Principal » Artigos de João Jorge Braga
João Jorge Braga
João Jorge Braga

Fachin libera conteúdo das delações da Odebrecht e políticos se apavoram

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, levantará, a qualquer momento, o sigilo das delações da Odebrecht, tornando públicas as informações contidas nos depoimentos dos delatores, colocando o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto numa de suas piores crises políticas em toda a história brasileira. O povo tem todo o direito de conhecer a verdade sobre a política brasileira e os ladrões que por ela se locupletam.
João Jorge Braga

O estilo Dória de governar

O prefeito de São Paulo, João Dória, está administrando a cidade com um jeito todo próprio. Se isto é fogo de palha e com o tempo vai acabar, não sabemos. O que temos visto até agora é que Dória está tentando colocar ordem na cidade, e não ficar se reunindo o dia todo com politicagens em gabinetes refrigerados enquanto a cidade de São Paulo sofre sozinha com seus problemas.
João Jorge Braga
João Jorge Braga

Por que Temer jamais indicará Janaína Paschoal para o STF?

A jurista Janaína Paschoal preenche todos os requisitos para ser indicada ao STF. Ela possui notório saber jurídico, já que é doutora em Direito e atua como professora na Universidade de São Paulo, tem mais de trinta e cinco anos e não possui ficha criminal. Só que Janaína Paschoal não é cúmplice das safadezas que se faz neste paíse possui imenso prestígio popular. E por que mesmo assim Temer não a indica?
João Jorge Braga

A morte de Teori Zavascki foi mesmo acidental?

O ministro interrompeu suas férias para homologar as delações feitas pela Odebrecht, o que contraria vários interesses pessoais escusos de vários políticos. Teria sido sua morte realmente acidental?
João Jorge Braga

O medo de Renan Calheiros

Por conta de todas as delações premiadas que estão sendo fechadas, Renan Calheiros, ao que tudo indica, perdeu completamente o sossego. Está tentando desesperadamente criminalizar o abuso de autoridade como forma de frear a Lava Jato
João Jorge Braga

Impressionante, Lula é réu novamente!

Nem é mais novidade noticiar ações penais contra Lula. Hoje, o grande passatempo de Lula é ser réu. Parece até que já está gostando. Em pouco mais de dois meses, esta é a terceira ação penal aberta contra Lula envolvendo casos de corrupção.
João Jorge Braga

TCU confirma pedaladas fiscais e rejeita as contas de Dilma de 2015

Pelo segundo anos consecutivo, o TCU rejeitou por unanimidade as contas de gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Com esta decisão, confirma-se os motivos do impeachment de Dilma Rousseff. Agora, cabe aos defensores do governo de Dilma Rousseff se convencerem de que houve sim pedaladas fiscais e crime de responsabilidade.
João Jorge Braga

Estas eleições mostram que estamos num país sem líderes

Não temos um líder político que represente uma nova geração, ou melhor, uma renovação nos quadros políticos nacionais. Foram, na maioria dos casos, os mesmos nomes ou grupos de sempre que conquistaram o poder ou que foram para segundo turno. É triste que depois de tudo pelo que o país vem passando, ainda não tenhamos novas lideranças despontando. Hoje, somos um país com uma triste perspectiva histórica.
João Jorge Braga

Mantega planejava fugir para Paris

Guido Mantega e sua esposa já estavam com passagens compradas para Paris, onde eles têm um apartamento. Hoje, o jornal Folha de São Paulo também confirmou tal história e acrescenta que o casal viajaria no dia seguinte à detenção.
João Jorge Braga

Teori envia ação contra Eduardo Cunha para Sérgio Moro

Numa extrema rapidez, como não costuma ocorrer nas altas esferas do Judiciário brasileiro, o ministro do STF, Teori Zavascki enviou já nesta quarta-feira, duas ações penais contra Eduardo Cunha para a Justiça Federal do Paraná e do Rio de Janeiro. Agora, cabe ao ex-deputado, que não tem mais foro privilegiado, rezar, já que todas as evidências são de que dificilmente Eduardo Cunha escape da prisão.
João Jorge Braga

Lula será julgado em novembro!

Realmente, a casa está caindo para Lula. Caindo não, despencando. Em novembro próximo, o ex-presidente pode se tornar um condenado pela Justiça Federal do Distrito Federal. Lula, se condenado, poderá pegar uma pena de três a oito anos de prisão, mais o pagamento de uma multa.
João Jorge Braga

Dilma perde o mandato

O Senado Federal acabou de cassar o mandato presidencial de Dilma Rousseff, pondo fim a chamada "Era PT", ou à "cleptocracia petista", como já disse o ministro do STF, Gilmar Mendes. Os petistas que hoje chamam Temer de golpista esquecem que foram eles que o puseram no poder.
João Jorge Braga

Impossível frear Sérgio Moro e a Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro, pela sua atuação frente à Operação Lava Jato e pelas suas acertadas sentenças, tornou-se o principal homem público brasileiro. Hoje, quem tentar derrubar Sérgio Moro, mesmo que seja o presidente da república, brigará com todo o Brasil e perderá, com certeza.
João Jorge Braga

Moro, quem é o chefe da quadrilha?

Depois de tantas fases da Operação Lava Jato, o que todos querem saber é: quem é o chefe dessa organização criminosa que ainda não foi preso? Já foram presos políticos com mandato e sem mandato, empresários internacionalmente importantes, doleiros e toda espécie de fauna criminal, mas ainda não tivemos um que fosse apontado como o chefão.
João Jorge Braga
João Jorge Braga

Processos contra ministros de Dilma que perderão foro privilegiado podem continuar no STF

Se isto acontecer será uma vergonha total para o Brasil e melhor que todos nós cuspíssemos na Constituição brasileira, pois alguns ministros já estariam fazendo isto. Pode parece piada, mas quando a presidente Dilma for afastada, seus ministros perderão o foro privilegiado, mas alguns poderão continuar a ser tratados como se tivessem o foro privilegiado, ou seja, nada muda. Mais uma manobra asquerosa e inescrupulosa dos bastidores do poder no Brasil.
João Jorge Braga

Lula já gastou mais de 800 mil reais com hotel de Brasília

Até agora ninguém sabe a origem do dinheiro para pagar tal gastança. O Instituto Lula recusou-se a responder sobre os gastos com a hospedagem. Outro detalhe é que nos finais de semana Lula volta para São Paulo, não em voos de comerciais, mas sim utilizando-se de jatinhos particulares. Para quem não sabe, uma viagem entre São Paulo e Brasília, a bordo de um jatinho fretado, custa cerca de R$ 40 mil
João Jorge Braga

Não tem como Lula escapar da prisão

Sabe-se muito bem que Lula será, muito provavelmente, o primeiro político a ser preso após o afastamento de Dilma. Até ele já está sabendo disso. Ele só está esperando... E nós também!
João Jorge Braga
João Jorge Braga
João Jorge Braga

O PT está se dissolvendo

O fato é que o PT, se a Dilma cair, estará morto e enterrado de vez. Se Dilma permanecer no poder, estará apenas morto, pois a ingovernabilidade política de Dilma, o pedido de impeachment ainda não apreciado da OAB e a possibilidade de anulação da chapa Dilma/Temer pelo TSE, emperrarão ainda mais a já conhecida incompetência petista de governar.
João Jorge Braga

Quanto vale o voto de um deputado?

Para o governo vale muito. Paga-se um preço bem alto, é o que dizem alguns deputados, acusando o governo federal de tentar "comprar" seu voto contra o impeachment.
João Jorge Braga
João Jorge Braga

Ninguém se torna um líder mundial à toa

O juiz federal Sérgio Moro é classificado pela revista norte-americana Fortune como o décimo terceiro líder mundial da atualidade. O interessante é que Sérgio Moro é o único brasileiro a constar na lista. Quais seriam os brasileiros que estariam na lista de maiores corruptos do mundo, se a Fortune fizesse esta lista? Alguém faz idéia?
João Jorge Braga

Vitória parcial de Lula e problemas para Sérgio Moro

O ministro Teori Zavascki também ordenou que o juiz Sérgio Moro explique seus procedimentos e ações por conta das gravações, dando-lhe o prazo de dez dias para dar tais explicações. Já era sabido que o governo faria de tudo para dar o troco a Sérgio Moro, que deve se preparar para uma verdadeira guerra.
João Jorge Braga

Gilmar Mendes arrasa Lula e Dilma

Numa estratégia inteligentíssima, o ministro do STF, Gilmar Mendes, suspendeu a nomeação de Lula para a Casa Civil e ainda devolveu a competência das investigações ao juiz federal Sérgio Moro, ou seja, ferrou Lula de verde e amarelo.
João Jorge Braga

Cassada a posse de Lula na Casa Civil

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da Quarta Vara do Distrito Federal, acabou de conceder uma liminar suspendendo os efeitos da posse, que foi realizada há pouco, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil
João Jorge Braga

Lula é a vergonha do país!

O que eu me pergunto, caso isto venha mesmo a acontecer, é como podemos suportar um governo que acoberte um indiciado por tantos crimes dessa forma? Lula tem que ser preso antes de ser nomeado ministro! Nós, brasileiros, não podemos deixar isto acontecer! Seria a desmoralização completa do país
João Jorge Braga

Irão atrás do juiz Sérgio Moro

Com a condução coercitiva de Lula na sexta-feira, podemos esperar uma chuva de calúnias contra Sérgio Moro. Estejam certo que a guerra foi declarada e que ela já está acontecendo. O que ainda tentarão usar para desqualificar Sérgio Moro não demorará muito para sabermos.
João Jorge Braga

Chegou a vez do Lula!

Dependendo do andamento dos depoimentos, Lula, Marisa Letícia, Lulinha e todos os demais depoentes poderão ter sua prisão provisória e/ou preventiva decretada ainda hoje. O grande erro da defesa de Lula é que seu habeas corpus preventivo vale apenas para São Paulo. Por isso Lula deverá ser levado para Curitiba e lá deverá prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro.
João Jorge Braga

Novos problemas para o governo Dilma

Vários são os policiais federais que afirmam que nada os freará no esclarecimento e na busca da verdade quanto à corrupção investigada em operações como a Lava-Jato e a Zelotes.
João Jorge Braga

Dilma sabia sobre o pagamento ilegal a João Santana

Ainda no começo do ano passado, Dilma Rousseff recebeu um recado de Emílio Odebrecht, dono da maior empreiteira do país, que a advertia sobre o risco de que os pagamentos feitos no exterior pela Odebrecht a João Santana, fossem descobertos caso a Operação Lava-Jato atingisse a construtora. Por isso, o dono da Odebrecht exigia blindagem, principalmente para evitar a prisão de seu filho Marcelo Odebrecht, ameaçando, que em caso de prisão, tudo seria revelado sobre detalhes do esquema ilegal de financiamento da campanha à reeleição.
João Jorge Braga

Dessa vez ele não escapa!

Os advogados de Lula lutam para evitar que o petista vá depor e que as investigações possam ir adiante. Mas o fato é que as recentes prisões promovidas pela Lava-Jato enfraqueceram ainda mais o prestígio político de Lula. Mas, aposto que Lula, ao depor, dirá que não sabe de nada e negará tudo. Não importa, ninguém mais cai na conversa dele...
João Jorge Braga

Mais um petista está para ser preso!

Nem é mais estranho noticiar que alguém ligado ao PT foi preso por corrupção. Já virou lugar comum! Agora chegou a vez do marqueteiro do PT, João Santana. As investigações apuraram que ele tem contas bancárias no exterior não declaradas à Receita Federal.
João Jorge Braga

Será que Delcídio foi solto por conta de suas ameaças?

O que irá acontecer daqui para a frente com Delcídio Amaral quanto às suas participações nos esquemas de corrupção na Petrobrás, não podemos adivinhar, mas que esta situação, de um senador cumprir prisão domiciliar e legislar ao mesmo tempo, é extremamente vergonhosa para a história política do país, lá isto é!
João Jorge Braga

Por que há tanto medo que se investigue o ex-presidente Lula?

Eu penso que se houvesse certeza da inocência do casal Lula e Marisa, e que tais suspeitas fossem infundadas, o próprio Lula deveria estar querendo agilizar as investigações e se livrar das acusações. Pelo menos é assim que acontece com pessoas honestas e decentes que são acusadas injustamente.
João Jorge Braga

Sérgio Moro é um exemplo de juiz para o país!

Muitos são os políticos e empresários corruptos que hoje temem ser presos. Afinal, nunca antes na história desse país um juiz agiu tão corretamente e com tanta eficiência na luta contra a corrupção como Sérgio Moro. O país precisava de alguém assim!
João Jorge Braga

Quem não quer ver o Lula preso?

Tirando os militantes petistas, quem não quer ver o Lula preso? Quem não entende que o Lula sabia de toda a corrupção desde o Mensalão ao Petrolão? São tantas evidências e provas de corrupção, que é impossível até mesmo ao menos atento dos brasileiros não ter a suspeita da ciência de Lula sobre o que se fazia nos bastidores, e até mesmo às claras, com o dinheiro público e com a Petrobrás, por exemplo.
João Jorge Braga

Delcídio coloca o STF de costas para o PT

Com a divulgação do áudio com o senador Delcídio Amaral citando ministros do Supremo Tribunal Federal, como Dias Toffoli, que seriam passíveis de serem "conversados" por políticos, os ministros do STF não terão mais nenhuma "boa vontade" com o PT. Estão agora blindados.
João Jorge Braga

Governo está apavorado: quem será o próximo?

No Palácio do Planalto há uma pergunta ecoando e tirando o sossego de todos: quem será o próximo a ser preso? Com todas estas revelações, o Palácio do Planalto que decidiu não se manifestar sobre o caso, está em polvorosa. Ao que tudo indica, dificilmente Dilma não será atingida e considerada co-responsável por esta falcatrua. Sabemos que dificilmente esta história terá desfecho rápido, mas devemos lembrar que uma ação contra a Petrobrás corre na justiça norte-americana e que lá seus dirigentes na época, entre eles Dilma Rousseff, podem ser condenados. Será uma vergonha para o país termos uma presidente condenada à prisão em outro país.
João Jorge Braga

Polícia Federal prende o senador petista Delcídio Amaral

O cerco está se fechando em torno da cúpula governista. Logicamente já era de se esperar que nos bastidores da política existissem inúmeras tentativas de frear as investigações. O grande triunfo da descoberta das tentativas de Delcídio em atrapalhar as apurações é que passa-se a ter ainda mais certeza do quanto as informações de Cerveró são verdadeiras e que provavelmente ele ainda tenha muito mais para informar.
João Jorge Braga

Dilma, sempre conivente com certos interesses…

Por mais que duvidemos, a hoje presidente e ex-guerrilheira, Dilma Rousseff, sempre consegue se superar na arte de ser nociva ao país. Mais uma vez Dilma, camuflada pela compaixão com os atingidos, na verdade se coloca ao lado dos poderosos, contra o povo brasileiro, sendo conivente com todo tipo de descaso e desleixo com a vida de milhares de brasileiros.
João Jorge Braga

Governo Dilma é o pior da história do Brasil!

Os petistas ficarão irados comigo, mas paciência. A verdade é que nunca tivemos um governo tão ruim e irresponsável como o da Dilma Rousseff. Hoje voltamos a ter a mais alta taxa de juros do mundo. Os juros bancários também são os mais altos do mundo e sem nenhuma justificativa técnica plausível para isto que não o desrespeito à população com a total conivência do governo. A tarifa de luz, que diferente do apregoado na campanha política, não para de subir e uma inflação que disparou. Aliás, quanto à inflação, o governo Dilma, pela sua incompetência, está destruindo o Plano Real com maestria ímpar!
João Jorge Braga

Militares, humilhados, reconhecem que nada podem fazer pelo Brasil!

A questão é que hoje já não há disposição nas forças armadas em "rasgar" a Constituição, fechar o Congresso e até o Supremo Tribunal Federal e começar tudo do zero, por mais que grande parcela da população assim queira e certamente, num primeiro momento, viria a apoiar. Os militares sabem que o Brasil está sendo diariamente saqueado e destruído, mas nada podem fazer para, pelas armas, impedir.
João Jorge Braga

Demissão de general que criticou governo Dilma provoca crise militar

A queda do general Antônio Hamilton Mourão, com grande reconhecimento no meio militar e civil, deverá custar caro ao ministro da Defesa e ao seu inconsequente governo. Todos os pronunciamentos do general Mourão acrescentam mais um ingrediente à grave crise política pela qual o governo Dilma está passando. O Palácio do Planalto havia deixado este assunto a cargo do Ministério da Defesa porque não quer trazer mais esta questão para dentro do palácio, como se isto fosse uma questão isolada e não uma indignação legítima de um brasileiro patriota falando em nome de todos os brasileiros, cansados com os desmandos irresponsáveis que afundam o Brasil.
João Jorge Braga

Coitadinhos… Lula e Dilma estão de mal!

As relações de Lula com Dilma azedaram de vez com as ações de ontem da PF. E tudo porque Lula está insatisfeito (Leia-se "putíssimo") com a atuação da Polícia Federal indo ao escritório de seu lindo e amado filhinho.
João Jorge Braga

Lula e Dilma tentam salvar Cunha

E, nesta tentativa desesperada do governo em permanecer no poder, a economia do país vai ladeira abaixo, os empregos somem e o povo sofre. O fato é que parece estar havendo uma costura política asquerosa, onde todos se salvariam, menos o povo brasileiro. E, diga-se de passagem, salvar político não é nenhuma atitude glorificante, muito pelo contrário.
João Jorge Braga

STF ajuda governo e dá rasteira na decência e no Brasil!

O que está acontecendo nos bastidores da política nacional é uma guerra pela sobrevivência de uma cleptocracia escancarada e perversa, onde o governo está jogando com todas as cartas que tem, independente da decência e de qualquer norma vigente. Eu só me pergunto: e o país, como fica?
João Jorge Braga

Governo Dilma acabou!

A situação de governabilidade de Dilma Rousseff está insustentável. Em nenhum país do mundo um governo conseguiria se manter no poder diante de tantos escândalos, ações na justiça e perda de bancada política. Agora, com o Eduardo Cunha ou sem Eduardo Cunha, o caminho para o impeachment está completamente aberto e este "governinho" não tem mais como espernear. Acabou!
João Jorge Braga

Lula quer mudar ministros de Dilma para se fortalecer e voltar em 2018

Na verdade, Lula continua agindo na tentativa de mudar os rumos do governo Dilma, que está dilacerado diante de tantos escândalos e promessas de impeachment. É o jogo político na sua forma mais cruel para o povo, que, se não percebeu, não é alvo de preocupações da cúpula (ou seria cópula?) petista.
João Jorge Braga

Por que os políticos querem proibir que se fale mal deles?

Por mais estúpido ou absurdo que possa parecer há um projeto de lei sendo preparado na Câmara dos Deputados visando proibir que se fale mal de políticos na internet, podendo punir com até seis anos de cadeia quem o fizer. Esta estapafúrdia proposta está sendo elaborada pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), que também quer responsabilizar criminalmente as redes sociais, portais e provedores que hospedarem os sites. Ou seja, se dissermos que José Dirceu é ladrão, por ele ser político, mesmo que sem mandato e apesar de todas as evidências, provas e condenações, podemos ainda assim ser presos. Isto é o fim de democracia e da liberdade de expressão no país. Isto não seria inconstitucional? Países com China e Coréia do Norte agem assim.
João Jorge Braga

Renunciando, Dilma se vinga de Lula

De início, Lula e a cúpula do PT não acreditavam que Dilma pudesse cogitar renunciar. Com o andamento da crise e diante da real possibilidade de um impeachment, que poderia levá-la até à cadeia, Dilma passou a trabalhar com a hipótese, ainda mais quando se sentiu de fato abandonada à própria sorte por Lula, que preferia até então se manter à distância para que sua imagem fosse preservada, visando sua possível volta em 2018. O fato é que Dilma já aceita sim a renúncia, e sabe que com isto ela atinge aqueles que a abandonaram neste momento de crise profunda, em especial o "mui companheiro", Lula.
João Jorge Braga

Lula não quer a renúncia de Dilma, ele quer o impeachment!

Que Lula é matreiro, isto ninguém desconfia. Mas, dizer que ele ainda está do lado da Dilma é muita inocência. O fato é que para Lula nada melhor do que o impeachment de Dilma, e isto tem uma razão: se Dilma renunciar, isto terá um significado de derrota e de incompetência para o PT, que certamente inviabilizaria sua volta (a de Lula) em 2018.
João Jorge Braga

Dilma já aceita renunciar, mas Lula não deixa!

Querendo evitar mais constrangimentos ou problemas pessoais ainda maiores, Dilma, apesar de sua arrogância e autoritarismo (quase uma pedra de gente!), já aceita negociar sua renúncia em troca de um "esquecimento" das denúncias de corrupção envolvendo seu governo e o próprio PT, porém Lula, certamente defendendo os interesses e compromissos com financiadores de campanha que também estão envolvidos nesta cama de gato, não aceita esta renúncia de jeito nenhum e quer jogar com todas as cartas que acredita ainda dispor.
João Jorge Braga

Tentativa de recriar a CPMF acabará de vez com o governo Dilma

O governo apresentou como saída central para a evidente incapacidade administrativa em que se meteu a aprovação de um imposto impopular e altamente rejeitado por quem precisaria apoiá-lo. O pior, é que sem o dinheiro da CPMF, o governo coloca em risco sua própria continuidade e não existe um plano B visando outra alternativa. A volta da CPMF é como a maldição da múmia, que atravessa os tempos e sempre volta.
João Jorge Braga

Polícia Federal quer ouvir Lula já como suspeito!

Agora é chegada a grande hora: finalmente a Polícia Federal quer ouvir Lula como suspeito! Só nos resta aguardar e ver se os ministros do Supremo Tribunal Federal passarão a mão na cabeça de Lula protegendo-o ou se terão a coragem suficiente para resgatar a verdade dos fatos, como diria o próprio ex-presidente, que por enquanto de preso, só tem a língua.
João Jorge Braga

Dilma, desesperada, quer a volta da CPMF

A verdade é que ninguém que tenha juízo é favor da volta da CPMF, ainda mais neste momento político, quando o povo já está doido para estrangular alguém. Devemos lembrar que graças a incompetência do governo Dilma, estamos vivendo umas das mais sérias crises econômicas da história do Brasil. E que também fomos testemunhas das mentiras deslavadas dessa que se diz guardiã dos pobres e que jurou antes das eleições não aumentar tarifas, mas tão logo foi eleita aumentou os combustíveis e a tarifa da energia elétrica, deixando as finanças das famílias brasileiras ainda mais em frangalhos.
João Jorge Braga

Governo tenta barrar investigação da campanha de Dilma

Com a decisão do ministro Gilmar Mendes de pedir que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal investiguem a fundo eventuais crimes cometidos na prestação de contas do PT relativos à campanha presidencial de 2014, haverá um contundente questionamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme informou, por meio de nota, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva. Será que alguém tem dúvidas de que o governo fará de tudo para abortar estas investigações e deixar tudo como está?