João Carlos José Martinelli

A importância da paternidade responsável

Por em 05/08/2014
A importância da paternidade responsável

Num mundo consumista e egoísta em que vivemos, no qual cresce a lei do vale-tudo, onde as pessoas são cada vez mais valorizadas por aquilo que têm e não pelo que são, a relevância da figura paterna é manifesta, havendo de se diminuírem as distâncias com os filhos, possibilitando-lhes uma convivência serena e de... »

Dia da liberdade de pensamento

Por em 13/07/2014
Dia da liberdade de pensamento

Comemora-se a 14 de julho, o dia da liberdade de pensamento, concepção que se revela num dos principais alicerces do regime democrático e correspondente ao direito de fazer e pensar, sem restrição, o certo e o errado, desde que não vedado por lei. Enquanto ato do intelecto, portanto, ele é amplo, posto que, produzido... »

O cooperativismo

Por em 07/07/2014
O cooperativismo

O desafio atual dos Direitos Humanos é estabelecer os limites mínimos à lógica do mercado e da globalização. O cooperativismo, que se constitui num sistema organizacional que prega a livre adesão de sócios, autonomia, cooperação e interesse pela comunidade, aparece como um dos instrumentos de maior eficácia à justiça social com equilíbrio. Pesquisa do... »

O crime de tortura

Por em 29/06/2014
O crime de tortura

Espera-se que a tortura, bastante utilizada pelo regime de exceção que imperou no Brasil após o golpe de 1964, e também hoje abusivamente usada como meio de investigação policial ou de intimidação por bandidos, seja totalmente banido de nossa convivência e quando comprovada a sua prática, os autores sejam rigorosamente punidos. Essas medidas são... »

As festas juninas

Por em 19/06/2014
As festas juninas

Estamos em junho, um mês muito importante à preservação das tradições e do folclore brasileiros. Com ele, comemoramos as festas juninas para Santo Antônio, São João e São Pedro, que a cada ano, infelizmente, vêm se descaracterizando. Com exceção do Nordeste - onde representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas... »

Dia dos namorados

Por em 12/06/2014
Dia dos namorados

Comemora-se a doze de junho o dia dos namorados. Trata-se de uma celebração internacional, já que é festejada nos Estados Unidos e Europa, porém em datas diferentes, sob a denominação de “Valantine’s Day”. Em nosso país, numa história ligada a criatividade e ao comércio, a comemoração surgiu em 1948, por iniciativa da loja “Exposição... »

Desenvolvimento sustentável e proteção ao meio-ambiente

Por em 04/06/2014
Desenvolvimento sustentável e proteção ao meio-ambiente

Comemora-se o 05 de junho próximo o DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AO MEIO-AMBIENTE, instituído com a intenção de despertar e aprimorar nas pessoas a consciência ecológica e a necessidade da integração entre o desenvolvimento e o progresso, com o meio-ambiente, buscando-se melhorias na qualidade de vida do ser humano, sem desrespeitar todas as manifestações... »

Santo Ivo, patrono dos advogados

Por em 17/05/2014
Santo Ivo, patrono dos advogados

Santo Ivo, francês, empregou a sua mocidade no estudo das letras. Dedicou-se com particular desvelo (sem esperança alguma de interesse humano) no seu ofício de advogado à proteção dos miseráveis, órfãos e viúvos, por onde veio a merecer o título de "Advogado dos Pobres”, sendo posteriormente considerado o padroeiro dos profissionais do Direito.... »

Sobre a doação de órgãos

Por em 28/04/2014
Sobre a doação de órgãos

Efetivamente, na luta pela vida, os transplantes de órgãos significam uma grande vitória e a "Lei de Doação de Órgãos", editada no Brasil em janeiro de 1998, trouxe a muitas pessoas, praticamente condenadas à morte, uma esperança visível de sobrevivência. Entretanto, decorridos dezesseis anos de sua promulgação, o diploma legal ainda não produziu os... »

Tiradentes e a “liberdade, ainda que tardia”

Por em 15/04/2014
Tiradentes e a “liberdade, ainda que tardia”

A data de 21 de abril tem uma grande importância à história da Nação; nela se presta homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, revolucionário de 1789 e que foi enforcado pela repressão portuguesa, no reinado de D. Maria I, a “Rainha Louca”. Para muitos historiadores, o caso de Tiradentes é relevante... »

Busca

Colunistas