João Carlos José Martinelli

Em janeiro, o dia internacional do riso

Por em 24/01/2015
Em janeiro, o dia internacional do riso

Embora pouco divulgada, celebrou-se a 18 de janeiro uma data comemorativa inusitada, o dia internacional do riso, festejado pela primeira vez no Brasil em 2009, por ocasião do lançamento do livro “Sorria, você está sendo curado” do humorista Marcelo Pinto, conhecido como “Dr. Risadinha”. Mundialmente, teve origem em Mumbai, na Índia, em 1998, quando... »

A preocupante questão dos idosos no Brasil

Por em 17/01/2015
A preocupante questão dos idosos no Brasil

O Brasil está passando por uma fase de transição demográfica. Com a queda dos índices de natalidade e o aumento da expectativa de vida, o número de idosos no País está aumentando. A questão suscita várias análises e diferentes consequências, sendo que o setor de saúde e a qualidade de vida são os que... »

Comemorações de dezembro importam em profundas reflexões

Por em 05/12/2014
Comemorações de dezembro importam em profundas reflexões

Determinados meses do ano são marcados por características fortes e importantes para a vida de uma nação ou das pessoas. Dezembro é repleto de datas comemorativas, algumas de suma relevância ao aprimoramento do Direito, enquanto órgão regulador da ordem social e que também nos levam a profundas reflexões, na esperança de alcançarmos um mundo... »

Dia da consciência negra

Por em 20/11/2014
Dia da consciência negra

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, por ser a data da morte do grande líder do Quilombo dos Palmares, ZUMBI. Este dia tem um significado histórico e reflexivo fundamentais ao desenvolvimento das lutas anti-racistas no país pois a sua celebração valoriza a busca por uma sociedade igualitária... »

Intolerância religiosa causa perseguições

Por em 12/11/2014
Intolerância religiosa causa perseguições

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Organização das Nações Unidas como sendo dezesseis de novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 países como signatários e que criou a UNESCO. Nesta ocasião, os estados participantes reafirmaram a "fé nos... »

A morte dá o conceito de nossa finitude

Por em 02/11/2014
A morte dá o conceito de nossa finitude

No Dia dos Mortos também devemos refletir sobre a atual imunização da sociedade em relação à morte, quer por interesses de natureza política, social ou econômica, quer por motivos individuais, frutos do próprio egoísmo e da insensibilidade com que convivemos com nossos semelhantes. Vislumbra-se com tal quadro, um absoluto desrespeito a aspectos de ordem... »

A democracia autolimita o poder do Estado

Por em 25/10/2014
A democracia autolimita o poder do Estado

De acordo com Ban Ki-Moon da ONU, pode se dizer que “sistemas democráticos são essenciais para se alcançarem os objetivos de paz, direitos humanos e desenvolvimento no mundo”. Por outro lado, o Estado Democrático de Direito, adotado pelo Brasil, é aquele cujo regime jurídico autolimita o poder do Estado ao cumprimento das leis que... »

A triste situação dos professores no Brasil

Por em 20/10/2014
A triste situação dos professores no Brasil

A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer nação e neste aspecto, o professor se torna peça chave na formação do ser social, pois é ele quem vai guiar a produção do conhecimento e o futuro profissional e acadêmico de cada cidadão, desde a infância. E apesar do acesso ao sistema educacional... »

A situação da infância no mundo é preocupante

Por em 13/10/2014
A situação da infância no mundo é preocupante

O estado de abandono em que se encontra a infância e a adolescência no país, é manifestamente nítido. Diante deste triste quadro, tanto o Poder Público como a sociedade em geral, têm feito muito pouco para modificá-lo. Esperamos por isso que, aproveitando o momento do DIA DA CRIANÇA, deixemos de lado o costumeiro comodismo... »

Dia dos animais

Por em 04/10/2014
Dia dos animais

Comemora-se a 04 de outubro, o Dia dos Animais, data escolhida porque a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco de Assis, que amava demasiadamente a natureza, a ponto de chamar o Sol e a Lua de irmãos e enxergar, nos bichos, provas da bondade de Deus. Nascido num povoado italiano, filho de... »

Busca

Colunistas