Principal » Artigos de Jean Marlos
Jean Marlos

Fenomenologia da literatura de auto-ajuda financeira e subjetividade

Os livros de auto-ajuda financeira são um fenômeno contemporâneo que pode ser compreendido com o olhar fenomenológico. Neste ponto de vista a realidade onde este fenômeno “aparece”, deve ser percebida, assim como ele se apresenta ratificando assim os fundamentos da Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl. Este trabalho foi pensado e articulado com o apoio das reflexões de autores que discutem o consumo de livros de auto-ajuda e também da fenomenologia de Husserl.
Jean Marlos

Subjetividade e cultura de consumo de livros de auto-ajuda na hipermodernidade.

Uma questão inicial nos vem à mente: é possível pensar a questão da subjetividade imbricada à cultura, ao consumo e mais especificamente ao cultura de consumo de livros de auto-ajuda? O que a cultura cria numa sociedade hipermoderna? Em reflexões iniciais acredito que é possível pensar em relações entre a auto-ajuda, cultura, consumo e auto-ajuda dada às próprias características do tipo de sociedade atual no qual apresentarei neste texto.