João Oliveira

O salto para a morte

Por em 16/03/2015
O salto para a morte

Os filhos e as pessoas que estão sob a nossa guarda e proteção possuem destinos próprios que serão construídos pelos seus erros e acertos. Querer direcionar um futuro mais adequado baseado em nossa própria história de vida é o mesmo que amarrar asas de um pássaro e depois querer que ele consiga voar. Tente... »

A porta

Por em 28/02/2015
A porta

Não há nenhum bom resultado que se consiga sem esforço ou, pelo menos, alguma estratégia. Sorte é algo que só existe para poucos preparados e não podemos contar com ela quando o assunto é a nossa própria vida. Assim sendo, organização e planejamento são as ferramentas básicas de quem deseja construir o próprio futuro.... »

O vento

Por em 25/02/2015
O vento

Já se passaram alguns anos desde que o velho se mudou para esse lado longínquo da floresta, desde então as visitas dos filhos e amigos foram se tornando cada vez mais escassas e ele cada vez mais recluso. Saía de casa para conferir as armadilhas e ver se algum pequeno animal se tornaria a... »

A substância

Por em 04/02/2015
A substância

Após uma tempestade de fortes raios, um homem encontrou uma árvore envolvida em uma estranha substância. Algo que se movia com o vento, brilhava e destruía tudo que tocava, transformando em cinzas. Parecia estar viva e se rebelando contra o ambiente. Era uma época diferente de hoje. As pessoas não tinham palavras e transmitir... »

Autonomia

Por em 22/01/2015
Autonomia

Ser capaz de internalizar as regras da sociedade e agir por conta própria sem ferir o código ético e moral vigente, é o sinal maior de adultificação e que o indivíduo alcançou a real autonomia de ser. Quando crianças, recém nascidos, reina em nós a anomia, ausência de regras, um mundo onde todas as... »

Perseguido

Por em 11/01/2015
Perseguido

Ressignificar é saber alterar a percepção do fato sem alterar o ocorrido. Seu significado pode ser diverso dependendo de como se analisa o ponto que causa o conflito interno. Não é ser como o personagem Poliana, da literatura juvenil, que acha que tudo é bom na vida. Afinal, algumas coisas são realmente ruins e... »

Nossa casa, nosso lar…

Por em 28/12/2014
Nossa casa, nosso lar…

Sempre que pensamos em lar surge uma sensação de segurança. É isso que um lar representa, bem estar e segurança. Quando recheado de afeto e paz constrói o que chamamos de célula mater da sociedade, a base estrutural de tudo que podemos esperar de uma saudável vida em comum. Quando essa representação não funciona,... »

Resoluções

Por em 16/12/2014
Resoluções

A cada final de ano um movimento interno levanta questões sobre nossas capacidades. Será que este ano conseguimos alcançar nossas metas estabelecidas no final do ano passado? Quais serão os novos objetivos para o ano que está começando? Em primeiro lugar, precisamos saber se os objetivos estabelecidos, seja no ano passado ou agora no... »

Um amor que verão

Por em 07/12/2014
Um amor que verão

Quem pensa em estar no absoluto controle de uma relação à dois irá acabar sozinho em algum tempo. Na verdade, um casal que se ama compreende as necessidades do outro e coopera para que elas sejam satisfeitas. Os dois perdem um pouco todos os dias e os dois ganham muito por toda a existência.... »

Erro de percepção

Por em 02/12/2014
Erro de percepção

Mais comum do que se imagina: estamos propensos a erros de percepção a cada momento de nossas vidas. Alguns são puramente culturais como, por exemplo, vestir roupa de frio quando se percebe que está chovendo. Claro que chuva não está associado a frio, da mesma forma que luz solar brilhante não é garantia nenhuma... »

Busca

Colunistas