Helder Caldeira

Pasadena, PassaDilma

Por em 24/03/2014
Pasadena, PassaDilma

No Brasil, ano eleitoral é punk. Niilistas de carteirinha, políticos e jornalistas ficam à espreita de alguma derrapagem à curva, algum ato-falho, alguma brecha que, num sistema dominado por extraordinários marqueteiros ilusionistas, permita a explosão de manchetes devastadoras. Pior fica quando o próprio Palácio do Planalto, ao tentar sacar mais um coelho da cartola,... »

O elefante malaio

Por em 18/03/2014
O elefante malaio

É absolutamente dramático o caso do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines com 239 pessoas de 14 nacionalidades a bordo, dos quais 153 eram cidadãos chineses. O moderno Boeing 777-200 decolou da capital malaia Kuala Lampur no início da madrugada de sábado, 08 de março de 2014, com destino a Pequim, na China.... »

Teatro de desavergonhados

Por em 03/02/2014
Teatro de desavergonhados

É sob esse manto de mau-caratismo que estamos subsistindo. Convenhamos: que nação, com algum vestígio de dignidade e vergonha na cara, aceitaria tão candidamente que sua presidente da República, a despeito do caos e do descaso com a infraestrutura miserável do país, fosse inaugurar sua primeira grande obra em Cuba? Não bastasse o descalabro... »

‘Rolezinho’ de cínicos

Por em 15/01/2014
‘Rolezinho’ de cínicos

O cinismo é uma arma preciosa... e perigosa. Especialmente em nações miseráveis, fartamente desiguais e com população com nível político-cultural muito abaixo do que se espera como mínimo. Cumpre aos cínicos a tarefa de vestir a máscara do que imagina ser seu tempo e seu espaço, pretendendo romper o pragmatismo das fronteiras e princípios... »

Um epitáfio para o PSDB

Por em 12/12/2013
Um epitáfio para o PSDB

Desde que perdeu as eleições, em 2002, o PSDB parece confortável com a personagem que lhe restou: posar de Rapunzel da política brasileira, encastelada numa torre fria e distante, esperando um príncipe-eleitor chegar num cavalo azul-e-amarelo, subir por suas infindáveis tranças internas e, enfim, salvá-la do latino exílio. Os tucanos, como que constrangidos, renegaram... »

Bolsa Macunaíma

Por em 03/12/2013
Bolsa Macunaíma

Há um demônio rondando o sacrossanto universo político brasileiro. No início da tarde de um dia (in)útil, deitado no velho sofá de molas da sala sem reboco, um desdentado macunaímico fecha a enciclopédia messiânica e liga a TV LCD de 32 polegadas comprada em 60 prestações — das quais só pagou as duas primeiras,... »

A lojinha da presidenta

Por em 26/11/2013
A lojinha da presidenta

Quando falta o pão, cessam os aplausos. Refém da miséria de um país esculhambado e bem longe da basilar compreensão de que a plenitude de uma democracia perpassa, de forma indelével, a solidez e credibilidade de suas instituições, não espanta que o (ir)respeitável público pense com a barriga e vote sob grilhões. De uns... »

Dois vivas, um fim…

Por em 18/11/2013
Dois vivas, um fim…

“Viva o PT! Viva o Brasil!”, bradaram os novos presidiários ao (ir)respeitável público. Vitória pírrica, tão somente. Não há nada que mereça louvor. O presidente reeleito do PT, deputado Rui Falcão, até tentou aproveitar a marola e colar em José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e no resto da patota a alcunha façanhosa e... »

Soluço político

Por em 07/10/2013
Soluço político

Patrocinar a desinformação é a alma do balcão de negócios políticos no Brasil. Não por acaso, o soluço político da ex-senadora Marina Silva escreve uma página importantíssima na trajetória das eleições de 2014. Com a experiência de quem se serviu em demasia do marketing político e pessoal para abocanhar quase 20 milhões de votos... »

Meio Brasil de ignorantes

Por em 30/09/2013
Meio Brasil de ignorantes

Durante o surto de sonambulismo que agitou o Brasil em junho, muitos ficaram espantados com o silêncio das instituições. Alguns espantalhos metediços vieram a público propor pactos inexequíveis e mudanças simbólicas que, atualmente, já estão confortavelmente instaladas no fundo de gavetas empoeiradas. Na surdina, mequetrefes de colarinho branco, os verdadeiros vândalos da República, financiaram... »

Busca

Colunistas