Gustavo Barreto

Discutindo as causas do estupro

Por em 31/03/2014
Discutindo as causas do estupro

Sobre a pesquisa do IPEA, eu honestamente gostaria de saber quem aqui acha que mulher merece ser estuprada, seja qual for a situação. Alguém? Se não aparecem, além de idiotas são covardes. E se ninguém aparece para falar isso publicamente, então, amigos, pensem comigo: e daí? Política pública se faz com pessoas públicas, posicionamentos... »

‘O Rio de Janeiro mostra seu lado mais agradável’

Por em 21/03/2014
‘O Rio de Janeiro mostra seu lado mais agradável’

Está n’O Globo: “Criminosos atacam quatro UPPs e ferem chefe da base de Manguinhos (…) Em nota, Cabral disse que essa é mais uma tentativa da marginalidade de enfraquecer a política vitoriosa da pacificação, que retomou territórios historicamente ocupados por bandidos. Ele afirmou ainda que mantém o firme compromisso assumido com as populações das... »

O programa social mais desconhecido do Brasil, o ‘Bolsa Rico’

Por em 18/03/2014
O programa social mais desconhecido do Brasil, o ‘Bolsa Rico’

Uma reportagem da "BBC Brasil" investigou o tema da desigualdade social promovida pela tributação e, veja só que novidade, descobriu que quem paga a conta do Brasil são os mais pobres. O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) denúncia há décadas o problema e possui atualmente uma campanha, o... »

A arte de reclamar

Por em 14/03/2014
A arte de reclamar

Conta um articulista do finado “Correio da Manhã” uma curiosa história sobre o atraso em obras realizadas pela prefeitura do Rio de Janeiro na rua Barão de Mesquita, no final dos anos 1920. A “arte de reclamar”, hoje, tem o mesmo tamanho que tinha um telegrama criativo enviado ao prefeito nos anos 1920: são... »

Sob o pretexto dos direitos humanos

Por em 19/02/2014
Sob o pretexto dos direitos humanos

A situação dos direitos humanos pelo mundo é deplorável. O Mali acaba de sair de uma crise de segurança e alimentar, na Nigéria o grupo Boko Haram executou mais de 100 pessoas nos últimos dias. Crises humanitárias atingem o Sudão do Sul e na República Centro-Africana já deixaram milhares de mortos, milhões de deslocados... »

Depósito infecto de seres humanos

Por em 13/02/2014
Depósito infecto de seres humanos

Promotor chama maior abrigo da prefeitura do Rio de Janeiro de ‘depósito infecto de seres humanos’. "Um mero depósito infecto de seres humanos. É disso que se trata. Não há nenhuma perspectiva de restabelecimento de laços sociais, reinserção no mercado de trabalho, nenhuma politica de educação, não há nenhuma atenção para os que precisam... »

O ódio contra as minorias continua pedindo nossa atenção!

Por em 04/02/2014
O ódio contra as minorias continua pedindo nossa atenção!

A homofobia existe, mas não ocorre sempre que “algum” LGBT é morto. Se duas pessoas brigam por um esbarrão, a briga é pelo esbarrão. Nada mais. Assim como não há violência contra a mulher quando uma mulher morre de câncer ou em um acidente de carro. No entanto, se há um componente de ódio... »

A pobreza útil

Por em 27/01/2014
A pobreza útil

Estou abismado com gente supostamente pensante usando o argumento de que os governos dos últimos 12 anos “tiraram milhões da pobreza” e “consolidaram a classe média”. Deixa de ser pobre quem mora na mais completa miséria, em meio à insegurança (alimentar, social etc.), mas recebe mais de X centavos (transferidos forçadamente). Passa a... »

A transfobia nossa de cada dia…

Por em 18/12/2013
A transfobia nossa de cada dia…

Que tipo de jornalismo doentio formula uma frase como "Romário foi flagrado/visto com uma travesti"? Usariam esta formulação se fosse Romário e uma mulher? Se fosse Romário e um parente? Se fosse uma mulher famosa e um homem desconhecido? E daí? Um alerta aos que ainda não se deram conta: pessoas trans são humanos,... »

O lado pouco lembrado do apartheid

Por em 12/12/2013
O lado pouco lembrado do apartheid

Nenhum governo racista, nazista, fascista ou similar sobrevive sem colaboradores de peso. É o que demonstra, por exemplo, uma resolução da Assembleia Geral da ONU de 1987, que: “insta veementemente o Conselho de Segurança (…) a tomar medidas imediatas ao abrigo do Capítulo VII da Carta (da ONU), tendo em vista a aplicação de... »

Busca

Colunistas