Ivani de Araújo Medina

O tempo cobra

Por em 10/08/2014
O tempo cobra

A lenda do cristianismo do século I (Jesus Cristo etc.) foi a pior desculpa que a nova cultura religiosa poderia ter arranjado na sua pretensão histórica. Essa solução encontrada com o objetivo de sustar a influência e substituir em importância o judaísmo nos primeiros séculos poderia ser cobrada posteriormente com um preço muito elevado... »

A origem mesopotâmica do Deus abraâmico

Por em 14/04/2014
A origem mesopotâmica do Deus abraâmico

Se a origem de todas as mitologias passasse a ser conhecida do grande público, mudaria bastante o conceito que temos hoje de religião. A começar pela etimologia desta palavra, que é tão falsa quanto à argumentação que a sustenta. Eis o motivo pelo qual não percebo o monoteísmo abraâmico como uma evolução do politeísmo,... »

O difícil aprendizado democrático

Por em 15/03/2014
O difícil aprendizado democrático

Votei no Lula para o primeiro mandato. Depois de ter votado “contra” desde que me entendo por eleitor. Foi a primeira vez que fui às urnas satisfeito para votar a favor. Nunca fui marxista, petista ou um grande admirador daquele sindicalista. Diante da apavorante resposta à incompetência política da direita, só resta o único... »

O pai da mentira

Por em 09/03/2014
O pai da mentira

Mentir na cara dura é tão antigo quanto a espécie humana ou quem sabe, até mais. A mentira mais antiga não é tida como tal e, pelo que se conta, nem é humana. A conclusão que chego é que a história do Gênesis é tão polissêmica quanto quem a protagoniza. Trata-se de uma linguagem... »

A fé que não interessa

Por em 22/02/2014
A fé que não interessa

Para os gregos do período clássico, religião era coisa de mulher e escravo. Funcionava como uma válvula de escape para aliviar a tensão dessas classes desfavorecidas naquelas sociedades paroquiais. A religião era conscientemente um instrumento auxiliar do estado. Com o desenvolvimento dos estudos filosóficos e o aprofundamento do contato com o Oriente, tal entendimento... »

O Cristianismo de verdade e o Cristianismo de papel

Por em 08/02/2014
O Cristianismo de verdade e o Cristianismo de papel

Li uma observação muito interessante de um autor desconhecido: “Eu nunca fui insultado por um satanista maligno por não crer no diabo. Só por cristãos amorosos por não crer em Deus”. A profundidade abissal entre a intenção e o fato lembra aquele ditado: “De bem-intencionados o inferno está cheio”. O problema é que a... »

O que fazer agora?

Por em 29/12/2013
O que fazer agora?

Eis a grande pergunta do século vinte e um. A questão se refere à embrulhada que o Cristianismo se meteu no passado ao trazer o personagem Jesus Cristo do tempo mítico para o tempo histórico. As religiões cristãs não sabem como responder nem o que fazer agora. É o fim do caminho. No tempo... »

Mais um aniversário da cultura mentirosa

Por em 23/12/2013
Mais um aniversário da cultura mentirosa

Ora, ora está aí o Natal. Mais um aniversário do maior embuste da história da humanidade. Alguns reclamam que essa festa perdeu o seu verdadeiro sentido para tornar-se a volúpia do comércio. Diz-se que a mentira repetida várias vezes vira verdade. Vira nada. Vamos o que acontece com a verdade repetida. Somente na mente... »

Pela criminalização do proselitismo religioso no Brasil

Por em 02/10/2013
Pela criminalização do proselitismo religioso no Brasil

Existe alguma maneira segura para garantir o direito de todos às próprias crenças ou a crença religiosa alguma? Existe. É mostrar constitucionalmente para aqueles que se servem da democracia para se arrogarem acima do direito dos outros por se considerarem praticantes e divulgadores da “única religião verdadeira”, que o buraco é mais embaixo. E... »

Você é contra o aborto?

Por em 02/08/2013
Você é contra o aborto?

Eis uma pergunta maldosamente formulada, pois nada é mais indesejável do que o aborto na vida de uma mulher. No entanto, é assim que a questão é colocada. Numa perguntinha maldosa porque finge não haver opção entre a indiferença e a valorização da vida humana, como se fosse assim. Velhacaria pura. Por quê? Para... »

Busca

Colunistas