Heitor Scalambrini Costa

As denúncias do Roldão

Por em 08/04/2015
As denúncias do Roldão

Neste início de abril, entre outros fatos da maior importância para o Estado de Pernambuco, merecem destaque as denúncias, tornadas públicas pela imprensa escrita (01/abril), do até então presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) Roldão Joaquim dos Santos, ao deixar o cargo. A Arpe é uma autarquia especial, vinculada diretamente ao Gabinete... »

Angra 3 e a Operação Lava Jato

Por em 27/03/2015
Angra 3 e a Operação Lava Jato

Apesar de toda a movimentação no cenário internacional acerca dos problemas e riscos de instalações nucleares, que ficou exacerbada após o desastre de Fukushima (11/3/2011), surpreende a posição das autoridades do Ministério de Minas e Energia, dos “lobistas” da área nuclear,das empreiteiras e fornecedoras de equipamentos ― pois todos continuam insistindo na instalação de... »

A crise elétrica e a grande imprensa

Por em 13/03/2015
A crise elétrica e a grande imprensa

Sem dúvida é grave a situação do setor elétrico. E pode se tornar dramática se medidas urgentes não forem tomadas. Pode-se até repetir o desabastecimento ocorrido há 15 anos, por deliberada decisão política de não se fazer os investimentos necessários na geração, transmissão e distribuição de energia. As condições de hoje não são as... »

Racionamento de água, incompetência e o Arco Metropolitano

Por em 11/03/2015
Racionamento de água, incompetência e o Arco Metropolitano

O Brasil detém, sozinho, 16% do total das reservas de água doce do planeta. Possui em seu território o maior rio e o segundo maior aquífero subterrâneo do mundo. Além de apresentar índices recordes de chuva. Mesmo assim suas maiores cidades sofrem racionamento, pois o Brasil não usa nem 1% do seu potencial de... »

Por que sempre à custa dos trabalhadores?

Por em 12/01/2015
Por que sempre à custa dos trabalhadores?

Analistas e articulistas econômicos tem apontado como principais desafios do segundo mandato presidencial arrumar as contas públicas e retomar o crescimento econômico. Ajustar as contas públicas, na lógica econômica predominante, significa cortar gastos. Contrário ao discurso crítico da ortodoxia econômica na época da eleição, a presidente eleita acabou cedendo ao mercado, e nomeou para... »

Bandeiras tarifárias é ataque ao bolso do consumidor

Por em 29/12/2014
Bandeiras tarifárias é ataque ao bolso do consumidor

Mesmo com um sofrível serviço elétrico prestado aos consumidores brasileiros, segundo indicadores de desempenho da própria Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as companhias distribuidoras seguem recebendo as benesses de um capitalismo sem risco. Nos últimos anos as empresas dependeram de repasses do Tesouro Nacional e de aumentos tarifários bem acima dos índices inflacionários,... »

Crise hídrica? A Sabesp vai muito bem, obrigado!

Por em 23/12/2014
Crise hídrica? A Sabesp vai muito bem, obrigado!

O que acontece com o Estado de São Paulo na questão da água é um exemplo do que pode acontecer em outros estados e cidades brasileiras, segundo dados recentes publicados pela ANA (Agência Nacional de Águas). Portanto, aprender e tirar lições deste episódio poderá ajudar gestores públicos e a sociedade a não repetir os... »

Complexo de Suape – 36 anos de uma triste história

Por em 09/12/2014
Complexo de Suape – 36 anos de uma triste história

É inadmissível fechar os olhos para a grande devastação ambiental causada com a derrubada de florestas, o soterramento de manguezais, necessários para manter a vida de muitas espécies, e a poluição de rios e riachos, que permitiam a manutenção do modo de vida de populações inteiras. Além dos trágicos e graves problemas sociais induzidos... »

Leilão de energia solar

Por em 11/11/2014
Leilão de energia solar

Grande expectativa foi criada com o que se convencionou chamar de ”leilão da energia solar”, pois seria o primeiro certame a nível nacional em que a fonte solar seria vendida sem competir com outras fontes. Depois de alguns adiamentos, no último dia 31 de outubro foi realizado o “Sexto Leilão para Contratação de Energia... »

A crônica de um fracasso

Por em 31/10/2014
A crônica de um fracasso

Governos têm sucesso quando executam políticas públicas que respondem aos desafios apresentados, e criam assim condições para um futuro melhor. No caso do que se convencionou chamar da crise de desabastecimento de água em São Paulo, algumas características deste evento foram sendo delineadas, e hoje estão bem definidas. O sistema Cantareira, que abastece 364... »

Busca

Colunistas