João Montenegro

Mais pragmatismo, por favor!

Por em 21/09/2014
Mais pragmatismo, por favor!

Três trágicos acontecimentos recentes poderiam talvez ter sido evitados caso a sociedade brasileira fosse mais pragmática e menos apaixonada, ideológica e preconceituosa no tratamento de certas questões, o que, é claro, influencia as decisões políticas no país. Nossos governantes têm a obrigação de ao menos inserir essas pautas na agenda política do país, pois... »

Assunto de polícia

Por em 24/04/2014
Assunto de polícia

Estamos em 2014 e vemos que, depois dos programas de bolsa-auxílio (família, escola, etc.) e o “Minha Casa, Minha vida”, do governo federal, cuja legitimidade e funcionalidade são discutíveis, a política de governo mais badalada do momento são as Unidades de Polícia Pacificadora, no estado do Rio. Que o projeto representa um avanço em... »

O fundamentalismo que nos habita

Por em 11/02/2014
O fundamentalismo que nos habita

A história da humanidade é repleta de casos de homens e mulheres que foram mortos simplesmente por dizer o que pensam. Hoje, graças à consolidação da democracia na maior parte do mundo, qualquer indivíduo é livre para expressar seus pensamentos sem o ônus de ser preso ou executado por conta disso. É o direito... »

Saneamento básico

Por em 26/12/2013
Saneamento básico

Os jornais noticiam que mais de 40% dos lares brasileiros não têm acesso a saneamento básico. Isso mesmo: em 2013, quase 2014, o “país do futuro” ostenta essa marca medieval. Como infere a própria expressão, saneamento básico é um dos fatores básicos para uma vida social minimamente salubre, sendo imprescindível para o bem-estar da... »

O que mais falta?

Por em 05/09/2013
O que mais falta?

Será que depois da mais nova pegadinha promovida pela Câmara dos Deputados, que, em histórica votação (secreta, claro), rejeitou a cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon – condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha –, governantes, jornalistas e conservadores e reacionários de plantão continuarão a... »

Sim, a revolução machuca mesmo

Por em 22/08/2013
Sim, a revolução machuca mesmo

Na última semana, cerca de 200 pessoas que protestavam contra a CPI dos ônibus no Rio de Janeiro fecharam a Avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro da cidade. O acontecimento, que acabou prejudicando o já caótico trânsito da capital fluminense, foi o estopim para que alguns colunistas de jornais voltassem a... »

Autoritarismo velado

Por em 26/07/2013
Autoritarismo velado

Quando jornalistas são proibidos de participar de coletivas de imprensa organizadas pelas autoridades, e grandes portais de notícias, após repercutirem o caso, retiram a matéria do ar (obviamente porque sua publicação gerou algum tipo de mal estar), passo a questionar a ideia de que temos garantido o direito de informar e sermos informados, além... »

Sem diálogo!

Por em 05/06/2013
Sem diálogo!

Não há desculpas para a forma como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reagiu, no final do mês passado, ao ser insultado por um cidadão em um restaurante da cidade. Na ocasião, segundo testemunhas, o dirigente carioca desferiu dois socos no músico Bernardo Botikay após uma discussão. Mas, se por um lado,... »

Entre a apatia e a baderna

Por em 21/04/2013
Entre a apatia e a baderna

Muito se fala sobre uma suposta apatia do povo brasileiro, que não teria o hábito de ir às ruas para protestar contra os absurdos vistos diariamente país afora, sejam eles casos de corrupção ou de desrespeito aos direitos básicos da população, como falta de acesso à saúde, educação e até mesmo à água e... »

Sorria, você está no Rio, seu trouxa!

Por em 11/03/2013
Sorria, você está no Rio, seu trouxa!

Sei não, mas beira, no mínimo, o deboche – na verdade, chega a ser meio repugnante – a veiculação de uma série de reportagens por um jornal do Rio de Janeiro sobre a felicidade do carioca (“Eu sorrio, eu sou Rio”) em um momento no qual, além da recorrência de problemas que sempre afetaram... »

Busca

Colunistas