois grandes problemas do cérebro que tenta, a todo custo, economizar recursos. Um ambiente monótono, sem muitas alterações nos estímulos para os colaboradores, criará uma limitação na capacidade intelectual. No entanto, o contrário também pode ser um problema, pois muitos estímulos acabam por esgotar a capacidade da rápida tomada de decisão. A constância perceptiva irá excluir informações que são constantes e inalteradas e, assim, documentos podem “desaparecer” em cima da mesa e a economia neural vai, aos poucos, reduzindo a velocidade de raciocínio, mantendo, apenas, as sinapses mais usadas.
José Comblin

Dom Helder e a vida religiosa

Dom Helder mostrou que era possível ser humano dentro das estruturas do sistema eclesiástico. Mas é preciso cultivar muitas virtudes. Talvez seja também necessário ter tido os pais que teve dom Helder. Os religiosos não precisam preocupar-se pelo que é ser religioso. Há exemplos disponíveis. Há modelos realmente vividos. Oxalá todos os religiosos tenham a oportunidade de encontrar no seu caminho algumas dessas pessoas. Dom Helder nunca se preocupou por ser “um bom bispo”. Era “Helder” simplesmente, o “dom” para os amigos. Um religioso não precisa se preocupar por ser “um bom religioso”. Seja simples, simplesmente homem ou mulher sem pretensão, sem importância, como um simples camponês.
José Comblin

O pobre, critério para a profecia

Sobre o pobre no cristianismo há historicamente e ainda hoje em dia, talvez mais do que nunca hoje em dia, duas maneiras completamente diferentes de tratar o assunto. Estas se explicam porque há duas interpretações do próprio cristianismo. A interpretação predominante considera que o cristianismo é uma religião e que essa religião foi fundada por Jesus. Essa religião é tudo aquilo que está presente na Igreja católica. Claro que todos sabem que essa religião não foi tão desenvolvida desde o início. Ela se desenvolveu no decorrer dos séculos, mas dizem que foi sempre de modo homogêneo de tal sorte que tudo tem a sua origem em Jesus. A religião católica representaria a tradição nascida de Jesus,
José Comblin

Um só corpo e um espírito

Primeiro que tudo, precisamos fazer um esclarecimento de vocabulário: trata-se da palavra”espírito”. Em português, como em todos os idiomas europeus, a palavra espírito sugere imediatamente o contrário de matéria. O fenômeno vem de longe. As nossas palavras são herdeiras das palavras gregas e latinas e seu significado foi forjado pela mentalidade dos gregos e dos romanos. Desde então as estruturas fundamentais da linguagem européia e, portanto, do pensamento europeu não mudaram.
José Comblin

João e a revelação da liberdade

Não podemos compreender o evangelho segundo São João fora da perspectiva do livro do Apocalipse. Mesmo que os dois livros não tenham sido escritos pelo mesmo autor no seu teor atual, pelo menos temos a certeza de que ambos estão estreitamente relacionados e foram escritos por pessoas que pertenciam a uma mesma tradição.O livro do Apocalipse é anterior ao evangelho e deve ser lido antes do evangelho, se queremos entender a mensagem deste último. O Apocalipse fornece o contexto do evangelho. De certo modo podemos dizer que o evangelho de João é uma leitura do evangelho de Jesus Cristo à luz dos acontecimentos contemplados e interpretados pelo livro do Apocalipse.
José Comblin

Padre Cícero e a fé do povo

Juazeiro do Norte é um caso único. A religião popular desenvolveu-se em Juazeiro de modo independente do clero. A política eclesiástica desde a separação da Igreja e do Estado consistiu em entregar os lugares de romaria a congregações religiosas. Isto não aconteceu em Juazeiro por razões óbvias A romaria a Juazeiro foi condenada pela Igreja e o clero sempre manifestou a maior hostilidade ao que acontecia em Juazeiro. A condenação de padre Cícero trazia consigo a condenação da romaria Com isso não houve interferência do clero.