Principal » Artigos de Ícaro Alves Alcântara
Ícaro Alves Alcântara

A verdade sobre os hormônios

Quando o assunto é hormônios, cuidado com radicalismos e radicais por aí… Nem 8 nem 80 ou o prejudicado acaba sendo o paciente! Hormônios não são “o bicho de sete cabeças” que alguns tentam pintar por aí (por vários interesses “diversos” ou mesmo preconceitos) e seu uso racional pode trazer saúde de volta para milhões de pessoas. Quando bem utilizados, raramente “causam câncer, infarto ou AVC” e os estudos mais recentes mostram que, na verdade, ajudam a prevenir estes. Afinal, o que mais pode te trazer saúde é um organismo totalmente equilibrado, não é? Inclusive quanto a seus hormônios!
Ícaro Alves Alcântara

Exercício físico: o que você deve considerar

O desejável é que um bom professor de Educação física passe seus treinos e acompanhe você. Estude você mesmo o assunto, até para saber separar o “joio do trigo” e não ser vítima de teorias/condutas malucas de alguns pseudo-sábios por aí. O básico: exercite-se no mínimo 3x/semana por no mínimo 40 minutos, de qualquer exercício: isto É um bom começo. Nunca fique mais de 48h sem exercitar-se, para não prejudicar seu metabolismo.
Ícaro Alves Alcântara

Mitos e esclarecimentos sobre a ressaca

Ressaca nem sempre é devida a grandes doses absolutas de álcool; por vezes é devida a dose alta demais para determinada pessoa, que pode nem ser considerável para outra. Mulheres, por exemplo, tendem a ter menor “resistência” para o álcool e sofrer mais com efeitos indesejáveis. Ressaca não é só abstinência: é muito mais desidratação, desnutrição e intoxicação pelo álcool que a abstinência dele em si.
Ícaro Alves Alcântara

Colesterol: mais evidências de que vem sendo mal tratado!

Cada vez mais estudos por todo o mundo têm demonstrado o óbvio: que o colesterol não é nosso "inimigo", como têm falado por aí ; de forma simples, é o colesterol "agredido", oxidado, quem faz mal. E não existe esta história de "colesterol bom" ser o HDL e "colesterol ruim" ser o LDL. Mas como a indústria farmacêutica "e associados" conseguiram fazer a maioria do mundo acreditar que "colesterol é sempre ruim se estiver alto", abriu-se mercado para um classe de medicamentos que já está entre as cinco mais vendidas no mundo: as estatinas; o problema é que há flagrante abuso na prescrição destas já que muitas pessoas têm sido mantidas com níveis insuficientes de colesterol (baixos demais para o organismo funcionar direito), às custas do uso de doses excessivas e muitas usando estatinas desnecessariamente, levando aos vários "efeitos colaterais" já exaustivamente citados
Ícaro Alves Alcântara

Sinusite: dicas para melhoria ou mesmo cura!

Sinusite é a inflamação dos seios da face que existem para não só diminuir o peso do crânio, mas também produzir a secreção que lubrifica o nariz e assim retém impurezas. Na sinusite esta secreção fica presa, concentrada e viscosa, assim comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor. Ocorre que quanto mais esta secreção acumula, mais vai ficando “velha” e fétida por ser infectada por microrganismos. As principais causas da sinusite, portanto, são todas aquelas que levarem a retenção de secreção nos seios da face: tomar pouca água (já que o catarro é composto, em sua maior parte, por água – sem ela, fica grosso demais e bem mais difícil de sair), aspirar fumaça/poeira demais (sujeiras em geral, que vão engrossar a secreção, dificultar sua saída e torná-la ainda mais inflamatória), exposição excessiva a ar condicionado (o frio excessivo “engrossa” o catarro e piora sua eliminação), alergias mal-tratadas (ou contato recorrente com o fator de alergia) e malformações (falhas anatômicas que possam comprometer a drenagem da secreção).
Ícaro Alves Alcântara

O que você deve saber sobre a Homeopatia

A Homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina há mais de 30 anos. Ainda assim, há alguns que ainda teimam em dizer que “não acreditam em Homeopatia”, para quem sugiro esta breve reflexão: será que a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceriam como especialidade médica algo não-científico, mero placebo ou charlatanismo? Com certeza não, certo? Então deixemos as “picuinhas” de lado e vamos ao que interessa. Para a Homeopatia, excetuando-se os acidentes e fatalidades, toda doença é causada e/ou mantida por perturbações desta força vital, seja pelo seu enfraquecimento ou seja pela sua distribuição errada pelo organismo, em excesso em alguns lugares e em falta em outros; em outras palavras, para que uma doença possa ser tratada, objetivando-se a sua cura, esta Força Vital precisa ser reequilibrada e assim distribuída adequadamente pelo corpo e mente, nos lugares certos e na quantidade certa.
Ícaro Alves Alcântara

Você precisa mesmo, sempre, de remédios?

Quando o médico é procurado, na maioria das vezes o paciente já sai com um (ou mais) diagnóstico e prescrições de medicamentos, após rápida consulta (freqüentemente com anamnese superficial demais), muitas vezes até sem exames complementares prévios. (...) Em outras palavras, para todos estes pacientes a prevenção e tratamento dos seus distúrbios necessariamente depende da melhoria dos seus hábitos de vida, ou seja, da forma como cuidam da sua própria saúde. Portanto, voltando à pergunta inicial, para que você mesmo reflita sobre ela: você precisa mesmo, sempre, de remédios?
Ícaro Alves Alcântara

Emagrecendo com o Dr. Caveirinha

Você quer emagrecer rápido e fácil? Dr. Caveirinha, é claro, não atua no Brasil... Mas tem a solução! Conheça seu método vencedor e revolucionário “que-se-dane-o-paciente”, que lhe garante “rios” de dinheiro e mantém consultório sempre lotado. E se você tolerar e “sobreviver” aos efeitos colaterais, até emagrece sim (já que o corte no apetite é importante, apesar de durar só alguns poucos meses)! Perde gordura, é verdade, mas junto perde Saúde porque vê seus minerais, vitaminas, proteínas, músculos, ossos... Enfim, o bem-estar ir embora junto (metabolismo acelerado artificialmente, mas sem o devido aporte de nutrientes, dá nisso...). O pior mesmo é quando o remédio acaba: é aí que em pouquíssimo tempo volta todo o peso perdido (e até mais) e fica ainda mais difícil perdê-lo.
Ícaro Alves Alcântara

Depressão, ansiedade, pânico ou carência de nutrientes?

Estudos mostram que a maioria dos casos de transtornos de depressão, ansiedade ou mesmo fobias/pânico está associada a baixos níveis de serotonina, importante neurotransmissor: se ela está em baixa quantidade, ou sua produção está insuficiente ou seu consumo, excessivo (o que o stress, de fato, realmente causa); de qualquer forma, uma necessidade é objetiva: fornecer serotonina para o cérebro. Só há um problema aqui: a serotonina não entra no cérebro se produzida fora dele: ou entram os nutrientes e ele sintetiza-a ou não passará “prontinha” pela barreira hematoencefálica. E não adianta pensar nos antidepressivos nesta hora, já que eles NÃO estimulam a produção de neurotransmissores mas tão somente reduzem a destruição destes (ou seja, em caso de baixa produção não corrigida, dificilmente estes atingirão níveis satisfatórios “espontaneamente”).
Ícaro Alves Alcântara

Antienvelhecimento: minhas considerações sobre o assunto

Tendo-se em vista a grande quantidade de pessoas que têm me perguntado se vi a matéria do Fantástico de 05/08/12 sobre o assunto e o que achei dela, achei por bem manifestar-me: em síntese, acredito que “antienvelhecimento” é um nome/rótulo errado para o que a maioria dos profissionais éticos efetivamente faz, que é ajudar o paciente a ter um envelhecimento mais saudável e funcional, com bem-estar, qualidade de vida, produtividade e o mínimo possível de perdas com o avançar da idade (e não prometer rejuvenescimento ou resultados “milagrosos”) mas sempre dentro do que é cientificamente comprovado e razoável; abaixo, segue o que tenho a considerar:
Ícaro Alves Alcântara

Concurseiro, bons hábitos de vida podem, sim, ajudar a passar

Sejamos francos, se você está lendo este texto é porque espera dicas realmente úteis e práticas que ajudem a passar no concurso dos seus sonhos, certo? Objetivamente, portanto, seguem as principais dicas que, acredite, junto a muito estudo, é claro, realmente funcionam. Para estudar direito e passar nas provas, você precisará sempre do melhor funcionamento cerebral possível e para isso seu cérebro necessita de, obrigatoriamente, receber sangue suficiente, continuamente, com boa quantidade de água, nutrientes e oxigênio; em outras palavras, se meramente um destes “combustíveis” faltar o seu cérebro “entende” que não tem condições mínimas para funcionar e daí comanda seu metabolismo para tornar-se lento até que você supra a carência em questão (para entender melhor a noção de metabolismo, a
Ícaro Alves Alcântara

A pílula mágica

Como já disse em outros artigos, não existe “pílula mágica”, ou seja, remedinho que tenha ação rápida, sem efeitos indesejáveis associados e que seja totalmente resolutivo supostamente sem qualquer cooperação por parte de quem o toma. Mas por um momento, suponhamos que coelho da Páscoa, Papai Noel e político (“profissional”) honesto tenham passado a existir e é claro, também nossa pílula mágica: o que aconteceria se você a ingerisse? Como é uma pílula, assim que você a engole ela cai no esôfago, a entrada do que chamamos “tubo gastrintestinal” (que só termina no ânus) e terá que percorrer todo este tubo até chegar aos intestinos (delgado e grosso), onde será absorvida.
Ícaro Alves Alcântara

Colesterol

Colesterol tem que ser baixado (e mantido “baixo”) “de qualquer forma”! Este é um dos mitos mais absurdos e estúpidos que existe e vou justificar de forma simples. O colesterol é parte fundamental da membrana de todas as células do organismo, é um dos principais precursores de boa parte dos nossos hormônios e nossos cérebro/nervos dependem dele para existir/funcionar; uma vez sabido tudo isto, você acha mesmo que a natureza iria colocar dentro de nós uma “bomba-relógio” que nós somos capazes até de produzir mesmo não ingerindo uma só gota de gordura por dia (sim, nosso organismo é capaz de fabricar colesterol a partir de carboidratos e proteínas, se necessário)? É claro que não.
Ícaro Alves Alcântara

Antidepressivos e calmantes

Sinceramente, você conhece alguém que já se curou de ansiedade, depressão ou transtorno do pânico (chamarei daqui por diante de ADTP, para facilitar – não é nomenclatura oficial!) em virtude do tratamento com antidepressivos ou ansiolíticos (também chamados de “calmantes”)? Eu não. Até porque a maioria dos antidepressivos/calmantes não age nas causas de ADTP mas sim fazendo com que os neurotransmissores fiquem mais tempo na fenda sináptica ou por ação direta em receptores (respectivamente) e não aumentando sua produção ou otimizando a liberação destes na fenda... Complicou? Então, deixe-me explicar de forma simples:
Ícaro Alves Alcântara

Remédios para emagrecer

Há pouco mais de uma semana uma jornalista de jornal bastante conhecido aqui no DF contatou-me pedindo minha opinião sobre este assunto: “remédios” para emagrecer. Acredito que a íntegra do que respondi a ela possa melhor esclarecer-lhes não só sobre meu ponto de vista, mas sobre o tema em si, para o bem de todos. Visando ajudar, portanto, segue a entrevista, mas antes alguns avisos e sugestões:
Ícaro Alves Alcântara

Tratamento do hipotireoidismo

A tireóide de alguém com hábitos de vida ruins nunca vai funcionar normalmente, tendendo mais comumente ao hipotireoidismo (mesmo que tardio) porque, como já disse anteriormente: hábitos de vida ruins deixam faltar nutrientes para o cérebro que, reflexamente, comanda redução do metabolismo (em boa parte por “frear” a tireóide) – Ou seja: o primeiro e mais importante passo para tratar qualquer distúrbio, inclusive de tireóide, é melhorar seu estilo de vida habitual. Definição de hipotireoidismo, de acordo com a Wikipédia: “Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireóide: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Essa condição provoca fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da frequência cardíaca e mixedema, o desenvolvimento de aspecto edematoso em todo o corpo”. Aqui já vem o primeiro questionamento no mínimo curioso: se o problema é a deficiência de T4 E T3, por que só o T4 é vendido “comercialmente”?
Ícaro Alves Alcântara

De onde vem a sua gordura?

Especialistas dizem que a melhor dieta possível é composta de 40% de carboidratos, 30% de gorduras e 30% de proteínas. O ideal (na minha opinião) é: 40% de proteínas, 30% de bons carboidratos e 30% de boas gorduras. Mais ideal ainda é que um bom nutricionista funcional calcule a dieta mais adequada possível para suas necessidades específicas. Mas, se independentemente da composição da dieta, tantos por aí têm tanta gordura corporal, de onde ela vem afinal? Simples: basicamente, dos excessos cometidos; excessos de qualquer coisa: gorduras, carboidratos e mesmo proteínas.
Ícaro Alves Alcântara

Sinusite: dicas para melhoria ou mesmo a cura

Sinusite é a inflamação dos seios da face que existem para não só diminuir o peso do crânio, mas também produzir a secreção que lubrifica o nariz e assim reter impurezas. Na sinusite esta secreção fica presa, concentrada e viscosa, assim comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor. Ocorre que quanto mais esta secreção acumula, mais vai ficando “velha” e fétida por ser infectada por microrganismos
Ícaro Alves Alcântara

Alimentação saudável: dicas para mais músculos e menos gordura

Só siga dicas gerais após saber do seu médico se seu caso, especificamente, não tem outras indicações e/ou contra-indicações, até porque o que muitas vezes é excelente para a maioria, pode não ser para você. Coloque mais proteínas na sua dieta, sobretudo no café-da-manhã. A digestão das proteínas e incorporação dos seus aminoácidos ajuda a estimular o metabolismo e incentivar a lipólise (quebra do tecido gorduroso para geração de energia) e a termogênese (uso da energia armazenada para geração de calor).
Ícaro Alves Alcântara

Beber muita água ou não?

Há poucos meses foi amplamente divulgado na mídia um dos maiores absurdos que já ouvi na vida: que não há provas suficientes de que há benefícios em beber água direito. E nesta época de muita seca em todo o Brasil, achei por bem reiterar o que já foi falado e ressaltado exaustivamente aqui no site e pela Liga da Saúde: a importância, absoluta e indiscutível, de tomarmos água em quantidade, qualidade e regularidade adequados, para termos e mantermos real SAÚDE.
Ícaro Alves Alcântara

A base de tudo

Agora que todos concordamos com a vital importância de zelar pela saúde total do nosso organismo, tanto corpo quanto mente, fica a pergunta: COMO fazer isso? Bem... A Universidade de Stanford responde através de estudo “recente” que concluiu que para viver mais e com saúde e qualidade de vida, há algo BEM mais importante que genética, condições ambientais e mesmo acompanhamento médico regular: quase 60% da nossa longevidade com saúde vem do nosso ESTILO DE VIDA! Em outras palavras, seus hábitos de vida são, comprovadamente, os fatores mais importantes e decisivos no seu estado de Saúde ou Doença (é claro que existem dezenas de outros estudos que comprovam isto) e por quanto tempo você viverá, com qual grau de produtividade, capacidade e bem-estar.