João Oliveira

Autonomia

Por em 22/01/2015
Autonomia

Ser capaz de internalizar as regras da sociedade e agir por conta própria sem ferir o código ético e moral vigente, é o sinal maior de adultificação e que o indivíduo alcançou a real autonomia de ser. Quando crianças, recém nascidos, reina em nós a anomia, ausência de regras, um mundo onde todas as... »

Perseguido

Por em 11/01/2015
Perseguido

Ressignificar é saber alterar a percepção do fato sem alterar o ocorrido. Seu significado pode ser diverso dependendo de como se analisa o ponto que causa o conflito interno. Não é ser como o personagem Poliana, da literatura juvenil, que acha que tudo é bom na vida. Afinal, algumas coisas são realmente ruins e... »

Nossa casa, nosso lar…

Por em 28/12/2014
Nossa casa, nosso lar…

Sempre que pensamos em lar surge uma sensação de segurança. É isso que um lar representa, bem estar e segurança. Quando recheado de afeto e paz constrói o que chamamos de célula mater da sociedade, a base estrutural de tudo que podemos esperar de uma saudável vida em comum. Quando essa representação não funciona,... »

Resoluções

Por em 16/12/2014
Resoluções

A cada final de ano um movimento interno levanta questões sobre nossas capacidades. Será que este ano conseguimos alcançar nossas metas estabelecidas no final do ano passado? Quais serão os novos objetivos para o ano que está começando? Em primeiro lugar, precisamos saber se os objetivos estabelecidos, seja no ano passado ou agora no... »

Um amor que verão

Por em 07/12/2014
Um amor que verão

Quem pensa em estar no absoluto controle de uma relação à dois irá acabar sozinho em algum tempo. Na verdade, um casal que se ama compreende as necessidades do outro e coopera para que elas sejam satisfeitas. Os dois perdem um pouco todos os dias e os dois ganham muito por toda a existência.... »

Erro de percepção

Por em 02/12/2014
Erro de percepção

Mais comum do que se imagina: estamos propensos a erros de percepção a cada momento de nossas vidas. Alguns são puramente culturais como, por exemplo, vestir roupa de frio quando se percebe que está chovendo. Claro que chuva não está associado a frio, da mesma forma que luz solar brilhante não é garantia nenhuma... »

Porta aberta

Por em 23/11/2014
Porta aberta

Existe uma grande preocupação para o enfrentamento do processo de recrutamento e seleção. Podemos encontrar vários livros que ensinam técnicas de como o candidato, futuro colaborador, deve se portar e com detalhes que vão da melhor forma de exprimir sua linguagem corporal até dicas de como enfrentar as dinâmicas e entrevistas. No entanto, não... »

Manifestações em greves: emoções em jogo

Por em 05/11/2014
Manifestações em greves: emoções em jogo

A Lei Nº 7.783, de 28 de Junho/89 versa sobre o direito de greve e as responsabilidades dos grevistas diante das necessidades inadiáveis da população em serviços essenciais. Algumas pessoas podem pensar que fazer greve é o simples ato de cruzar os braços paralisando uma produtividade qualquer. Na realidade existe um rito legal que... »

O salário está justo?

Por em 20/10/2014
O salário está justo?

Muitas vezes os colaboradores questionam se estão, ou não, recebendo uma justa remuneração mensal pelos seus serviços prestados à instituição na qual atuam. Os valores pagos para os mesmos cargos podem variar de acordo com fatores diversos e, nem sempre, a melhor remuneração está diretamente ligada ao pagamento em dinheiro propriamente dito. Existem outros... »

O novo mercado de trabalho

Por em 10/10/2014
O novo mercado de trabalho

O ambiente no mercado de trabalho vem mudando bastante nos últimos anos, principalmente, após o surgimento dos sistemas de gestão. Afirmar que a culpa pela recente transformação é somente obra da tecnologia que cria, a cada instante, novas ofertas de serviço, que necessitam de ágeis operadores, também seria um exagero. Outras circunstâncias alteram o... »

Busca

Colunistas