João Carlos José Martinelli

Oração, comunicação com Deus

Por em 01/03/2015
Oração, comunicação com Deus

O Dia Mundial de Oração é realizado a cada ano, na primeira sexta-feira do mês de março, em mais de 170 países. A celebração tem uma concepção ecumênica, ou seja, esse movimento foi iniciado por mulheres em 1887 e, desde então, reúne pessoas de diferentes raças, culturas e tradições religiosas de todo mundo, para... »

A péssima situação dos professores no Brasil

Por em 24/02/2015
A péssima situação dos professores no Brasil

Mestres mal pagos em todo o país; excesso da jornada de trabalho; humilhações; abandono de carreira e disputa frenética por vagas nos quadros da escola particular. O retrato do magistério brasileiro não poderia ser pior, e tem preocupado muito nos últimos anos. Infelizmente, a classe tem sido tratada com frieza, sem compromisso social, afastando-a... »

Campanha de fraternidade 2015

Por em 15/02/2015
Campanha de fraternidade 2015

Na verdade, viemos ao mundo para servir... Na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, terá início a quaresma,ocasião em que somos chamados a rever nossas posturas, a fim de corrigirmos falhas e melhorarmos as atitudes para com Deus e o próximo. E para ajudar-nos a obter êxito em tais propósitos, foi instituída em no... »

Dia mundial do enfermo

Por em 11/02/2015
Dia mundial do enfermo

O saudoso Papa João Paulo II, canonizado em abril do ano passado, instituiu em 1993, o dia 11 de fevereiro, indicativo à memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, como o DIA MUNDIAL DO ENFERMO. Na ocasião, ressaltou entre outros aspectos, que a celebração tem por finalidade sensibilizar as pessoas para a necessidade de... »

Em janeiro, o dia internacional do riso

Por em 24/01/2015
Em janeiro, o dia internacional do riso

Embora pouco divulgada, celebrou-se a 18 de janeiro uma data comemorativa inusitada, o dia internacional do riso, festejado pela primeira vez no Brasil em 2009, por ocasião do lançamento do livro “Sorria, você está sendo curado” do humorista Marcelo Pinto, conhecido como “Dr. Risadinha”. Mundialmente, teve origem em Mumbai, na Índia, em 1998, quando... »

A preocupante questão dos idosos no Brasil

Por em 17/01/2015
A preocupante questão dos idosos no Brasil

O Brasil está passando por uma fase de transição demográfica. Com a queda dos índices de natalidade e o aumento da expectativa de vida, o número de idosos no País está aumentando. A questão suscita várias análises e diferentes consequências, sendo que o setor de saúde e a qualidade de vida são os que... »

Comemorações de dezembro importam em profundas reflexões

Por em 05/12/2014
Comemorações de dezembro importam em profundas reflexões

Determinados meses do ano são marcados por características fortes e importantes para a vida de uma nação ou das pessoas. Dezembro é repleto de datas comemorativas, algumas de suma relevância ao aprimoramento do Direito, enquanto órgão regulador da ordem social e que também nos levam a profundas reflexões, na esperança de alcançarmos um mundo... »

Dia da consciência negra

Por em 20/11/2014
Dia da consciência negra

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, por ser a data da morte do grande líder do Quilombo dos Palmares, ZUMBI. Este dia tem um significado histórico e reflexivo fundamentais ao desenvolvimento das lutas anti-racistas no país pois a sua celebração valoriza a busca por uma sociedade igualitária... »

Intolerância religiosa causa perseguições

Por em 12/11/2014
Intolerância religiosa causa perseguições

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Organização das Nações Unidas como sendo dezesseis de novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 países como signatários e que criou a UNESCO. Nesta ocasião, os estados participantes reafirmaram a "fé nos... »

A morte dá o conceito de nossa finitude

Por em 02/11/2014
A morte dá o conceito de nossa finitude

No Dia dos Mortos também devemos refletir sobre a atual imunização da sociedade em relação à morte, quer por interesses de natureza política, social ou econômica, quer por motivos individuais, frutos do próprio egoísmo e da insensibilidade com que convivemos com nossos semelhantes. Vislumbra-se com tal quadro, um absoluto desrespeito a aspectos de ordem... »

Busca

Colunistas