Principal » Artigos de Jesse Rodrigues
Jesse Rodrigues

Touro, o dom da autoconfiança e a inteligência sensorial

Os taurinos, nascidos entre 21 de abril a 20 de maio, e regidos pelo planeta Vênus, possuem o dom da autoconfiança e sua respectiva inteligência astrológica, a sensorial. Mas esse dom e essa inteligência astrológica não são privilégios apenas dos taurinos: A matriz taurina é baseada na capacidade de percepção sensorial, no seu aspecto de limitação do corpo físico, ou seja, no uso dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Essa capacidade tem relação com o nosso instinto de sobrevivência no aspecto de busca de subsistência, mais especificamente em busca de nutrição e, dentro desse aspecto, influencia o sistema venoso cujo papel é fazer retornar ao coração o sangue empobrecido em oxigênio e substâncias nutritivas, em consequência disso desenvolve nossa capacidade de autoconfiança.
Jesse Rodrigues

Áries, o dom da vontade e a inteligência impulsiva

Os arianos, nascidos entre 21 de março a 20 de abril, e regidos pelo planeta Marte, possuem o dom da vontade e sua respectiva inteligência astrológica, a impulsiva. Mas esse dom e essa inteligência astrológica não são privilégios apenas dos arianos. Assim, saber como lidar com sua “vontade” e sua “impulsividade” é importante para todos, não só para os arianos. Na verdade o dom da vontade é imprescindível para a sobrevivência de todos nós, é por esse dom que nos faz levantarmos todos os dias, e sua inteligência impulsiva nos faz sair da letargia, mas os excessos desses padrões astrológicos, no seu mapa astral natal, tende a formar uma personalidade muitas vezes descontroladas se não souber direcionar toda essa energia.
Jesse Rodrigues

Dom e as inteligências astrológicas

Em 1964, o professor da Universidade de Columbia, nos EUA, Philip H.Phenix, desenvolveu a Teoria do Significado da Vida Humana. Philip desenvolveu um modelo em que vários domínios precisam ser considerados no processo ensino-aprendizagem: estético, empírico, sinóptico, ético, sinoético e simbólico. Mas, recentemente, outro pesquisador, Howard Gardner, desenvolveu, baseado em pesquisas neurológicas, a Teoria das Inteligências Múltiplas, que resumindo são: lingüística, lógico-matemática, musical, intrapessoal, interpessoal, corporal-cinestésica, espacial, pictórica, naturalista.
Jesse Rodrigues

Astrogenética, horóscopo e signo solar – Segunda Parte

O mecanismo de influência solar que determina os biótipos astrológicos funciona por meio da rede astroecológica (astromagnetismo, geomagnetismo e neuromagnetismo), o funcionamento da rede foi explicado na primeira parte deste artigo. O Sol emite quatro códigos de radiação distintos, em que um jogo de sinais positivos e negativos se alternam formando um grupo positivo que correspondem ao signos extrovertidos: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário e um grupo de introvertidos: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes. Esses conjuntos de quatro códigos correspondem aos quatro elementos astrológicos: fogo, terra, ar e água.
Jesse Rodrigues

Astrogenética, horóscopo e signo solar

A Astrologia é considerada pela comunidade científica ocidental como uma superstição, como se lhe faltasse fundamentos ditos científicos para que ela assim fosse aceita, como ela fosse primitiva, com pouca bagagem. Na verdade é exatamente o contrário, a astrologia possui muito mais: conceitos, filosofia, metodologia e tantos outros elementos de que qualquer ciência. A civilização é que perdeu, conhecimento, história, conceitos que outrora eram conhecidos e foram esquecidos, alijados. O horóscopo que é uma das práticas astrológicas mais atacadas como superstição, embora reconheço que seja feita de forma muito rudimentar e por ser uma técnica muito limitada, é baseada em um dos fundamentos mais importantes da astrologia, a influência do Sol na determinação de nossa personalidade e na formação do nosso DNA.
Jesse Rodrigues

Batalha de Titãs: Hackers (Urano) x Governo (Saturno)

Na mitologia, Urano era um dos deuses primordiais, juntamente com Gaia foram os pais dos Titãs, Saturno Na astrologia Urano, regente de Aquário, influência a oposição, os revolucionários, a ciência avançada, a tecnologia e sua aplicabilidade mais desconcertante, a internet. Saturno representa os Governos, o Estado, o conservadorismo, o poder executivo enquanto administrador e o judiciário enquanto gestor do sistema judiciário. Urano entrou em Áries, regido por Marte, o deus da Guerra, no dia 12 de março de 2011 e já em maio manifestou seu arquétipo através do grupo de Hackers LulzSec, já considera a ação a de maior invasão virtual já registrada, tendo como alvos a Sony, Senado Americano, CIA, FBI e a polícia do Arizona.
Jesse Rodrigues

O universo: o HD de Deus

HD, sigla de Hard Disk, disco rígido, é a parte física onde armazenamos dados no computador, analogamente, em nós o HD representa nossa capacidade de suportar a armazenagem de informações que processamos: sonhos, desejos, raivas, fobias, alegrias, tristezas, etc. Cada informação é tratada e processada pela nossa mente de forma diferente, assim quando temos uma alegria nosso impulso, forma de tratamento e processamento, é, em geral, de compartilhar essa informação, isso faz com que essa armazenagem fique melhor compartimentada, guardada em nossa mente, pois é estruturante, é como se “zipazemos”, compactássemos a informação, economizando espaço no nosso HD, daí a sensação de sentirmos mais leves.
Jesse Rodrigues

Democracia na América Latina

A América Latina passa por um processo interessante neste início de século, depois de passar por uma onda de ditaduras militares financiadas e estrategicamente apoiadas pelos Estados Unidos iniciados na década de 60 do século passado, a democracia tem se fortalecido eleição após eleição. Independente das singularidades das regras do regime democrático formal de cada país, o processo eleitoral tem tido um efeito didático e pedagógico para o aumento da democracia participativa e do aumento do grau do exercício da cidadania. As eleições desse início de século, primeiramente no Brasil e Venezuela, e as mais recentes de 2006 provam a eficiência do sistema democrático em se fazer valer a vontade popular através do sufrágio universal.
Jesse Rodrigues

Regulação em tempos de crise

O dinamismo da sociedade do conhecimento e da informação tem transformado muitos conceitos. É interessante como algumas palavras ganham novos significados ou evoluem em seu sentido original. Regular parece ser uma delas. Ela passa um sentido de algo que continua sempre o mesmo, não muda. Mas o paradigma da globalização tem modificado esse entendimento, onde regular pode significar um ciclo de continuidade dentro de ciclos de mudanças, ou seja, uma regularidade que existe intrínseca e extrinsecamente na própria natureza da mudança.
Jesse Rodrigues

Egrégora

Um conceito desconhecido do meio acadêmico nasce de uma palavra também pouco usual “Egrégora”, definida, em outros círculos de conhecimento, como a única das projeções mentais direcionadas por um grupo de indivíduos. Partindo dessa definição temos como exemplos os grupos de orações, onde pesquisadores já concluíram que pacientes hospitalizados que recebem orações recuperam-se melhor que os que não recebem.
Jesse Rodrigues

A grande surpresa

A configuração astrológica mais importante de 2010 é a conjunção de Júpiter com Urano em Peixes. Começará sua influência em 02 de abril de 2010 até 12 de março de 2011, com pontos maiores de força em 08 de junho de 2010, 19 de setembro de 2010 e 05 de janeiro de 2011. Júpiter está ligado à abundância e por essa razão foi considerado o Grande Benéfico, porém não é bem assim, ele tem sim o padrão arquetípico do Grande, da abundância, mas se será bom ou ruim, dependerá de como nós recebemos e reagimos a esse padrão. Assim, a passagem de Júpiter representará sem dúvida algo grande, desproporcional para os padrões que estivermos acostumados.
Jesse Rodrigues

O mínimo ético no trânsito

Para transformar essa máquina de matar, que é o ser humano dirigindo, em apenas um ser humano novamente é preciso conscientizá-lo que ele é o condutor de si mesmo, e que necessita de um mínimo ético para sobreviver no trânsito. O sistema de trânsito, necessita criar sua maiêutica, sua técnica didática para despertar o mínimo ético no trânsito, e as pessoas precisam interiorizar um mantra “condutor conhece a ti mesmo.”
Jesse Rodrigues

A origem cósmica do DNA

A maioria dos intelectuais e pesquisadores realmente interessados na busca do conhecimento e dos mistérios da humanidade concorda que uma prova científica que comprove a vida extraterrestre é só uma questão de tempo, embora já haja uma ampla gama de indícios e até provas que deixam os cientistas sem respostas que não os façam ter que mudar radicalmente seu modo de ver e entender a realidade.
Jesse Rodrigues

Aquário: a era do espírito santo

O Grande Ano Cósmico para ser compreendido deve ser comparado a nossa realidade de um ano comum, só que no sentido inverso, ou retrógrado, como é o sentido da eclíptica ou faixa zodiacal. O Grande Ano é composto, portanto, pelos 12 signos do zodíaco, dividindo por 3 conjuntos de quatro signos, temos: a Idade do Pai , que inicia a queda do Homem, que no atual Grande Ano compreende as Eras de Libra (15.079 a.c a 12.927 a.c) , Virgem (12.927 a.c a 10.775 a.c), Leão (10.775 a.c a 8.622 a.c) e Câncer (8.622 a.c a 6.471 a.c); a Idade do Filho que aprofunda a queda do Homem e faz renascer a busca da Reintegração, que compreende as Eras de Gêmeos (6.471 a.c a 4.319 a.c), de Touro (4.319 a.c a 2.167 a.c), de Áries (2.167 a.c a 15 a.c) e Peixes (15 a.c a 2.137 d.c); a Idade do Espírito Santo que levará a Humanidade para a Reintegração, que compreende as Eras de Aquário (2137 d.c a 4.289 d.c); a Era de Capricórnio (4.289 d.c a 6.441 d.c),
Jesse Rodrigues

Astrocronologia e a Santíssima Trindade!

Nessa Nova Idade do Espírito Santo podemos enxergar os ecos de místicos dessa última era da Idade do Filho. Podemos refletir sobre a simbologia da Idade do Espírito com o Homem Espírito, a Idade do Pai com o Homem de Desejo e a Idade do Filho com o Homem da Torrente, refletindo a queda e a Reintegração do Ser Humano e da Humanidade através do Tempo e da Simbologia da Santíssima Trindade.
Jesse Rodrigues

Astrocronologia

A Astrocronologia pode ser considerada como a parte da Astrologia Primordial que estuda a Cronologia Sagrada ou Tradicional da Humanidade. (...) É interessante perceber que os signos de Ar (Gêmeos,Libra e Aquário) sempre iniciam os Manvantaras e Pralayas, assim como as Idades de Ouro. O signo de Libra é, dentre os signos iniciadores de Idades, o único que as datas se reduzem a unidade, separando as fases pares e ímpares dos Grandes Movimentos de expansão e contração do universo. Existe um ciclo chamado de Fênix ou ciclo Sothíaco, simbolicamente de 500 anos, transformado em mito pelos antigos egípcios que na verdade esconde um grande ciclo maior que chamo aqui de A Grande Fênix que é igual a 60 eras astrológicas ou um manvantara, um pralaya e outro manvantara, ou também 5 Grandes Anos Cósmicos ou Pitagóricos. É nas eras de Aquário que sempre começa um Mahavantara ou Grande Respiração.
Jesse Rodrigues

A Arqueometria

A busca de uma síntese de todo o conhecimento esotérico parece ter sido a dedicação de muitos místicos ao longo da história da Humanidade. Entre os quais Raymond Lule, Leibniz, Nicolau de Cusa, Giordano Bruno, Athanasius Kircher, Pico della Mirandola, Francisco Sanches e Fabre d’Olivet, sendo que Sant Yves é considerado um continuador das pesquisas de Fabre, e uma das fontes de Madame Blavatsky. De todos esses buscadores sinceros, Sant Yves foi o que mais perseguiu a idéia de utilizar essa síntese de forma prática no mundo material, como prova contundente da harmonia e da ordem cósmica.
Jesse Rodrigues

Violência: hóspede do coração.

A violência tem suas raízes bem fincadas no coração humano, e por ser fruto da própria desumanidade, ela o acompanha em todas as atividades do viver humano. Assim sendo, podemos inferir que combater à violência é combater com o lado negro da humanidade, enquanto coletividade, mas também o lado negro de cada um de nós enquanto individualidade.
Jesse Rodrigues

Escolarização e qualidade da Democracia.

Observando o desenrolar da história podemos constatar que a escolarização, o ensino ou a educação não são as únicas variáveis que determinam uma melhor qualidade da democracia. Talvez haja até um certo nível de saturação, até um ponto a escolarização, se planejada com esse objetivo, pode melhorar, amplificar e despertar a conscientização democrática. Mas de onde vêem os “mauricinhos” que espancam domésticas pensando serem prostitutas? E os neonazistas? E os garotos que assassinam colegas e professores? Exatamente, das consideradas melhores escolas, dos melhores bairros, do grupo que detêm maior escolarização.
Jesse Rodrigues

Vontade e Liderança x Agressão e Vaidade: Marte em Leão.

Que relação pode haver entre a Vontade de Liderar a audiência entre Record, SBT e Globo e o show de agressões e vaidades dos jovens “bombados” transvestidos de torcedores do Coritiba e do Flamengo na rodada final do Campeonato Brasileiro de Futebol? Um padrão de energia. Esse é o padrão de Marte em Leão, em seus aspectos positivos indica um impulso que desperta a Vontade junto com o espírito de liderança, em seus aspectos negativos desperta o impulso da agressão que tem por base a vaidade narcisista da negação do outro, que sempre se expõe nos ambientes competitivos.
Jesse Rodrigues

O Astrólogo e 2012: o livro e o filme.

Mas há também esperança, em O Astrólogo, 2012, é o fim, mas também um começo, uma nova civilização, uma nova humanidade pode surgir dos escombros dessa nossa carcomida e decadente, embora tecnológica civilização, o que não é novidade para quem já se aprofundou na história de Atlântida e do continente perdido de Mu. Por quê civilizações mais avançadas do que a nossa, como os Atlantes, Egipcíos e Maias desapareceram? É esse também o nosso destino? Por quê? Esse não é um livro de perguntas, mas de respostas, diretas e objetivas. Uma Epopéia? Uma ficção? Ou fatos romanceados?
Jesse Rodrigues

Arruda, a casa caiu: Marte e Plutão na casa 4.

O mapa natal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda tem Plutão, o destruidor, na casa 4: “a base”, a casa propriamente dita, aquilo que o sustenta, o alicerce. (...)Vamos detalhar a análise das conseqüências da investigação sobre o esquema de propinas, através do mapa do governador. A primeira onda de pressão está sendo desencadeada quando Marte está a 8 graus de aproximação de Plutão, a magnitude da força da conjunção é crescente, a partir de 10 graus até fazer a conjunção exata e vai minguando até se afastar 10 graus, logo essa primeira onda terá força até 20 de dezembro de 2009, quando Marte fica retrógrado, dando um refresco até 04 de maio de 2010.
Jesse Rodrigues

O Coração, a Pena e a Balança: Saturno em Libra.

Uma agravante que ocorrerá será à entrada de Urano em Áries no dia 12 de março de 2011, dando início a novos e inesperados conflitos que estão sendo criados e geridos nesses últimos anos. Em bom português o que está se desenhando é que a sociedade, como coletividade que conduz e dá forma aos padrões energéticos arquetípicos, poderá exercer um papel cada vez mais forte de juízes que tomarão decisões importantes como: não comprar produtos de empresas que prejudicam o meio ambiente ou explorem de alguma forma trabalho escravo ou infantil, não eleger ninguém, do síndico ao Presidente da República, que não esteja compromissado com o bem estar da coletividade e muitas outras.
Jesse Rodrigues

A Primavera de Teguicigalpa.

Uma técnica astrológica para fazer previsões de acontecimentos mundiais, políticos ou entre entidades e eventos é a Astrocartografia. Utilizando está técnica elaborei os Mapas da...
Jesse Rodrigues

DOM, Inteligências Astrológicas e a Escola do Futuro.

Um exemplo prático do uso do Dom e da Inteligência Astrológica predominante são os casos de Pelé e Ronaldo, o fenômeno, ambos possuem como Inteligências Astrológicas mais predominantes o signo de Libra, Inteligência Harmônica (Arte) e de Áries, Inteligência Impulsiva (Esporte), ou seja, futebol – Arte. Com a ajuda da astrologia vocacional é possível construir um currículo com significado de vida e direcionado à excelência do Dom predominante em nossas vidas, e assim construir uma Escola do Futuro.
Jesse Rodrigues

Setembro: tensões, surpresas e o efeito Mercúrio.

Mas esse ano setembro também ainda não será um mês auspicioso, por dois motivos astrológicos. O mesmo Saturno, agora em Virgem, faz oposição ao imprevisível e elétrico Urano em Peixes, com grau exato no dia 15 de setembro, mas seus efeitos já começam a serem exteriorizados a partir do dia 5, aumentando gradativamente até o dia 15 e com pressão até dia 25, de modo que os dias de maiores probabilidades de acontecimentos centrais sob esta influência ocorrerão entre 13 e 18 de setembro.
Jesse Rodrigues

Para que serve a Astrologia?

As pessoas que desconhecem a base de estudos da Astrologia confundem horóscopo com Astrologia, assim como confundem pesquisa básica com pesquisa avançada. O horóscopo representa 0,1% da aplicação de uma pesquisa básica em Astrologia, e mesmo assim sua aplicabilidade é muito deturpada e falseada. É com base, principalmente nessa parte deturpada dos horóscopos que os detratores da Astrologia gostam de tentar “provar” que a Astrologia não passa de superstição.